Cerveja sustentável – conheça o exemplo de uma cervejaria Alemã que desde 1995 converteu toda a sua gama para 100% orgânica.
Com 19 variedades , a Neumarkter Lammsbräu oferece também inovações como a primeira cerveja sem glúten fabricada a partir de malte de cevada.
Cervejaria Neumarkter Lammsbräu
Neumarkter Lammsbräu é a cervejaria mais sustentável e é considerada mundialmente como pioneira em cervejas produzidas organicamente.
A premiada empresa familiar produz cerveja há mais de 200 anos, mais de 40 deles seguindo seu próprio conceito de negócio sustentável.
Já em 1977, a cervejaria projetou suas próprias linhas de proteção ambiental. Em outras palavras, começou a reduzir o consumo de energia na produção e a substituir os recursos utilizados por alternativas sustentáveis. Em 1978, a fábrica fundou uma comunidade de produtores (agricultores) a fim de, no futuro, ser abastecida com matérias-primas orgânicas (cevada para malte, trigo para cerveja, espelta para cerveja e lúpulo natural). No entanto, só em 1990, que a cerveja da Neumarkter Lammsbräu pôde ser fabricada a partir de produtos 100% biológicos.
Conheça os 10 princípios que determinam as atividades da empresa para produzir a cerveja sustentável
1. Somos parte do todo
Ter a consciência de que a cervejaria faz parte do sistema ecológico e social. Como resultado, assumem uma responsabilidade corporativa holística e abrangente em todas as atividades. Isto significa que, além da própria proteção ambiental operacional e da produção de alimentos orgânicos, se comprometem em criar espaços de vida intactos, ecológica e socialmente sustentáveis. Além disso, procuram criar uma consciência da necessidade social de uma vida sustentável e de uma gestão corporativa.
2. Ir além do cumprimento do dever
A cervejaria acredita que o simples cumprimento do dever não é suficiente para a administração, e para os funcionários.
Eles se comprometem a ir além do cumprimento das leis e regulamentos existentes. Além disso, buscam melhorar o desempenho ambiental das operações.
3. Proteção ambiental sustentável
A proteção ambiental operacional é uma prioridade máxima.
Com isso, buscam minimizar os pontos fracos ambientais em todas as atividades operacionais existentes e futuras.
Além disso, utilizar os recursos com parcimônia.
“Somos guiados pelo sistema mais sofisticado que existe: Natureza. Porque assumimos a idéia do ciclo em nossas atividades comerciais. Isto significa que promovemos e damos preferência ao uso de materiais renováveis, devolvemos materiais residuais ao ciclo sempre que possível, prestamos atenção aos padrões ecológicos na aquisição de materiais e utilizamos garrafas reutilizáveis. Avaliamos criticamente os principais aspectos ambientais (por exemplo, emissões, consumo de energia, resíduos) e levamos em conta tanto os efeitos ecológicos diretos como indiretos de nossas atividades (isto é, aqueles dos processos a montante e a jusante) e os administramos continuamente com a ajuda de um sistema de controle holístico.”
4. Matérias-primas orgânicas para a fabricação da cerveja sustentável
Você deve cultivar as próprias matérias-primas biológicas se quiser produzir organicamente.
A natureza ecológica da agricultura evita a introdução de fertilizantes minerais artificiais no solo, o uso de pesticidas químicos e matadores de ervas daninhas, bem como o cultivo de organismos geneticamente modificados. Desta forma, os solos férteis são preservados, o húmus acumulado e, consequentemente, a água pura é preservada e a diversidade natural das espécies é aumentada.
5. Diretrizes ecológicas para produção de cerveja sustentável
A cerveja ecológica é feita em estrita conformidade com as diretrizes ecológicas. Ou seja, a produção de cervejas saudáveis, naturais, saborosas e seguras. Isto é alcançado através da fermentação de acordo com métodos tradicionais, que não utilizam auxiliares químicos ou técnicos, como estabilizadores ou conservantes.
