Turismo sustentável em Veneza. A princípio parece que as duas coisas não podem andar juntas, mas o fato é que, após uma pausa de mais de um ano em viagens em massa, os venezianos puderam desfrutar de uma cidade limpa e agradável.
Mas, com o retorno das viagens internacionais, os moradores de Veneza estão novamente vendo seus visitantes de volta. Eles sabem que moram em uma cidade turística, mas acima de tudo, não querem mais que seus canais de cartões postais e cenários bizantinos sofram as indignidades do passado. Ou seja, multidões entupindo ruas estreitas, bem como, piqueniques de day-trippers em cada degrau, e em cada ponte da cidade.
Veneza na lista de lugares em risco da UNESCO
“Pode ser agora ou nunca para Veneza, cuja frágil cidade e ambiente lagunar são protegidos como patrimônio mundial da UNESCO”.
Citando o over turismo, a UNESCO deu o belo passo de recomendar Veneza em sua lista de Patrimônio Mundial em lugares em Perigo. Nesse sentido, fica claro que o turismo na cidade precisa de mudanças.
Atualmente eu visitei Veneza (início de setembro de 2021, durante o Festival de Cinema). Imediatamente ao chegar na cidade, já percebi algumas muitas mudanças. Por exemplo, quando vi que agora os venezianos têm prioridade para entrar no Vaporetto (meio de transporte mais comum na cidade).
Nesse sentido, as autoridades regionais do Veneto apresentaram a Roma um plano de mudanças para a cidade. Afinal, Veneza depende do turismo. O plano inclui um controle da chegada dos excursionistas e uma taxa para o ingresso na cidade. Além disso, a limitação de aluguéis de apartamentos particulares e o controle do zoneamento comercial para proteger os artesãos venezianos e os moradores permanentes.
A proposta, apresentada em março, visa fazer de Veneza um “capital mundial de sustentabilidade”. Certamente irão precisar alguns dos 222 milhões de euros dos fundos de recuperação da UE para ajudar a Itália. Afinal, ela foi duramente atingida pela pandemia.
O que você pode fazer para ser sustentável em Veneza
A primeira vista, sentimos que as autoridades estão fazendo boa parte para que o turismo sustentável em Veneza seja uma realidade. De maneira idêntica, nós visitantes, precisamos fazer também a nossa parte.
Isso significa que, se você não puder evitar visitar a cidade, então, seja responsável quando estiver por lá.
Siga algumas dicas:
1. Jamais vá para passar apenas um dia
Os visitantes que chegam na cidade pela manhã e saem no final do dia, são considerados “turistas indesejáveis”. Isto é óbvio, pois eles não deixam dinheiro nos hotéis, muitos levam seus lanches, ou compram fast food. O fast turismo é completamente oposto ao slow travel, que é sem dúvidas, mais sustentável. De forma irresponsável, lotam a cidade, a deixando extremamente desagradável – over turismo. Como resultado, a cidade terá uma superpopulação nas ruas e calçadas. Além disso, o transporte público lotado, e por fim, a perda de identidade local.
2. Não vá de navio
Aliás, não só para Veneza, mas se quer ser um viajante responsável, desista de vez dos cruzeiros. Eles me dão até arrepio de medo. Ainda bem que não podem mais ancorar na cidade. Agora precisam estar bem mais distantes e seus tripulantes são levados a Veneza de ônibus. Ou seja, para um só dia na cidade. Estamos de volta ao item número 1.
A recomendação de perigo do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO levou em conta, em particular a passagem de navios de cruzeiro pelo centro histórico.
Acima de tudo, esses monstros parecem que vão engolir a cidade, compare só:
O edifício mais alto de Veneza é o Campanário de São Marco, que mede 99m.
O navio Harmony of the Seas, construído em 2016, mede 362,15 metros de comprimeiro, 66 metros de largura, 70 metros de altura, pesa 226.963 toneladas e capacidade para 9000 pessoas. Claramente, não preciso dizer mais nada.
3. Coma em restaurantes locais
Evite de toda forma as franquias de restaurantes e lanchonetes. Desfrute da excelente comida italiana. Se não for adepto do vegetarianismo ou veganismo, bons restaurantes com peixes deliciosos estão em toda cidade. Além disso, não deixe de tomar um Gelato. Eles são sempre deliciosos. Igualmente, os Spritzt em Veneza também são imperdíveis.
4. Faça mais do que perambular pelos canais e tirar fotos.
Se você visitar Veneza, não perca a oportunidade de conhecer sua riqueza cultural. Visite museus, igrejas, teatros, Ópera. Ou seja, se interesse pela história, arte e arquitetura da cidade. Você aproveitará bem melhor a viagem e deixará dinheiro para áreas importantes.
5. Compre produtos locais
Em Veneza você vai encontrar todas as grifes de luxo do planeta. Existe uma rua de lojas de luxo e também uma galeria só com grifes super caras. Mas você, que já aderiu ou está pensando em aderir a moda sustentável, o melhor que faz é ignorar esse tipo de loja. Isto porque elas destroem os fabricantes e comerciantes locais. Então, se quiser comprar algo, melhor procurar algo feito em Veneza.
Turismo sustentável em Veneza - uma urgência para salvar a cidade
“Veneza está em perigo de desaparecer. Se não pararmos e invertermos isto, Veneza daqui a 10 anos será um deserto, onde você acende as luzes pela manhã e as apaga à noite”, disse Nicola Pianon, nativo de Veneza e diretor administrativo do Boston Consulting Group, cujo plano estratégico para Veneza informou a proposta da região.