Karla

karla nomade

Nomade

Viagem

sustentável

O que é uma viagem sustentável?

Provavelmente você já ouviu falar muito (ou não) de viagem sustentável, e também de viagem ecológica, turismo responsável, turismo sustentável, turismo ético, turismo consciente ou viagens verdes.

O que eles têm em comum?

Todos se referem a uma forma de explorar o mundo com um impacto negativo mínimo no ambiente e na população local, com os maiores benefícios para todos.

Há um cruzamento de definições entre estes termos. Eles englobam a ideia de estarmos mais conscientes da forma como viajamos. Procuram minimizar os impactos negativos no ambiente e visam ter um impacto positivo para as comunidades e economias locais.

Viagem sustentável
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

As viagens sustentáveis devem ser a única forma de viajarmos. Ou seja, esta forma que o mundo se encontra, com viagens aéreas excessivas que causam emissões nocivas de CO2, bem como resorts construídos em áreas naturais, e o turismo em massa estão longe de ser sustentáveis.

O nosso mundo tem recursos finitos. Existem tantos lugares bonitos, naturais e intocáveis no nosso planeta e o turismo de massas ameaça a sua existência. A natureza, a cultura e a história devem ser preservadas, e não mercantilizadas.

Infelizmente, muitos viajantes e operadores da indústria do turismo continuam a negar quão limitados são os recursos do nosso planeta e como o turismo está a afetar negativamente o ambiente, as culturas e comunidades locais. 

É aí que entra A Viagem Sustentável.

Viajar de forma sustentável significa encontrar uma forma de manter o turismo a longo prazo sem prejudicar os ambientes naturais e culturais. As viagens sustentáveis devem minimizar os impactos negativos do turismo e, idealmente, ser benéficas para a área em que este tem lugar.

Questões Ambientais do Turismo

O turismo depende da queima de combustíveis fósseis, o que contribui para as mudanças climáticas. Prevê-se que 40% das emissões de carbono do mundo serão geradas pelo turismo até 2050. Para quebrar isso, agora 72% das emissões de CO2 do turismo vêm do transporte, mais 24% do alojamento e 4% das atividades turísticas. As questões ambientais causadas pelo turismo não podem ser negligenciadas.

O problema é que, embora nossa consciência ambiental nos diga que devemos moderar a frequência e a distância que voamos, raramente o fazemos. Voamos com muito mais frequência do que o necessário, apenas porque podemos. Apenas a pandemia provocada pelo coronavirus freou essas viagens em excesso. 

Eu sempre que faço uma viagem aérea me pergunto se ela pode ser realmente ser sustentável. Mesmo eu sendo uma viajante responsável.  Mesmo com toda forma possível de mitigar os impactos negativos do transporte aéreo.  

Devo lembrar também que precisamos escolher bem os destinos de viagem, pois muitos destinos não têm regulamentos ou estratégias em vigor para lidar com o rápido desenvolvimento e o excesso de capacidade que é causado pelo aumento do turismo. Muitas vezes, os investidores estrangeiros chegam, constroem e deixam o caos que os habitantes locais têm que arrumar – incluindo questões com resíduos, carbono e água.

turismo sustentável viagens aéreas
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Os três pilares da viagem sustentável

O conceito de sustentabilidade tem três princípios-chave, que são conhecidos como os Três Pilares da Sustentabilidade.

O pilar ambiental – O pilar ambiental centra-se na redução dos impactos negativos no ambiente e na vida selvagem das viagens. Isto inclui a minimização da nossa pegada de carbono, especialmente das viagens aéreas, utilização de água, embalagens e resíduos plásticos, e a não perturbação da vida selvagem. Como viajantes sustentáveis, podemos ter um simples efeito positivo ao transportarmos os nossos próprios reutilizáveis. Podemos procurar hotéis e restaurantes que reciclam e são construídos a partir de materiais sustentáveis. Podemos investigar o turismo da vida selvagem para procurar operadores turísticos responsáveis.

O Pilar Social – O pilar social é sobre o nosso impacto nas pessoas e comunidades locais. Isto inclui apoiar empresas que são geridas, empregam e apoiam a população local, assim como projectos de turismo comunitário, ONGs, empresas sociais e instituições de caridade. Os viajantes responsáveis podem procurar oportunidades de se envolverem neste tipo de projectos e estar cientes de quem as empresas empregam, se são bem remuneradas e se o seu ambiente de trabalho é seguro.

O Pilar Económico – Tradicionalmente, o pilar económico refere-se ao fato de as empresas serem lucrativas para serem sustentáveis. No entanto, quando se trata de viagens sustentáveis, podemos aplicar o pilar económico à utilização do nosso dinheiro para contribuir positivamente para a economia local. Como turistas, podemos dar a nosso orçamento turístico a hotéis geridos localmente, restaurantes e guias turísticos para apoiar a economia local.

As viagens nos aproximam de algumas das maravilhas naturais mais impressionantes do nosso planeta e nos conectam com culturas ao redor do mundo.

Elas também têm o poder de mudar os lugares e as vidas das pessoas que lá vivem

para o melhor ou para o pior.

viagem sustentável
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Como a Organização Mundial do Turismo define a viagem sustentável

A Organização Mundial do Turismo define o turismo sustentável como “desenvolvimento [que] satisfaz as necessidades dos turistas actuais e das regiões de acolhimento, protegendo e aumentando simultaneamente as oportunidades para o futuro”. Prevê-se que conduza à gestão de todos os recursos de tal forma que as necessidades económicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas mantendo simultaneamente a integridade cultural, processos ecológicos essenciais, diversidade biológica, e sistema de apoio à vida”.

As viagens sustentáveis consistem em valorizar o ambiente e cuidar dos nossos recursos naturais. Os viajantes precisam de estar mais conscientes dos níveis de poluição causados pelas viagens e de como isso afecta o ambiente e a vida selvagem local. Precisam também de estar conscientes de como o turismo afecta as populações locais, empresas e culturas nativas.

viagem sustentável

Nós podemos protejer e preservar nosso planeta!

Está na hora de repensar nossa forma de viajar! Comprometa-se a viajar melhor!

Com a ajuda de todos os que amam viajar e amam nossa terra, acabaremos com os impactos negativos transformadores do turismo, e contribuiremos para um futuro onde as viagens sejam benéficas para as pessoas e lugares do mundo inteiro.

Minha amada tribo de alma nômade! Vamos nos empenhar em viajar de forma responsável respeitando os lugares que visitamos!

Transforme seu impacto! Faça escolhas éticas e sustentáveis quando você viaja.
Aumente sua sustentabilidade como viajante! 

A viagem tem o poder de ser não apenas uma experiência transformadora para você, mas também para as comunidades e destinos que você visita. Ao fazer escolhas éticas, buscar experiências significativas e minimizar seu footprint, você pode fazer parte desta força global para o bem.

Para refletir

Acompanhe também no Youtube

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!