Karla

karla nomade

Nomade

permacultura urbana

Permacultura urbana: conheça com um modelo em Berlim!

A permacultura urbana visa transformar as cidades, tornando-as mais verdes e sustentáveis, dando aos moradores a opção de aderir a um modo de vida mais holístico, mesmo nas grandes cidades. Ajuda a criar um ciclo contínuo onde tudo é usado em seu potencial máximo e nada é desperdiçado.

Descobri em Berlim um exemplo fabuloso de permacultura urbana, cujo nome é Peace of Land

Trata-se muito mais do que apenas uma horta comunitária. Isto é, ele é um espaço onde as pessoas constroem, plantam, fazem compostagem, experimentam, e acima de tudo, adquirem conhecimento através de incontáveis oficinas. 

Desta forma, o que você pode aprender sobre permacultura, ecossistemas, vida sustentável, plantas, construção e saúde é fenomenal. 

Espero então que este artigo possa inspirar você!

Base ética da permacultura urbana

Veja você como os três princípios éticos são simples!

Cuidados com a Terra.
Cuidado com as pessoas.
Compartilhamento Equitativo.

Então se liga, pois todo sistema de permacultura ou projeto de permacultura urbana tem como objetivo a realização destes princípios.

Peace of Land Permacultura. Quem são vocês?

“Para nós, a permacultura é um método que nos ajuda a moldar nosso mundo, grande e pequeno. Envolve o projeto, instalação e gerenciamento de sistemas produtivos e eficientes em termos energéticos para atender às necessidades humanas em harmonia com toda a vida na Terra. 

Estes sistemas que produzimos devem ser estáveis e resilientes, em grande parte auto-sustentáveis e capazes de prosperar da maneira mais independente possível. Poderíamos também dizer que estamos preocupados em construir sistemas holísticos que sirvam a vida, nossa vida e a vida em sua totalidade. Bill Mollison, um dos pais da permacultura, fala sobre a criação de pequenos paraísos. Nós nos juntamos a ele. É disso que se trata. Nada mais, nada menos. É para onde queremos que vá a Peace od Land”.

permacultura urbana

Aprendizagem e encontros

Como eu disse antes, a Peace of Land é também um lugar de aprendizagem e prática onde o projeto de permacultura pode ser aprendido, praticado e ensinado a um alto nível.

Da mesma forma, ela é projetada como um espaço onde as pessoas podem se encontrar em sua diversidade e aprender umas com as outras.

“Buscamos uma cultura de apreciação da comunicação que nos sustente e seja apoiada por todos. Uma vez por semana, nos reunimos em plenário para discutir e tomar decisões que afetam o quadro geral. No plenário e em muitos grupos de trabalho, tomamos decisões usando o princípio do consenso sistêmico”.

Projetos de Permacultura Urbana

permacultura urbana

Eu achei muito impressionante a quantidade de projetos que o espaço de permacultura urbana Peace of Land, trabalha.

Isso significa que podemos sim, dentro das limitações que por ventura tivermos nas cidades, construirmos nossos pequenos paraísos de vida sustentável

Mini-jardim de hotaliças

Existe uma horta de cultivo bio-intensivo de hortaliças. Nela, os vegetais são produzidos eficientemente com técnicas simples em uma área muito pequena.

Os métodos de conservação do solo e de construção do solo são integrados ao cultivo intensivo de hortaliças.

Da mesma forma, o cultivo manual é feito com ferramentas especiais de jardinagem e muito material de adubação orgânica. 

Como o solo é entendido como um sistema vivo, o composto de alta qualidade é usado consistentemente para melhorar a estrutura do solo e para melhorar sua vida.

Os canteiros, padronizados em suas dimensões, têm uma largura de 75cm, com caminhos de 45cm de largura no meio, os quais são cobertos com uma espessa camada de lascas de madeira. 

top dica

Se você estiver organizando um jardim comunitário, lembre-se que ele requer uma forma diferente de organização. Primeiro, deve-se acompanhar o que precisa ser feito e quem está fazendo o quê. Se ninguém se sente responsável por exemplo, pela rega, durante uma semana quente, a colheita desaparece rapidamente.
Para isso você precisa de uma planilha para cada semana com todas as informações sobre o que precisa ser feito: cultivar plantas, plantar plantas no canteiro, colher, mondar, cobrir, pulverizar chorume ou colher.

Cada participante, deve indicar quando estaria no jardim e se inscrever para certas tarefas. 

Criação de cogumelos

Quando se trata da produção de alimentos na cidade, os cogumelos comestíveis são uma ótima idéia! Eles são, entre muitas outras coisas, uma fonte de proteína vegetal de alta qualidade. E na cidade, os recursos adequados para a produção de cogumelos são abundantes!