6. Preços justos baseados na responsabilidade
A cervejeira calcula os preços das suas cervejas de acordo com as diretrizes objetivas – tendo uma equidade como prioridade máxima.
Isto significa que a política de preços em detrimento da qualidade dos produtos, dos fornecedores, dos trabalhadores, dos consumidores e da região e, em detrimento do ambiente, é firmemente rejeitada.
7. Ciclos regionais e parceria
A cervejeira e os seus parceiros estão empenhados no desenvolvimento de estruturas regionais na área circundante. Desse modo, o objetivo comum é criar e manter empregos, e consequentemente, valorizar a região. Isto inclui a cooperação com agricultores contratados, fornecedores e parceiros comerciais, bem como com os clientes da cervejaria, que, de acordo com a cervejaria, se caracteriza por uma relação pessoal e cooperativa.
8. Os empregados são co-criadores
O princípio orientador da cervejaria é a cooperação eficaz, harmoniosa e sustentável, caracterizada pela humanidade, honestidade, justiça, confiança e auto-realização.
Sendo assim, a cervejaria promove não apenas a consciência ecológica e social, mas também as ações auto-responsáveis de seus funcionários. Ou seja, treinamento individual e a formação contínua, um estilo de vida saudável e o bem-estar no local de trabalho através de várias ofertas e serviços. Afinal, todos os colaboradores são co-responsáveis pela implementação diária das diretrizes de sustentabilidade.
9. Cultura de comunicação
A cervejaria segue uma cultura de comunicação aberta, honesta e transparente com os funcionários dentro da empresa e com os fornecedores e clientes externos. Assim, a cervejaria informa regularmente e de forma abrangente sobre suas atividades de proteção ambiental operacional e gestão da sustentabilidade. Além disso, a cervejaria é controlada por institutos independentes quanto ao cumprimento das rigorosas diretrizes orgânicas durante a produção.
10. Marketing ecológico da cerveja sustentável
Seguindo sua missão de viver sustentável , a cervejaria “Neumarkter Lammsbräu” está ativamente envolvida na formação do mercado de alimentos seguros, livres de OGMs e ecológicos. Por exemplo, a cervejaria forma redes com empresas afins para melhor comercializar alimentos produzidos de forma ecológica e sustentável.
No entanto, o compromisso com a sustentabilidade vai muito além de fabricar cerveja. A cervejaria está particularmente comprometida com os quatro temas sociais de promoção da agricultura orgânica, conservação da água, promoção da biodiversidade e agricultura sem engenharia genética.
A própria cervejaria promove e inicia projetos nestas áreas, tais como projetos educativos para crianças e crianças em idade escolar, formação avançada para agricultores em proteção ambiental, reintrodução de ervas e outras plantas selvagens, cuidados e preservação de prados de pomares e faixas de flores nos campos.
Sabor puro, consciência pura
Este é o mote da cervejaria que investe em sustentabilidade, ou seja, pleno sabor, puro prazer e a certeza de contribuir com a proteção ambiental a cada gole.
A cervejaria Neumarkter Lammsbräu traçou o caminho para um conceito corporativo completamente sustentável há 30 anos. Atualmente, ela é a maior produtora mundial de bebidas orgânicas, com a produção de aproximadamente 70.000 hl de cerveja e aproximadamente 75.000 hl de bebidas não alcoólicas por ano.
Todas as bebidas são produzidas com ingredientes 100% orgânicos certificados. A cervejeira vende principalmente na sua própria região, num raio de 100 km e em toda a Alemanha.
Dentro da UE/EFTA, apenas 4% são exportados para Itália, França, Suécia, Liechtenstein, Espanha, Áustria, Polônia, Portugal, Luxemburgo, Finlândia, Noruega, Romênia e Suíça.
Saiba mais sobre cervejas alemães!
2 respostas
Os comentários estão desabilitados.