Karla

karla nomade

Nomade

Primavera em Berlim - Cerejeiras

Primavera em Berlim – Saiba TUDO que você precisa!

A primavera em Berlim é uma festa, pois depois de um longo inverno, com as árvores sem folhas e as temperaturas baixas, é ela a primavera que nos trás de volta as cores e as temperaturas amenas.

É tempo de renovação. O ar tem um cheiro diferente, o verde está de volta nas árvores. As paisagens mudam pois se enchem das cores das flores. Muitos animais saem da hibernação. É hora também dos polinizadores como abelhas e beija flores intensificarem suas atividades.

Saiba então tudo sobre a primavera em Berlim!

Os primeiros dias da primavera em Berlim

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Quando o mês de março chega, ficamos em Berlim de olho nas temperaturas nos aplicativos de previsão do tempo. Isto porque em média, vivemos desde outubro com temperaturas abaixo de 10 graus centígrados. Ou seja, queremos nos libertar dos casacos pesados. 

Sim, o inverno pode ser muito interessante e lindo quando neva, mas depois de alguns meses, o desejo por temperaturas amenas é imenso. 

Imagine então a alegria de ver os primeiros brotos verdes nas árvores, que passaram cerca de 5 meses “peladas”! Sem dúvidas é emocionante assistir o milagre da renovação da vida!

Primavera - a estação dos sentidos

Berlim na primavera aguça nossos sentidos. Sentimos o cheiro fresco do verde e das flores que florescem. Ouvimos  os pássaros cantarem desde as 4h da manhã, animadamente. E eles cantam por toda cidade. E vemos as cores. Deixamos o Inverno cinzento para trás. Agora a vida em Berlim está de novo nas calçadas, em cafés, restaurantes, sorveterias. A vida está nos parques e jardins cheios novamente.

Se você vem a Berlim na primavera, prepare-se para caminhar bastante, pedalar, passear de barco, para aproveitar da melhor maneira possível a estacão mais sensorial do ano.

primavera em berlim

Ruas coloridas na primavera em Berlim

Primavera em Berlim

Ruas e varandas coloridas farão nosso dia mais alegre ao passear pelas ruas de Berlim.

Jardins selvagens

Algo bem típico de Berlim na primavera são os jardins selvagens, aqueles que não são milimetricamente planejados, ou desenhados. As flores se misturam e crescem livremente. Isso confere uma atmosfera única de campo em todo parque na cidade. Além de dar um aspecto mais natural e sustentável

Alergia ao pólen das árvores na primavera

Eu descobri que sou alérgica a pólen na minha primeira primavera em Berlim. Isso faz uma década, mas a alergia continua a mesma. Antes, eu nem fazia ideia de que isso existia. Agora sou como muitos: a primavera chega acompanhada de espirros, coceira nos olhos e no nariz, tosse e dificuldade em respirar.

A coisa é tão séria aqui na Alemanha, que existe até um aplicativo avisando que tipo de pólen está no ar aquela semana e sua contagem.

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

O pólen forma um pó muito fino que é produzido por árvores e outras plantas para reprodução. Devido ao seu tamanho microscópico, o pólen pode ser facilmente transportado pelo vento.

Todos respiram pólen de árvores, mas nem todos reagem a ele. Ou seja, você pode passar a primavera inteira sem dar um único espirro. Que sonho! Mas, se você tiver alergia, e sair em um dia com alta contagem de pólen, prepare os lenços de papel! Isso porque você provavelmente sofrerá de sintomas de irritação, como lágrimas nos olhos, corrimento nasal e espirros sem fim.

Assim como a erva e o pólen de ervas, o pólen de árvores pode ser levado longe em dias de vento, portanto não são necessariamente as árvores do seu jardim ou vizinhança que são culpadas por suas reações. Na verdade, o gatilho da sua alergia pode vir de uma árvore a quilômetros de distância. Ou seja, quem é alérgico, é muito difícil correr do causador de sua alergia de forma natural.

Temperatura e Clima

As temperaturas em Berlim durante a primavera variam muito. Em geral, elas começam a alcançar lentamente os dois dígitos no final de março, mas as vezes ainda pode nevar em abril, ou ter alguma frente fria. As chuvas também são comuns neste período, mas a partir da segunda metade de abril, já é possível passar mais tempo ao ar livre, e até fazer piquenique nos inúmeros parques da cidade. Mas… 

top dica

Tem um dizer muito popular e até uma canção infantil aqui na Alemanha: “April, April, der macht was er will” que quer dizer, Abril, abril, ele faz o que quer ( em português não rima, então não é tão interessante), mas é uma realidade. Em Abril tudo pode acontecer

canais de berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Já a partir de maio, a temperatura é mais estável e com isso, os canais e lagos de Berlim voltam a ficarem bem cheios, afinal, todos precisam repor a vitamina D e aproveitar o máximo essa espetáculo da natureza que é a primavera!

Sensação térmica

Surpreendentemente, quando as temperaturas alcançam os 16 graus depois dos meses de inverno, sentimos calor. Isso mesmo. Não estranhe se estiver passeando pela cidade com seu pulôver enquanto os moradores desfilam sem camisas, de shorts como se vivessem o verão carioca! Nosso corpo acostuma durante meses com as temperaturas extremamente baixas, que realmente, 16 graus sentimos calor.

Essa foto ao lado, eu tirei dia 21/04/2021 – por volta do meio dia. A temperatura estava 16 graus e como você pode ver, o clima é de verão!

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

O espetáculo das cerejeiras

Cerejeiras - primavera em Berlim

A floração das cerejeiras são o momento mais esperado da primavera em Berlim. Isto porque elas são de uma beleza exuberante, e também duram poucos dias. 

Sendo assim, os amantes das flores e cores, aproveitam o máximo sua curta existência. 

Quer fotos lindas das cerejeiras de Berlim como a da capa deste post? Entre em contato comigo

Com que roupa eu vou?

Como já sabemos que na primavera em Berlim podemos ter várias estações em uma, fazer uma mala de viagem pode gerar insegurança. Afinal, de um dia pro outro a temperatura pode mudar radicalmente. Então, o que trazer?

Primeiramente, seja qual for seu gênero ou estilo, a regra número um é o conforto. Você vai andar muito, ou pedalar, ou pegar vários transportes públicos, enfim, tudo isso precisa de sapatos confortáveis. E ao mesmo tempo um visual descomplicado. 

Outra coisa, você não precisa preocupar-se de forma alguma com seu estilo, pois Berlim é uma cidade de liberdade de estilos. As pessoas vestem como querem e geralmente ninguém olha. Ou seja, se concentre no conforto e na praticidade.

Roupas leves para dias quentes, blusas mais quentes, estilo pulôver para a noite e dias mais frios. Jaqueta jeans é sempre bem vinda e não se esqueçam de um casaco impermeável de capuz para os dias chuvosos. Para quem gosta, eu recomendo um trench-coat, que acaba sendo um coringa. Você pode estar com um vestidinho leve e o joga por cima, fechou! A mesma coisa serve para os homens.

Cachecol também é um item que vai bem no seu visual de primavera. Mas você pode até comprar um por aqui se achar melhor e mais conveniente.

primavera em berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Artigos relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − onze =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!