Karla

karla nomade

Nomade

erros de viagem

10 Grandes erros de viagem

É comum mesmo para viajantes experientes cometerem erros de viagem. 

Listei os 10 que na minha opinião se forem evitados, a viagem ficará bem mais interessante. 

1. Fixar em uma programação excessivamente, ao invés de ser espontâneo

Gente, por favor, hora de viajar é hora de relaxar. Já temos horários e agendas fixas demais em nosso dia a dia. Querem também isso nas férias? Socorro! Planejar é fundamental, mas criar uma programação obsessiva e não deixar espaço para seguir o fluxo da espontaneidade pode criar ansiedade e estresse durante a viagem. 

SIM! Existem prós e contras com ambos e obviamente se você tem um plano, é uma coisa super positiva, com certeza, mas isso não significa que qualquer que estiver fora do planejado você descarta ou interrompe o que você está fazendo para seguir os compromissos,  pode lhe tirar novas oportunidades que você não terá novamente. E honestamente, ser espontâneo é uma grande parte da viagem. Se perder entre as ruas desconhecidas pode ser bem interessante. 

Então você precisa encontrar esse equilíbrio entre ter um bom planejamento e ter espaço para seguir o fluxo. Você pode por exemplo deixar alguns dias livres em sua viagem. Eles são sempre inesquecíveis.  

2. Levar muita bagagem

É tentador levar nas malas trajes para todas as ocasiões possíveis, mas acredite, você não precisará da maioria das coisas que você ficou em dúvidas se leva ou não. Além do mais muitas malas dificulta o transporte, e consequentemente gera um estresse a mais. É provável ainda que você deverá ter que pagar altas taxas de bagagem por exceder acidentalmente o limite de peso. 

Ao invés disso, arrume sua bagagem sabiamente , tire a metade da roupa que você planejou originalmente e aproveite bem mais sua viagem. Você não vai usar todas as roupas, sapatos e acessórios que cogitou precisar, sem sacrificar o estilo. Relaxe, seja criativa! Você está viajando e por isso não precisa de todo detalhe luxuoso que tem em casa. Além do mais você pode comprar algo no lugar que estiver visitando. 

3. Não Verificar seu Plano de Celular antes de viajar para o exterior

É importante saber o que seu plano cobre para evitar taxas de roaming de dados. Não está coberto? Desligue seus dados antes de entrar no avião e deixe seu telefone no modo avião (você ainda será capaz de se conectar ao wi-fi). Se os dados são importantes para você, procure comprar um plano internacional ou comprar um cartão SIM local uma vez que você chegar.

Evite surpresas desagradáveis em sua conta telefônica depois da viagem. Ela poderá ser tão grande quanto uma passagem aérea. 

4. Viajar sem se informar a respeito do local​

Você vai perder muito se não souber informações básicas, culturais, históricas sobre o local que irá visitar. 

Muitas pessoas por vezes estão em um monumento sagrado ou templo ou algo que tenha muito valor histórico sem saber o que estava fazendo por lá. Ou pior, apenas tirar fotos e contar piadas no seu Feed em sua rede social. Para isso você não precisa gastar dinheiro e se deslocar. Pode fazer em qualquer lugar. Aproveite a cultura local! É uma das melhores coisas das viagens. 

A viagem fica mil vezes mais interessante quando você leva em sua mente uma preparação cultural. Além do mais você começa antes da viagem a entrar no clima do local, isso prolonga o seu momento viagem. Portanto leia o máximo que puder, compre livros e guias, olhe mapas, enfim, informe-se. 

5. Esquecer de negociar o preço antes

Isso já aconteceu várias vezes comigo, por exemplo, tem locais que n ao existem cardápio. A pessoa chega lá e diz as opções, você escolhe sem perguntar quanto custa e eles cobram o que quiserem. 

Em taxi também é muito comum eles te cobrarem o que quiserem. Então não entre em um táxi e diga para o levar ao aeroporto ou  ao hotel. Porque muito frequentemente  o preço é bem mais baixo do que eles cobram. E depois que aconteceu,  você não pode fazer mais nada, pois não perguntou antes. Isso vai lhe deixar muito irritado.

