Karla

karla nomade

Nomade

Como é viajar para a

Alemanha

Existe alguma dificuldade em viajar para a Alemanha?

 A pergunta pode parecer estranha para alguns, mas acreditem, eu a ouço com muita frequência. As pessoas se preocupam com a comunicação, com nazistas, preconceitos, quanto vai custar, quantos dias ficar, qual a melhor época para viajar, se viajar no inverno ela vai congelar, ou onde ver neve, se qualquer um pode dirigir nas estradas sem limites de velocidade, enfim, por isso quero esclarecer tudo sobre a Alemanha para você poder viajar despreocupado.

É claro que não existe dificuldade alguma em viajar para a Alemanha, pois se trata de um dos países mais ricos, abertos e turísticos do mundo. Ainda assim, nunca é demais saber o máximo possível sobre o país antes de vir para cá.

Tudo o que você sempre quiz saber sobre a Alemanha mas

tinha medo de perguntar

documentos para entrar na alemanha

Entrada na Alemanha

Os cidadãos brasileiros podem entrar na Alemanha com o passaporte brasileiro com pelo menos 6 meses de validade se forem como turistas, por um período máximo de 90 dias. Caso você pretenda ficar mais de 90 dias na Alemanha ou outro país da Europa, é preciso pedir um visto de longa duração.

Passaporte válido;
visto;
contrato de emprego, bolsa de estudos ou extrato bancário que comprove ter dinheiro na conta;
comprovante de renda para ficar no país;
seguro de saúde;
comprovante de endereço.

Assim como em toda a União Europeia, não há exigência de visto para este destino para uma estadia de até 90 dias em um período de seis meses. Lembre-se de que, apesar do visto não ser exigido, você deve: Ter um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.

Informaões gerais

A Alemanha tem mais países vizinhos do que qualquer outro país. Ela faz fronteira com nove países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, República Tcheca e Suíça.

Horário da Europa Central (CET). Do fim de março ao fim de outubro, os relógios são adiantados uma hora (horário de verão).

Eletricidade: Voltagem: 230V

 A moeda oficial é o Euro. 

É possível sacar dinheiro nos caixas eletrônicos 24 horas com o cartão EC ou cartões de crédito internacionais. Todos os cartões de crédito usuais são aceitos na Alemanha. Os impostos estão sempre incluídos nos preços.

A energia na Alemanha é obtida predominantemente por combustíveis fósseis, seguida pela energia eólica, nuclear, solar, biomassa (madeira e biocombustíveis) e hidráulica. A energia solar na Alemanha em 2020 representa 12,4% do total da matriz energética no país, o suficiente para abastecer todas as residências duas vezes no território nacional. … Ao considerar o consumo de energia industrial, temos 52,2% da energia gerada advinda de fontes renováveis (em 2019 era 46%).

Em 2002, a Alemanha adotou uma estratégia de sustentabilidade pela primeira vez e a revisou repetidamente. Atualmente, o foco está numa grande variedade de tópicos: desde a Estratégia Nacional de Hidrogênio ou o fomento geral de pesquisa e desenvolvimento até o fortalecimento da agricultura orgânica e o compromisso mundial por uma alimentação adequada. O governo alemão está planejando publicar uma nova estratégia em 2021 e obteve sugestões também dos cidadãos, por exemplo, através de fóruns on-line. As declarações reunidas no site do governo alemão vão desde, por exemplo, a demanda fundamental por mais educação de adultos sobre a sustentabilidade até dicas sobre neutralidade climática na literatura especializada.

Caso você esteja se preparando para o teste de cidadania alemã, precisará saber informações sobre o Hino Nacional Alemão.

O autor do hino nacional alemão: o poeta August Heinrich Hoffmann von Fallersleben.


O poeta alemão August Heinrich Hoffmann von Fallersleben escreveu o texto do hino nacional alemão. Ele viveu de 1798 até 1874. Hoffmann von Fallersleben viveu como poeta e professor do ensino superior na Prússia.


Ele escreveu poemas políticos, mas também muitas canções folclóricas e infantis. Uma de suas obras é “Das Lied der Deutschen” (A canção dos alemães). A terceira estrofe do poema é agora o texto do hino nacional alemão.


O hino nacional alemão:

Einigkeit und Recht und Freiheit

Für das deutsche Vaterland!

Danach lasst uns alle streben,

Brüderlich mit Herz und Hand!

Einigkeit und Recht und Freiheit

Sind des Glückes Unterpfand:

Blüh im Glanze dieses Glückes,

Blühe, deutsches Vaterland!

transporte na alemanha

Transporte na Alemanha

O transporte público na maioria das cidades alemãs funcionam muito bem. Apenas nas cidades bem pequenas, eles não são tão acessíveis. E é verdade o fato de nunca ter uma pessoa vendendo bilhetes. Você precisa fazer tudo sozinho em uma máquina. Mas não se preocupe em passar vergonha, pois o que mais se vê são turistas “apanhando” das máquinas. E no final, se você realmente não estiver conseguindo comprar, alguém que está impaciente na fila atras de você vai ajudar. 

Existem porém algumas alternativas para transporte em cidades como Berlim, onde você pode comprar bilhetes em estações ou quiosques de venda. 

http://zerofictiontravel.de/como-funciona-o-transporte-publico-em-berlim

A malha rodoviária moderníssima, com 13 mil quilômetros de autoestradas, mais de 700 postos de serviço, de abastecimento, hotéis e quiosques, abertos 24 horas. Tipos de combustíveis: super (índice de octano 95), super e10 (índice de octano 95), super plus (índice de octano 98) e diesel. Não há limite de velocidade nas autoestradas, com exceção dos trechos com sinalização restritiva. A velocidade recomendada é 130 km/h. Velocidades máximas permitidas: dentro do perímetro urbano: 50 km/h e fora do perímetro urbano: 100 km/h. Não há cobrança de pedágio. É obrigatório o uso do cinto de segurança e de assentos especiais para crianças com até 1,50 m de altura. Em caso de pane: Serviço de Assistência ao Usuário acionado por telefone. Os grandes clubes de automóveis (ADAC, AvD) prestam informações aos turistas.

