Karla

karla nomade

Nomade

canudos biodegradáveis

Afinal, o que são canudos biodegradáveis? Conheça alguns modelos

Os canudos biodegradáveis são sem dúvidas um salto em direção ao futuro. São uma alternativa sustentável e segura para o meio ambiente, visto que não demoram até mil anos para se decompor, como os canudos de plástico normais.

Os canudos de plástico se tornaram um grande problema ecológico. Eles já representam 4% de todo o lixo plástico produzido no mundo e, como são feitos dos plásticos polipropileno e poliestireno, não são biodegradáveis e sua reciclagem é difícil. 

E o mais curioso dessa história, é que eles nem são tão necessários assim!

Mas finalmente o mercado tem se ajustado à luta contra os descartáveis e começam a surgir alternativas. O canudo de papel é cada vez mais comum e já existem também modelos de canudo biodegradável e até comestível.

Como surgiram os canudos?

Dizem que os macacos já utilizavam objetos tubulares para auxiliar o consumo de bebidas.

Ou seja, se engana, se você pensa que esta inutilidade é uma invenção contemporânea.

Segundo registros históricos, o uso de canudo mais antigo registrado até hoje foi achado numa tumba Suméria antiga. E data aproximadamente 3.000 AC.

As pinturas rupestres retratam em suas paredes membros da realeza bebendo cerveja por longos tubos cilíndricos e, entre as oferendas para os mortos, foram encontrados aparatos moldados a partir da pedra lápis lazuli.

Já os plebeus dos séculos passados, usavam canudos feitos com materiais vegetais, de caule tubular, como a palha e o centeio – observe! Canudos biodegradáveis!  E é por esse motivo que, em inglês, os canudos levam o mesmo nome que a palha: straw.

Adeus canudinho de plástico!

O canudinho de plástico é um item a ser banido!

Mesmo quando descartado corretamente, ele pode escapar para a natureza e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento. Além disso, nas praias e mares, esses canudos são também fonte de formação de microplástico, o pior formato possível para o plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, na água potável e até em garrafas de água mineral! 

Além disso, o plástico libera elementos químicos cancerígenos, que podem causar distúrbios hormonais, colocando nossa saúde em risco. 

Preocupados com o meio ambiente e com os impactos do lixo plástico, alguns empresários já lançaram alternativas ao canudo de plástico. O canudo de papel é cada vez mais presente, já que é uma opção biodegradável, mas ele também acaba sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação, já que o modelo foi pensado como um descartável. Opções melhores são os canudos comestíveis e os modelos de canudo compostável.

Conheça alguns exemplos de canudos biodegradáveis

O modelo espanhol é um canudo comestível que já está em comercialização. Os canudos são 100% biodegradáveis e fabricados nos sabores morango, laranja, limão, canela, gengibre e maçã verde. Eles não alteram o sabor da bebida e não tem adição de açúcares. Os canudos também podem ser personalizados através do site da empresa, que entrega sem custos na Espanha e em Portugal.

Canudo biodegradável de palha

Por ter caule tubular, a planta do trigo, também conhecida como palha, pode ser uma boa opção para substituir os canudos de plásticos.

Inspirados nos canudos de centeio utilizados antigamente. Os modelos de canudo biodegradável de palha são naturais, leves e fáceis de ser carregados por aí.

Bares pelo mundo estão adotando canudos de macarrão

canudo de massa de macarrão

Estilosos, práticos, com preços acessíveis e naturais. As massas de macarrão furadinhas são ótimas alternativas para substituir os canudos de plástico. E o substituto tem muitas vantagens se comparado ao produto tradicional. Uma vez que não possuem componentes tóxicos e a sua decomposição é bastante rápida.

Hay Straws

Nos Estados Unidos, também já é possível comprar canudos feitos a partir de talos de trigo. A matéria-prima é um subproduto natural da plantação comercial de trigo, de modo que o canudo não é um competidor de recursos com a indústria alimentícia. O canudo é biodegradável e compostável.

Canudo biodegradável de bambu

O canudo biodegradável de bambu é uma opção natural, prática, leve, durável e reutilizável. Por isso, uma ótima opção para substituir os canudos plásticos.

Livre de toxinas como o BPA (bisfenol). O canudo de bambu, além de biodegradável, possui em suas fibras um bactericida natural. Que o transforma em uma alternativa sustentável e higiênica.

Por ter um crescimento acelerado, podendo crescer até 30 cm por dia, o bambu pode ser uma ótima opção para substituir os famigerados canudinhos.

Além disso, a planta é uma das poucas que dispensam autorização do Ibama para serem exploradas. Uma vez que ao cortar a planta outro broto nasce pelos caules subterrâneos (rizomas).

E os benefícios não param por aí, o canudo biodegradável de bambu é isolante térmico, resistente, lavável e reutilizável. 

Canudo biodegradável de papel

Menos nocivo do que o plástico, o canudo biodegradável de papel pode ser uma boa opção para quem não abre mão dos canudinhos. Uma vez que biodegradam com maior facilidade e são, possivelmente, mais fácil de serem reciclados.

No entanto, por mais que sejam biodegradáveis e recicláveis, os canudos de papel utilizam recursos naturais na sua produção e gastam energia para serem reciclados.

Ou seja, se não for reciclado após o uso, mesmo que de papel, até sua biodegradação completa, o canudo pode ser considerado uma fonte de poluição.

canudos biodegradáveis comestiveis

Aqui na Alemanha, existe a Wiseffod, que fabrica produtos sustentáveis e biodegradáveis. Agora eles criaram canudos comestíveis feitos a partir dos resíduos da produção alemã de sucos de maçã. A Alemanha produz cerca de 100 toneladas de resíduos de maçã por ano em sua indústria de sucos e essa matéria orgânica seria suficiente, segundo os pesquisadores, para substituir 50% de todos os canudos de plástico usados no país. O canudo lançado pela Wisefood tem sabor morango e um sabor limão está em desenvolvimento, ele é biodegradável e comestível e já tem sido vendido para restaurantes, hotéis e supermercados.

Você pode usar apenas o copo se estiver em casa ou se tiver certeza da higiene do local que vai saborear sua bebida.

Lembre-se de que quando você toma vinho, por exemplo, você não o faz com canudo, não é mesmo?

Você poderá também gostar de saber

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezessete =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!