O conceito de sustentabilidade tem três princípios-chave, que são conhecidos como os Três Pilares da Sustentabilidade.
O pilar ambiental – O pilar ambiental centra-se na redução dos impactos negativos no ambiente e na vida selvagem das viagens. Isto inclui a minimização da nossa pegada de carbono, especialmente das viagens aéreas, utilização de água, embalagens e resíduos plásticos, e a não perturbação da vida selvagem. Como viajantes sustentáveis, podemos ter um simples efeito positivo ao transportarmos os nossos próprios reutilizáveis. Podemos procurar hotéis e restaurantes que reciclam e são construídos a partir de materiais sustentáveis. Podemos investigar o turismo da vida selvagem para procurar operadores turísticos responsáveis.
O Pilar Social – O pilar social é sobre o nosso impacto nas pessoas e comunidades locais. Isto inclui apoiar empresas que são geridas, empregam e apoiam a população local, assim como projectos de turismo comunitário, ONGs, empresas sociais e instituições de caridade. Os viajantes responsáveis podem procurar oportunidades de se envolverem neste tipo de projectos e estar cientes de quem as empresas empregam, se são bem remuneradas e se o seu ambiente de trabalho é seguro.
O Pilar Económico – Tradicionalmente, o pilar económico refere-se ao fato de as empresas serem lucrativas para serem sustentáveis. No entanto, quando se trata de viagens sustentáveis, podemos aplicar o pilar económico à utilização do nosso dinheiro para contribuir positivamente para a economia local. Como turistas, podemos dar a nosso orçamento turístico a hotéis geridos localmente, restaurantes e guias turísticos para apoiar a economia local.