Se você nunca veio por estas bandas, deve estranhar eu chamar as drogarias de paraíso de compras na Alemanha. Se você já veio, sabe bem o que estou falando.
Primeiro preciso esclarecer que na Alemanha, drogaria não é sinônimo de farmácia. Ou seja, se você precisa de um comprimido de dor de cabeça, não será nas drogarias que irá encontrar. Medicamentos só em Apotheke.
O que são drogarias
As drogarias são aquelas lojas que você sempre vai encontrar algo que queira comprar. Mesmo que nunca havia pensado neste algo antes.
Elas vendem uma variedade enorme de coisas que precisamos no dia a dia com preço bem acessível. Inegavelmente fazem parte da cultura, e estão espalhadas por todos os cantos das cidades alemãs.
As maiores redes são a DM e a Rossmann.
Mas se você ainda está se perguntando o que é possível comprar nestas drogarias e por que elas são um paraíso de compras na Alemanha, dêem uma olhada!
Produtos de beleza
Cosméticos com preços mais populares, produtos orgânicos, cosméticos veganos, produtos de cuidado de beleza e bem estar. Produtos para o corpo, rosto, cabelos, perfumes, óleos essenciais, etc.)
Chás, produtos orgânicos, alimentos saudáveis, ração para animais, cereais, acessórios e etc.
Suplementos e vitaminas
Vitaminas, sais minerais, suplementos alimentares, produtos orgânicos, produtos para bebês fazem parte das rotinas das compras na Alemanha.
Além de poder imprimir suas fotos, você também poderá comprar porta-retratos, cartões de memória, baterias, cabos USB, fotolivros.
Fazem parte também das compras nas drogarias da Alemanha, artigos de papelaria, cartões com diversos temas, artigos de decoração, decoração sazonal, velas, guardanapos, presentes, etc.
Tudo o que é preciso para cuidar das unhas, cabelos, incluindo acessórios, escovas, secadores, toucas de banho, etc.
História das drogarias
A palavra droga vem do droog holandês (seco). Era utilizado no comércio medieval para produtos secos, tais como especiarias e plantas medicinais secas. Portanto as drogarias provavelmente se desenvolveram a partir das farmácias medievais.
Durante muito tempo, porém, somente as farmácias podiam vender ervas medicinais. Precisou de um decreto imperial ser assinado na Alemanha em 25 de março de 1872 e o decreto de 17 de junho de 1886 na Áustria, para que fosse permitido que as ervas fossem vendidas novamente como medicamentos em drogarias.
Além disso, os drogarias produziam pasta de dente, fermento em pó, creme para pele, graxa de sapato, cremes para lustrar objetos. Tudo isso era produzido a partir de vários ingredientes, e encomendado pelos próprios compradores. Assim sendo os produtos diferenciavam de um varejista para outro. Águas brancas, misturas de ervas e álcool com benefícios diversos também eram manipilados.
Algumas informações sobre a DM (Drogerie Markt)
A primeira loja da DM foi aberta pelo fundador da empresa, Götz Werner, em 1973, em Karlsruhe.
No ano fiscal de 2018/19, a dm Alemanha gerou um faturamento de 8,4 bilhões de euros e empregou cerca de 41.000 pessoas em 2000 lojas.
A dm é membro do Bund Ökologische Lebensmittelwirtschaft (BÖLW). – Federação da Indústria de Alimentos Orgânicos.
Desde 1986, a DM introduziu suas próprias marcas. Balea, a mais conhecida é utilizada para produtos de cuidado corporal. Existem marcas DM em mais de mil produtos em quase todos os sortimentos, incluindo alimentos e suplementos alimentares.
Em 1987, a DM abriu seu primeiro estúdio de cosméticos e o primeiro balcão de produtos frescos com sucos e petiscos preparados biologicamente em uma filial de Innsbruck.
Essas drogarias são realmente parte da cultura de compras na Alemanha. É muito conveniente ter algo acessível tanto na variedade de oferta de produtos, quanto no preço e na localização, já que estão em toda parte. Você chega, sempre irá encontrar algum mimo para o cuidado de seu banho, de sua casa, de sua saúde. Sendo assim, coloque uns euros a mais na carteira pra próxima viagem por aqui!