Karla
karla nomade
Nomade

Berlim,

e arredores

Berlim é uma cidade única. Já foi o centro da cultura na Europa.  Já foi bombardeada e reconstruída, já foi dividida e reunificada.

Ela é também uma cidade cheia de história, curiosidades e riquesas culturais, isto significa infinitas possibilidades de lazer, cultura, música, arte, arquitetura, culinária, cerveja, caminhadas, passeios de bicicleta, barco, castelos, compras.

Berlim é a capital da maior economia da Europa e a quarta do mundo – a Alemanha.  Com sólidas conquistas nas áreas sociais e ambientais, o país se tornou referência mundial quando o assunto é sustentabilidade. Aliás, é também uma cidade verde, pois cerca de um terço de sua área é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.

A capital da Alemanha, também é destaque quando o assunto é a mobilidade urbana. Por exemplo, você sabia que é possível chegar a qualquer ponto da cidade de bicicleta? A malha cicloviária já ultrapassa os 1.000 km.

Informações gerais

Clima em Berlim

Localizada na grande planície europeia, Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal. Ou seja, as estações do ano são bem definidas, e temperatura varia regularmente ao longo do ano.

Berlim possui um verão relativamente quente, e um outono com temperaturas que vão ficando mais baixas com o passar dos dias. O inverno é frio, muito frio, e a primavera, com temperaturas amenas que vão gradativamente aumentando até a chegada do verão.

Lembre-se que as estações aqui no hemisfério norte são contrárias do Brasil, que fica no hemisfério sul.

Isso significa que, enquanto no Brasil é verão, aqui é inverno. Enquanto no Brasil é primavera, aqui é outono. E assim por diante.

inverno em berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Portanto, os meses mais quentes em Berlim, são Junho, Julho e Agosto, com temperaturas médias de 16,7 até 17,9 °C . Os mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro, com temperaturas médias de −0,4 até 1,2 °C. 

O inverno em Berlim apesar de frio, nem sempre neva. As vezes as pessoas vem a Berlim no inverno para ver a neve e se decepcionam. É algo imprevisível. 

 Esta foto ao lado, foi tirada em uma semana de muita neve em fevereiro de 2021. Veja aqui mais fotos do inverno 2021. 

Com um clima nem tão húmido, mas nem tão seco, Berlim não tem grandes períodos de seca, nem períodos muitos chuvosos. Isso é um aspecto bem agradável do clima da cidade. Surpreendentemente, a quantidade de chuvas é quase igual em todas as estações do ano.  Apesar de o verão ser um pouco mais chuvoso, no inverno também chove em quantidade moderada. No final da primavera, também costuma chover em quantidade alta. Junho é o mês mais chuvoso da cidade, enquanto o mês mais seco é Fevereiro. 

Certamente você precisa de um casaco de chuva, ou um guarda chuva quando visitar Berlim. 

Desde quando Berlim é capital da Alemanha?

Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida. Berlim Oriental se tornou a capital da República Democrática Alemã (RDA), enquanto Berlim Ocidental continuou sendo parte da República Federal da Alemanha (RFA).

 Porém De 1949 a 1990, Bonn foi a capital da Alemanha Ocidental, e a atual constituição da Alemanha, a Lei Básica, foi declarada na cidade em 1949. Com a reunificação alemã em 1990, Berlim passou a ser capital de toda a Alemanha.

O Presidente da Alemanha, está estabelecido na capital, cuja residência oficial é o Palácio de Bellevue.

Estrutura política

Desde a reunificação alemã, em 3 de outubro de 1990, Berlim passou a ser uma das três cidades-estado, juntamente com Hamburgo e Bremen, dentre os atuais dezesseis estados da Alemanha.

O estado e a cidade são governados pelo Senado de Berlim (executivo), que inclui o prefeito e os senadores. O prefeito governante corresponde em nível estadual ao ministro-presidente de outros estados federais.

Isso significa que você poderá visitar a cidade e registrar o momento com profissionalismo, e personalidade.

Você terá fotos incríveis para  arrasar nas redes sociais, amigos e família. 

No futuro você terá lindas recordações do seu passeio. 

Berlim tem muito a oferecer em termos de fotos. Explore com quem conhece bem a cidade e pode levar você tanto em pontos turísticos quanto em locais fora do obvio. 

Você prefere estar por tras da camera?​

Eu também ofereço tour para fotógrafos (seja entusiasta, hobby ou profissional), em pontos super bacanas e especiais para tirar fotos em Berlim.

Photographer in Berlin
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Qual é a população de Berlim 2020?


A população da área metropolitana de Berlim em 2020 era de 3.562.000 habitantes, um aumento de 0,14% a partir de 2019. 

Porém, se levarmos em conta a área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, são 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações.

Apesar da grande população, você dificilmente vai se sentir sufocado do meio de muita gente no dia a dia em Berlim. Isso porque a cidade é muito espalhada e não tem um centro. Berlim é composta de vários distritos e cada um deles tem total independência dos outros. Ou seja, se você vive em em distrito, pode viver a vida toda sem sair de lá. 