Portanto,  é bem mais fácil você negociar antes. Deixe claro o preço antes de fazer a atividade antes de completar o que está acontecendo e assim evitar  passar raiva se perguntando como se meteu na situação ou como que foi ingênuo em desperdiçar  dinheiro. 

Leia neste post no subtítulo Riads um exemplo do que aconteceu conosco em Marrakesh. 

6. Não respeitar a história e cultura do local

Um dos grandes erros de viagem é a falta de respeito pela cultura local. Aprender a se comportar de acordo com o redor, faz de você um visitante estimado. 

Infelizmente o que vemos aos montes são pessoas desrespeitando todo contexto cultural e histórico, por exemplo, para fazerem selfies engraçadas. As pessoas estão mais interessadas em realizar as filmagens ou fotos do que no monumento que estão visitando. 

Ocasionalmente, também, os visitantes querem mostrar como as pessoas locais se vestem. Mas talvez elas não gostem disso. Então não faça isso.

Se você está com crianças ou adolescentes, não permita que eles fiquem correndo e gritando em locais que não é pra isso. Tome cuidado! Talvez você não veja nada de errado ou pense que não está  prejudicando ninguém, mas você definitivamente precisa pensar antes de se comportar de uma forma negativa 


7. Não fazer um de Seguro de Viagem

O seguro de viagem cobre as taxas de cancelamento, portanto se você inesperadamente não puder fazer suas férias ou viagem de negócios, você não vai ficar sem seu dinheiro.

Eles são muito importantes sobretudo para cobrir despesas médicas de emergência se o seu próprio plano de saúde não o cobrir fora do seu país.

8. Ir em Fast Food ao invés de experimentar a culinária local

Conhecer a culinária local é uma das formas mais profundas de conhecer a cultura local. Não tenha medo, esteja aberto para novidades. A culinária conta histórias. Portanto, não visite um local sem experimentar suas comidas típicas. 

Mas atenção, não visite restaurantes sem antes ler a respeito. Mesmo que alguém fale sobre o local, insista que você deve ir, que é imperdível, não vá antes de visitar sites como por exemplo o Tripadvisor e  ler recomendações, críticas, etc. Isso pode evitar muitos aborrecimentos e decepções. 

9. Não comprar algo que você gosta assim que você o vê

Barganhe mas não deixe de comprar para evitar um erro de viagem

Você acha que vai circular de volta para aquela loja ou feira.
Você acha que vai ver uma versão melhor e mais barata em outro lugar.
Isso provavelmente não vai acontecer. 
Aquela provocativa pintura de rua, aquele chapéu estiloso, aqueles sachê que você poderia ter em sua gaveta, aquele lenço maravilhoso, ou aqueles bonecos típicos locais que você não comprou? Agora irão lhe assombrar pelo resto da sua vida.

 

 

10. Não aproveitar o momento presente

Deixei por último o mais considerável dos erros de viagem que você deve evitar. Não estar no momento presente. 

Muitos viajantes se preocupam mais em postar fotos, lerem os comentários, filmar tudo já pensando no futuro. Quanta gente mantém o foco da viagem no futuro, naquela reunião com a família pra contar os detalhes, a reação de cada um, enfim, se preocupam com outras coisas ao invés de aproveitar o momento único, mágico, especial, que é quando você está viajando. 

Outro impedimento para se aproveitar o máximo o momento é deixar a vergonha de lado. Não tenha vergonha de perguntar, mesmo que seja por gestos, não deixe de fazer algo por falta de informação. Não tenha vergonha de se comunicar com as pessoas, conhecer outras culturas, mesmo que a comunicação seja limitada pela língua. Aproveite a oportunidade de encontrar pessoas que provavelmente não encontrará mais na vida. Já dizia o poeta Vinícius de Moraes, “A vida é a arte do encontro”. Permita que essa arte faça parte de sua viagem!

Posts relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − um =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!