O que levar na trilha de um dia ou nas longas caminhadas?
Você começou a despertar sua paixão por trilhas, e reparou que alguns caminhantes andam com o melhor e mais profissional equipamento de caminhadas. Então você se pergunta se é necessário tudo aquilo.
Ou você recebeu um convite para fazer uma longa trilha na natureza e como você tem experiencias mais urbanas não sabe o que carregar.
Seja lá qual for sua necessidade, vou fazer uma lista baseada na minha própria experiência (de viciada em trilhas). E para não ficar muito pessoal, segui também o conselho de outros trilheiros. Mesmo porque eu sou muito básica e minimalista nas trilhas. Muito. Você já deve saber que sou adepta da mala leve. Minha mochila as vezes só fica pesada por causa das lentes da minha câmera que eu sempre carrego, é claro!
Bons sapatos de trilhas
Vamos começar com as coisas mais importantes! Se há uma coisa que não tem acordo, mesmo para caminhantes iniciantes, são bons sapatos para trilhas. Isso não significa que você precise de imediato comprar as botas de montanha super caras. De verdade! Você não precisa de botas de caminhada especiais para desfrutar das caminhadas. A menos que você esteja percorrendo longas distâncias ou enfrentando terrenos complicados.
Existem boas alternativas para as botas caras, porém, sempre certifique-se de que a sola não esteja desgastada e que você tenha alguma aderência sobre as rochas e outras superfícies escorregadias.
Entretanto, se você sabe que precisa de mais estabilidade para seus tornozelos, botas mais altas com apoio de tornozelo são muitas vezes uma boa opção. Muitas marcas têm modelos leves que não se sentem muito pesados ou pesados, mas não deixe que a falta de botas o mantenha fora da trilha.
As vezes vejo pessoas nas montanhas usando tênis de academia. Isso eu não faço jamais. Eu não coloco os pés em uma montanha sem um calçado adequado.
Mas independente de ser em montanhas ou não, você precisa de uma sola robusta e um bom suporte em seus sapatos.
Com os sapatos certos você caminha até a lua se for preciso, feliz, curtindo sua trilha, sem nenhum desconforto. Ou seja, quando você tiver certeza que vai realmente fazer trilhas e caminhadas longas constantemente, invista em um calçado maravilhoso.
top dica
Se o sapato for novo e você ainda não o conhece bem, não confie nele. Leve alguns Bandaid. Bolhas nos pés estragam qualquer trilha.
Meias especiais para trilhas
As meias esportivas padrão podem ser uma boa opção para iniciantes, mas para caminhadas mais longas, não existe nada melhor do que as meias de lã merino. Ela é macia, não dá coceiras, naturalmente resistente a odores e bactérias. E o melhor, fresca no verão e quente no inverno. Elas também secam rapidamente, não “dançam” nos pés e podem ajudar a evitar bolhas dolorosas.
Depois que eu descobri estas meias nem penso em ir para trilhas sem elas.
Garrafinha de água
Favor colocar na mochila pelo menos 1,5 litros de água.
Tivemos também a experiência de não ter água suficiente conosco. É uma sensação horrível quando sua língua gruda no céu da boca por causa da sede. Você fica em exaustão e quer parar a cada canto. Erro imperdoável!
Também começamos recentemente a usar as maravilhosas garrafinhas da Osprey, que facilitam muito o processo de beber água, porque não temos que tirar nossas mochilas toda vez que bate a sede.
Material de navegação
Se você vai para uma área que nunca foi antes, não vá confiando apenas nas placas e sinais nas trilhas.
Não confie também totalmente no mapa de navegação do seu celular. A gente nunca sabe se vai ter sinal ou acontecer alguma coisa com ele.
O melhor mesmo, é ter consigo um mapa de caminhadas em formato clássico de papel.
Dificilmente algo vai dar errado com ele. A não ser que você caia dentro de um lago, ou o deixe junto com algum líquido mau fechado, ou algo assim.
O que levar na trilha - no corpo
Você vai sair muito cedo pra caminhar, mas sabe que terá durante o dia uma grande alteração de temperatura. Pode ser que vá esquentar ou nas montanhas, o tempo pode mudar rapidamente ou um vento fresco pode surgir, mesmo quando você subiu no calor.
Por isso, precisamos do princípio das camadas, o popular cebola na hora de se vestir.
Isso pode parecer meio óbvio, mas precisa ser pensado de forma inteligente para não carregar na trilha peso extra, se irritar e se cansar mais.
Basicamente o mesmo tipos de roupas que você usaria na academia são mais do que suficientes para caminhadas diárias. Mas para as caminhadas longas e trilhas, você precisará se previnir melhor em termos do que vestir. Especialmente se estiver caminhando em lugares com clima imprevisível.
Dependendo então das temperaturas, eis o que você vai precisar:
Uma camada base, ou uma camiseta. – Eu quase sempre uso mangas compridas. Algum material que não esquente muito no verão. Mas é claro que se estiver muito calor, não precisa das mangas longas.
No inverno, por cima da camada base, uma camiseta térmica de manga comprida, vai servir como sua próxima camada de calor. Semelhante às meias, a lã merino é uma excelente escolha de tecido. E não deixa o ar gelado atingir a sua pele.
Uma Jaqueta corta-vento impermeável, também vem a calhar. Super leve, fácil de carregar, que serve também como casaco de chuva, atividades ao ar livre, caminhadas, e também ciclismo. Mas talvez você seja como muitos caminhantes, ou seja, nunca vai chover quando você realmente se lembra de trazer a jaqueta, e sempre vai chover quando você a esquece.