Eles têm um cultivo de cogumelos no qual usam diferentes materiais substratos. Por exemplo, troncos de madeira, lascas de madeira, lascas de faia, palha e borras de café com micélio de cogumelo ou semente de cogumelo.

“Propagamos a desova fúngica em grãos de cereais (por exemplo, centeio). Temos uma sala simples e equipamentos de ‘laboratório’ muito básicos para fazer culturas puras. Até o momento, temos visado shiitake (Lentinula edodes) e cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus), que cultivamos na sala de cogumelos em sacos frigoríficos com centeio, grãos de café secos e serragem de faia. Isto funciona muito bem e podemos colher em intervalos regulares.”

Criação de abelhas

permacultura urbana

Com a colaboração de apicultores experientes, a criação de abelhas também se tornou possível neste projeto de permacultura urbana. 

Você imaginava que isso seria possível? Pois é!

Desde 2018 eles têm duas colônias de abelhas no Peace of Land.

Os objetivos são primeiro observar, maravilhar-se, ganhar experiência. Além disso, aprender e manter as colônias saudáveis. Seu mel é primeiro deixado para as colônias para que se tornem fortes e continuem a se multiplicar.

Sensacional, não acha?

Estação de compostagem

Eles trabalham com Bokashi – que é um composto orgânico, obtido através da fermentação controlada de uma mistura de farelos e tortas vegetais, acrescido ou não de farinhas de origem animal e pós de rocha. É uma antiga técnica japonesa, muitas vezes produzida localmente, e que tem a capacidade de melhorar a fertilidade química e física do solo, assim como a biológica.

Ocupa pouco espaço, por isso, é ideal para permacultura urbana. Aliás, muitos dos que trabalham no jardim, têm caixas de minhocas em casa.

Sistema de Gestão de Água para permacultura urbana

Sustentabilidade

Ideias sustentáveis são realmente fascinantes!

Veja como a irrigação é feita: 

Primeiro acontece a coleta de água do telhado dos prédios onde moram. Em seguida o armazenamento em recipientes IBC.

Posteriormente a água é canalizada através de um aquaduto, que também foi fabricado no espaço Peace of Land.  De lá, ela flui por gravidade para qualquer ponto desejado no jardim.

O transbordamento dos recipientes alimenta um laguinho protegido por pedras. Assim, também é possível a produção de plantas aquáticas comestíveis.

  • Capa de proteção contra balde. Você pode usar para balde de jardim ao ar livre para um tanque de água IBC de 1000 litros. Ela pode proteger seu tanque de água de raios ultravioleta e anticorrosão. À prova d’água e de poeira. Portanto, pode aumentar a vida útil do balde.
  • Uso ilimitado
  • Prático
  • Materiais de alta qualidade: tecido Oxford 210D, a capa é à prova d’água, isolada termicamente e antienvelhecimento.

Jardim florestal e canteiro de mudas

A ideia de plantar árvores, surgiu para criar um sistema que funcione como uma floresta natural e produza recursos.

Simplificando, um jardim florestal, em contraste com um campo vegetal mais extenso, pode produzir em uma pequena área, tudo o que precisamos para viver. Isto é, comida, ração animal, remédios, lenha para aquecimento e construção.

Além disso, é um sistema tridimensional, organizado em diferentes níveis ou camadas.

Ou seja, nas camadas bem altas (no caso do Peace of Land duas castanheiras).

Em seguida árvores frutíferas mas baixas.

Arbustos, ervas, plantas de cobertura do solo, raízes e plantas trepadeiras.

Além disso, existe a quarta dimensão: o tempo. Em outras palavras, sucessão!

Uma vez estabelecido, um jardim florestal requer relativamente pouca manutenção, visto que consiste principalmente de plantas perenes que são combinadas sensivelmente umas com as outras. 

Fogão a lenha

É evidente que se em seu espaço de permacultura existir a necessidade de um forno, que seja de lenha. Assim é no Peace of land.

A lenha além de ser menos poluente se comparada ao gás, trata-se de uma fonte renovável e que pode até ser reaproveitada. Ou seja, uma queima incrivelmente eficiente e limpa.  Há relatos de aquecedores a lenha que precisam apenas de um quinto ou até mesmo um sexto da quantidade de lenha, como no fogão normal que usavam antes.

Então, me diga o que achou deste espaço de Permacultura urbana. Compartilhe também suas experiências aqui no site.

E se você vier a Berlim e quiser visitar locais como estes, ou até mesmo fazer cursos para aprender e implementar em sua cidade, fale comigo!

Leia também sobre produção de cerveja sustentável na Alemanha!

Você poderá também achar interessante

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!