Qual o idioma falado na cidade?

O alemão é a língua oficial e predominante falada em Berlim. Afinal, Berlim fica na Alemanha!

Porém, Berlim tem seu próprio dialeto – O Berlinerisch ou Berlinisch, falado em Berlim e na sua área metropolitana. Origina-se de uma variante Mark Brandenburgish. O dialeto é agora visto mais como um socioleto, em grande parte devido ao aumento da imigração e tendências entre a população educada de falar o alemão padrão na vida cotidiana.

As línguas estrangeiras mais comumente faladas na capital alemã são o turco, inglês, russo e árabe.  

Por ser uma cidade internacional, praticamente quase toda população fala inglês. A exceção são algumas pessoas mais velhas, que viveram boa parte da vida, na parte leste da cidade. Isto porque na época da Alemanha oriental, a segunda língua era o russo, não o inglês. 

De onde vem o nome Berlim?

Como muitos nomes na Alemanha Oriental, a palavra não vem do idioma alemão. A maioria dos nomes a leste do rio Elba é originária das línguas eslavas. Similarmente, Berlim vem da antiga região da Polábia. 

Desta forma  você tem a raiz “ber”, que significa “pântano”. E o sufixo “in”, que significa “no” ou !em”. Portanto, Berlim significa: A cidade no pântano.

transporte publico em berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

O sistema de transporte público em Berlim opera muito bem durante o dia e a noite. Aprenda aqui como funciona sua rede extensa e integrada para tirar melhor proveito dele. 

Qual o rio que corta a cidade?

O Spree é o rio navegável que corta Berlim. Ele é um afluente do rio Havel no leste da Alemanha, com quase 400 quilômetros de comprimento.

rio spree berlim
Rio Spree - Berlim - Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Quantas ruas existem em Berlim?

De acordo com o Escritório de Estatística em Berlim e Brandenburg, existem cerca de 9.950 Straßen (ruas) em Berlim, espalhadas por 96 distritos e totalizando cerca de 5.400 km.

Existe uma religião oficial?

Mais de 60% dos moradores de Berlim não tem filiação religiosa registrada. Porém, o que prevalece na cidade são as igrejas protestantes regionais – 18,7% da população local.

A Igreja católica tem 9,1% dos residentes registrados como seus membros.

 Cerca de 2,7% da população se identifica com outras denominações cristãs, como Ortodoxa e outras evangélicas.  Existem também muçulmanos em Berlim – entre 6 e 10% da população.

Cerca de 0,9% dos berlinenses pertencem a outras religiões, como judaísmo, e outras organizações religiosas.

Berlim - uma cidade verde e sustentável

Berlim – verde até onde a vista alcança

 

Berlim é uma cidade excepcionalmente verde, com uma riqueza de espaços verdes, parques e terrenos, bem como tendências desde a jardinagem urbana até estilos de vida veganos. Na verdade, mais de 30% da área da cidade são espaços verdes e bosques. Com 2.500 parques e jardins, 440.000 árvores e 180 km de vias fluviais navegáveis, Berlim combina esse sentimento de cidade grande com espaços verdes idílicos. Trinta anos após a queda do Muro, muitos edifícios antigos do patrimônio industrial, telhados e quintais na antiga Berlim Oriental e Ocidental são agora locais notáveis no interior da cidade, oásis cultivados sobre as antigas fraturas e quebras nesta cidade outrora dividida.

 

Esta é uma cidade que abraça a sustentabilidade em todas as suas muitas formas. Visitantes de todo o mundo estão sempre surpreendidos com a forma como a vida e a comida são ecologicamente corretas em Berlim, com pepinos de hortas comunitárias e mel de jardins no terraço. A capital alemã também tem uma variedade de restaurantes vegetarianos e veganos. No final de 2015, a revista americana Saveur, famosa por sua exploração da cozinha mundial, classificou Berlim como a nova capital vegetariana – outra área onde a cidade já está definindo tendências sustentáveis.

Berlim e arredores

a comida mais típica de Berlim
Especial Mauerweg - trilha do muro
Conheça a beleza do outono berlinense
Agende uma visita guiada

Eu sei que viajar do Brasil para a Europa não é algo simples. É preciso de tempo, disposição, dinheiro. A viagem de avião é longa, as línguas faladas por aqui são diversas. 

Com tantas questões práticas envolvidas, as férias podem se tornar mais cansativas do que relaxantes. Por isso ofereço soluções para que você aproveite Berlim e os arredores em sua Eurotrip ou ser seu único destino na Europa.

Seleciono o que há de melhor em atrações, refeições e passeios para que você realmente viva uma experiência em Berlim. Aproveitar ao máximo sabendo que você não está perdendo algo!

Seja o que for que você estiver procurando,  posso ajudar a encontrar.

Além do turismo clássico ofereço várias ideias e opções para aproveitar o máximo da cidade a pé ou de bicicleta.

Planejo seu roteiro de acordo com seus desejos e características e guio você pela cidade numa atmosfera da forma que sua viagem merece. 

Acompanhe também no YouTube

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!