Karla

karla nomade

Nomade

Viajar para a Alemanha

É possível viajar para a Alemanha em 2021?

Seja a passeio, a negócios, ou para visitar a família, se você está no Brasil e planeja viajar para a Alemanha em 2021, é importante saber que as restrições de entrada no país continuam vigentes!

Proibição geral de entrada de brasileiros na Alemanha

Para evitar a inserção de formas mutantes do vírus corona, o Governo Federal decidiu por uma proibição geral de entrada e transporte de viagens do Brasil para a Alemanha a princípio até 03/03/2021 e poderá ser prorrogada dependendo do desenvolvimento da pandemia.

O que o brasileiro precisa para viajar para a Alemanha em situações normais?

Os cidadãos brasileiros podem entrar na Alemanha com o passaporte brasileiro com pelo menos 6 meses de validade se forem como turistas, por um período máximo de 90 dias. Caso você pretenda ficar mais de 90 dias na Alemanha ou outro país da Europa, é preciso pedir um visto de longa duração.

Saiba todas as informações que você precisa antes de viajar para a Alemanha aqui. 

Grupos de pessoas estão excluídos da proibição de entrada e transporte

Cidadãos alemães e membros do núcleo da família de alemães que viajam com eles. O núcleo da família inclui cônjuges, parceiros registrados, filhos menores e pais de filhos menores.

Pessoas com residência e direito de residência na República Federal da Alemanha.

Pessoas que só mudam na área de trânsito de um aeroporto comercial da República Federal da Alemanha (sem entrada na Alemanha). Os passageiros em trânsito que pousam em um aeroporto alemão e desejam fazer um voo de conexão dentro do espaço Schengen não estão incluídos nesta exceção.

Profissionais do setor do transporte de bens e demais funcionários dos transportes

Profissionais da saúde (médicos e cuidadores) bem como profissionais que acompanham os voos de transporte aero-médicos e de órgãos,

Pessoas que viajam para a Alemanha por razões humanitárias e urgentes comprovadas através de visto ou de declaração consular. Especificamente:

. parentes de primeiro grau (cônjuges, inclusive de casamento homoafetivo, filhos ou pais) em caso de falecimento,

. em caso de nascimento de um filho próprio,

. dois parentes próximos, caso os responsáveis legais de um menor não estejam disponíveis,

. Em caso de tratamento médico, se a não realização do tratamento puder levar a prejuízos significativos de saúde (com atestado médico), bem como uma pessoa acompanhante,

. Acolhimentos isolados por razões humanitárias caso haja risco para a integridade física ou de morte.

. Pessoas que viajam a serviço da IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica), das Nações Unidas ou das organizações das Nações Unidas,

. Voos exclusivamente de transporte de correspondências, fretes ou vazios, retorno de aeronaves, navios e tripulação

. Transportes equipes que trabalham em questões de interesse da saúde pública, voos de transporte aero-médicos e de órgãos bem como a tripulação necessária

Top dica

O melhor a fazer em um momento de incerteza como o que vivemos, é não criar expectativas  e não fazer planos para não se frustar. Se você estava sonhando com suas férias na Alemanha, tenha um pouco de paciência. Isso uma hora acaba e a vida de viajantes volta ao normal! Enquanto espera você pode fazer uma comida típica alemã. 

Obrigatoriedade de teste na entrada

O Brasil faz parte das áreas de variante do vírus (Virusvariantengebiet). Portanto, viajantes que tenham completado o sexto ano de vida, e, tenham estado no Brasil 10 dias antes da entrada na Alemanha, devem apresentar já na entrada o comprovante de um teste referente a infecção com o corona vírus SARS-CoV-2.

Viajantes devem apresentar este comprovante tanto à autoridade pública competente na entrada, como eventualmente à companhia aérea antes da viagem, caso solicitado.

O teste, em todo caso, deve ter sido feito no máximo 48 horas antes da entrada (momento da coleta de esfregaço). O comprovante do resultado do teste deve existir em papel ou em formato eletrônico em idioma alemão, inglês ou francês.

Viajantes poderão encontrar detalhes sobre as exigências do teste no site do Instituto Robert Koch. O resultado do teste deve ser guardado por no mínimo dez dias após a entrada.

Não há exceções à obrigatoriedade de teste. Também não há exceções para passageiros em trânsito.

Quarentena

Viajantes devem ir diretamente para casa após a chegada – ou outra acomodação no destino – e isolar-se por 10 dias (quarentena doméstica). Estas pessoas podem liberar-se da obrigatoriedade de quarentena o mais brevemente no quinto dia após a entrada através de um resultado de teste negativo.

Outras medidas na luta contra a COVID-19

De acordo com uma resolução dos governos federal e estaduais alemães, hotéis ou outras acomodações só devem oferecer pernoites para viagens imprescindíveis até pelo menos 7 de março. Ofertas de hospedagem para viagens turísticas basicamente não são mais permitidas.

Os estados federais alemães são responsáveis pela implementação da regulamentação. Portanto, se uma viagem é possível em casos individuais, depende das regras do estado federal alemão para o qual você está viajando. 

Viagem responsável

Se você não aguenta mais ficar em casa e vai viajar durante a pandemia, seja responsável. Independente do local que estiver visitando. Leia aqui 7 características do turista responsável e adicione a elas os cuidados extras em tempos de pandemia. 

Nós da tribo da liberdade, valorizamos toda a vida do planeta. Isso não exclui os seres humanos!

 

Posts relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!