Se você estiver de passagem pela Alemanha, ou seja, se não morar no país, pode dirigir automóveis na Alemanha na classe que sua carteira de habilitação permitir seja a habilitação brasileira ou internacional e dentro da validade. No entanto, a permissão não é válida se você ainda não completou 18 anos. A carteira de habilitação deve estar sempre com o motorista. Recomenda-se levar uma carteira de motorista internacional, pois não é possível garantir que todas as empresas de aluguel de carros reconheçam a carteira de motorista nacional brasileira sem tradução.

Sim. E os ônibus interestaduais são  uma opção mais econômica de viagem.  Atualmente existem mais de 250 linhas interestaduais e intermunicipais. A oferta é maior entre cidades. Todas as metrópoles alemãs são servidas por linhas de ônibus de longa distância e mesmo algumas cidades com menos de 10 mil habitantes têm um ponto de ônibus de longa distância. A concorrência é entre 8 companhias maiores. Aqui voce encontra informações sobre os percursos possíveis.

Sim. Totalmente possível e recomendável. A Alemanha tem ciclovias seguras e maravilhosas por todo o país. As pessoas de todas as idades costumam viajar bastante de bicicletas. Existem várias agências especializadas no  turismo de bicicleta.  

A rede ferroviária tem de mais de 33 mil km. Redes de curta e longa distância são interligadas e oferecem boas conexões. Diariamente são oferecidas mais de 250 conexões diretas da Alemanha para 120 cidades europeias.

Mais informações aqui.

Turismo

A Alemanha é um lugar muito seguro para mulheres que viajam sozinhas. Você não enfrentará qualquer dificuldade ou perigo, seja de dia ou de noite. Você poderá caminhar tranquila, visitar pontos turísticos, fazer compras, ir a restaurantes e boates. É claro que se você estiver em uma cidade como Berlim e sair bêbada de madrugada de um Club, eu não recomendaria por exemplo você atravessar sozinha um parque deserto. Fora isso, vem tranquila e aproveite!

Isso depende do tipo de turista que você é. Se você adora calor, quer ver muita gente na rua, deitar nas gramas dos parques, sentar nas calçadas dos cafés para olhar o movimento, a melhor época é o verão

Se você quer curtir um frio extra que não tem na sua cidade, venha no inverno

Para aqueles que gostam de temperaturas mais amenas e a atmosfera alegre das pessoas porque acabou o inverno, a primavera é perfeita. Você acompanha as cores maravilhosas das flores e vê os galhos das árvores que estavam peladas, se encherem novamente de folhas. 

E para ver as maravilhosas cores do outono, eu digo, paisagens de tirar o fôlego, venha entre outubro e novembro. 

Se você não tiver um guia ou alguém que lhe acompanhe, é bom que tenha pelo menos um inglês de viagem.  Com ele na maioria das regiões você conseguirá se comunicar sem problemas. Tenha um bom guia nas mãos para facilitar sua vida e entender mais sobre história e museus. Também para conseguir fazer um pedido em um restaurante. 

Sim é possível. O campismo é uma das atividades mais populares entre os alemães. Existem mais de 2000 campings com excelente infra estrutura na Alemanha. Os motorhome são bem populares no país. 

As opções de camping são imensas. Existem até mesmo instalações luxuosas com estância termal, esportes e lazer, ofertas para golfistas, para se cavalgar, para turistas urbanos e fãs da natureza.

Mais informações aqui.

Os alemães gostam de seguir as regras, e quando você está em seu território, você também deveria. Para começar, sempre espere o semáforo ficar verde antes de atravessar a rua. As pessoas desaprovarão e balançarão a cabeça quando estiverem erradas, então pratique um pouco de disciplina e respeite o código de conduta. Em segundo lugar, se você está planejando andar de bicicleta (e deve), você sempre precisa ter uma luz traseira e dianteira por razões de segurança. Ser pego no escuro ou piscar em luzes vermelhas resulta em multas pesadas.

No verão, nos parques, nos lagos e nas praias, sim. Portanto se você estiver visitando algum destes locais e ver um alemão pelado, ignore. Finja que isto é a coisa mais natural do mundo para você também. 

Compras na Alemanha

Os shopping centers não são muito populares na Alemanha. As galerias são mais típicas por aqui. Nelas você pode encontrar os melhores pontos de venda de marcas esportivas, marcas de luxo, moda para toda a família, artigos de casa, presentes, sapatos, lingerie, delicatessen, etc. 

As lojas em ruas, são sempre a opção mais divertida e mais individual. Várias cidades alemãs têm uma rua ou área de compras. Algumas inclusive apenas para pedestres. 

Sim, é verdade. Se você planeja passar um final de semana na Alemanha, não conte com o domingo para fazer compras no comércio formal. Existem portanto feiras de antiguidades, se você tiver o estilo mais de consumir ítens de segunda mão. Eu adoro!!!

Na Alemanha, você paga a maioria das coisas em dinheiro. A maioria das bancas, lojas, lojas, bares e restaurantes não tem máquina de cartões e os cartões de crédito não são tão amplamente aceitos como em outros países.  

A Alemanha é uma das economias avançadas com maior utilização de dinheiro em espécie do mundo. Vá aos caixas eletrônicos para ter euros suficientes em sua carteira antes de partir para explorar o país. 

Acompanhe também no YouTube

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!