Calças para trilha
Calças esportivas o mais confortável possível.
Isso é bem pessoal e depende do estilo da pessoa, mas seja lá qual for seu estilo, use sempre calça esportiva. Calça jeans não é uma boa opção.
A calça que vira bermuda com destacamento das pernas por zíper é uma alternativa bacana. Elas geralmente têm proteção solar UV e são fáceis de secar.
Encontre a mochila perfeita
A mochila que você vai carregar as coisas para seu dia de trilha, precisa ser perfeita. Precisa se encaixar em seu corpo, ter o tamanho certo para suas costas, pois seu peso precisa estar bem distribuído para não sobrecarregar os ombros.
Sendo assim, certifique-se de comprar uma mochila confortável! Teste a mochila com antecedência para ver se ela fica bem de costas, é bem acolchoada e respirável. Também deve ter uma cobertura contra chuva caso o tempo esteja chuvoso.
top dica
Não perca tempo procurando ítens desorganizados na mochila. Para isso, separe e organize as coisas pequenas. Compartimentos laterais são ótimos para isso.
Empacote coisas importantes ou coisas que você precisa frequentemente de forma que possa chegar a elas rapidamente.
Pergunte-se se você realmente precisa de cada item. Lembre-se que você tem que carregar tudo. Ou seja, seus pés e costas ficarão gratos por cada grama que você deixar pra trás!
Telefone celular carregado
Tenha sempre um telefone celular carregado com você. Ideal para emergências.
Aliás, é melhor salvar o número do resgate de montanha ou floresta, ou seja lá o que for em seu celular antes de partir para uma trilha.
Dessa forma, se precisar, você não precisa confiar em lembrar o número de emergência. Mesmo que você esteja confiante antes da caminhada e saiba o número que está no topo de sua cabeça, pode ser uma história completamente diferente em uma situação de emergência. Nossos cérebros trabalham de forma muito diferente em situações de emergência do que eles normalmente fazem.
Dependendo do local eu também recomendo levar um apito. Se você estiver preso em uma zona que o celular não pega ou ele não estiver funcionando por algum outro motivo, você pode apitar para pedir ajuda e fazer com que outros caminhantes da área tomem conhecimento de você.
Dependendo do tempo
Óculos de sol
Protetor solar
Chapéu ou boné para proteger do sol
Gorro de lã se tiver no inverno
Luvas
Cachecol
Lanchinho
Se a trilha for longa, sempre leve lanches como barras energéticas, castanhas, nozes, ou seja, algo descomplicado e leve, que você poderá comer facilmente e repor as energias. Eu sempre levo um sanduíche para o almoço.
E os bastões? Faz ou não sentido leva-los na trilha?
No passado, caminhar com bastões era considerado um absurdo e era ridicularizado, considerado como “coisa de velho”. Mas hoje você encontrará cada vez mais caminhantes que não querem mais passar sem eles.
As vantagens são óbvias: os bastões de caminhada aliviam os músculos e as articulações dos joelhos e ajudam a manter melhor o equilíbrio, especialmente em terrenos íngremes e acidentados. Ao subir o morro, os bastões de caminhada têm uma função redutora de fadiga. Os músculos dos braços e ombros aliviam e apóiam notavelmente os músculos das pernas. Mas o uso excessivo de bastões de caminhada também traz desvantagens.
Um argumento contra o uso de bastões de caminhada que não deve ser subestimado é que o aumento do uso destes leva a uma deterioração do senso de equilíbrio e habilidades de coordenação. Entretanto, são precisamente estas habilidades que são indispensáveis em terrenos acidentados para poder se mover com segurança ali e reduzir o risco de ferimentos. Embora este efeito adverso ainda não tenha sido cientificamente comprovado, recomenda-se evitar o uso de bastões de caminhada, pelo menos em trilhas fáceis e planas, para que o corpo não se esqueça de como passar com segurança por terrenos irregulares sem apoio.
Mais dicas baseadas nas perguntas que sempre me fazem
As pessoas que sabem que sou completamente viciada em Hiking – o que não têm tradução para português e aqui na Alemanha chamamos de Wandern, sempre me fazem muitas perguntas. Claro que eu adoro responder!
Se estiver fazendo um hiking no inverno, que por sinal é maravilhoso, leve uma bebida quente. Um chá de preferência. Eu já fiz hiking na floresta com temperaturas de -8. O chá quente é uma maravilha e eu diria até indispensável nestas condições climáticas.
Se você for fazer caminhadas nas montanhas no inverno, não esqueça de que sempre requerem proteção especial contra avalanches. Ou seja, um caminhante novato não deve fazer caminhadas sozinho nas montanhas no inverno sem experiência ou orientação adequada. Mesmo que você tenha caminhado muito no verão, você ainda deve procurar apoio profissional para uma possível caminhada de inverno.
Costumo fazer longos hikings – acima de 20km. E sim, o equipamento e as roupas são as mesmas para os mais curtos, o que muda é só o preparo físico! Então, prepare-se!
Carregue o mínimo possível se você não tiver o costume de caminhar carregando peso.
Se você estiver fazendo uma viagem de mais de um dia de trilhas, não se esqueça de levar os chinelos mais confortáveis que tiver para usá-los quando você chegar ao alojamento e proporcionar aquele alívio merecido aos seus pés.
Não se esqueça de deixar a natureza exatamente como você a encontrou.
Não hesite em entrar em contato comigo se tiver alguma dúvida! E boas trilhas!!!