Karla

karla nomade

Nomade

currywurst - coisa típica em Berlim

Currywurst: a comida mais típica de Berlim

Criado em Berlim no pós-guerra em 1949, o currywurst era tido como um “steak  de pobre”, pois era feito com pedaços de salsichas, tomates enlatados e curry. Hoje, é uma deliciosa comida de rua, que caiu no gosto popular em toda a Alemanha, mas especialmente em Berlim. É possível também encontrar o prato com algumas variações, como as salsichas podem ser servidas com ou sem pele, e você pode solicitar que seu molho de currywurst seja picante, extra-picante, ou até mesmo em versão vegetariana. 

Nos molhos tradicionais alemães de currywurst, o tomate e o vinagre fornecem acidez, açúcar ou suco emprestam doçura e curry em pó suave adiciona tempero, embora alguns cozinheiros aventureiros adicionem outros aromáticos e especiarias, como mostarda em pó, pimentas ou até mesmo capim-limão.

 

Vamos aprender fazer o famoso currywurst

Para o molho Curry

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1 pequena cebola amarela, finamente picada

1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo claro

1 colher de sopa de curry em pó suave, mais para polvilhar

1 colher de chá de páprica doce moída

Canela em pau de 1 (2 polegadas)

1 pequeno chile de árbol seco

2 colheres de sopa de pasta de tomate

1 lata de tomate picado com seu suco

3/4 xícara de xícara de caldo de legumes

2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã ou vinagre de vinho branco

Sal Kosher, a gosto

Para as Salsichas

6 a 8 salsichas frescas, salsichas knockwurst ou de cachorro-quente

1 colher de sopa de óleo neutro, como canola ou vegetal

Etapa 1

Preparar o ketchup de currywurst: Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em média. Adicione a cebola e salteie, mexendo ocasionalmente, até amolecer, cerca de 5 minutos. Adicionar o açúcar mascavo e cozinhar, mexendo ocasionalmente, até a cebola ser caramelizada, cerca de 5 minutos. Mexa 1 colher de sopa de curry em pó, páprica, canela e chile e cozinhe até ficar apenas perfumada, cerca de 1 minuto. Mexa a pasta de tomate, depois acrescente os tomates picados e seus sucos, caldo e vinagre. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até engrossar, de 10 a 15 minutos.

Etapa 2

Descarte o pau de canela e o chile de arbol, depois transfira a mistura de tomate para um liquidificador e purê até ficar liso. Misturar nas 3 colheres de sopa restantes o azeite de oliva em um fluxo constante. Tempere a gosto com sal. (Isto faz cerca de 2 xícaras de molho).

Etapa 3

 

Enquanto isso, usando as pontas de um garfo, faça alguns furos na pele das salsichas em todos os lados para permitir que o ar escape enquanto as salsichas cozinham. Aqueça o óleo neutro em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione as salsichas e frite-as, girando até ficarem levemente douradas em todos os lados, cerca de 8 a 10 minutos, dependendo do tipo de salsicha que você selecionar. Deixe descansar por 5 minutos.

Etapa 4

 

Fatie as salsichas em um ângulo em moedas grossas, se desejar, e divida as salsichas entre os pratos. Transfira o molho de curry para uma garrafa de espremer e regue em cima das salsichas (alternadamente, você pode simplesmente regar o molho de curry em cima usando uma colher). Polvilhe com curry adicional em pó, e sirva com batatas fritas.

Agora é só aproveitar o sabor e se você já experimentou currywurst por aqui, ajuda a matar saudades da cidade através de seu paladar!

Bom apetite!

Aprenda mais sobre comidas típicas alemãs.

Me conte se deu certo!

Você pode também gostar das postagens

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 5 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!