Karla

karla nomade

Nomade

produtos biodegradáveis

Produtos biodegradáveis: conheça 7 exemplos práticos.

Os produtos biodegradáveis têm sido alvo da atenção dos consumidores a cada dia. Isso porque, a consciência da população mundial tem crescido para a conservação do meio ambiente.

Produtos Biodegradáveis são aqueles que se decompõe em elementos naturais. Tecnicamente, quase tudo é biodegradável, embora demore centenas de milhares de anos para que a maioria das coisas se biodegradarem. 

Por essa razão é importante o uso de materiais sustentáveis e biodegradáveis. Ou seja, aqueles compostos por elementos orgânicos que se decompõem  em um espaço de tempo curto no meio ambiente. 

O que são produtos biodegradáveis e qual sua importância para o meio ambiente?

Biodegradável é algo que se decompõe naturalmente no meio ambiente sem causar nenhum dano.  Isto significa que, eles se degradam mais facilmente por ação biológica. 

Simplificando: pela atividade de bactérias. 

Além de uma rápida decomposição, para serem classificados de biodegradáveis, não podem gerar resíduos poluentes que se acumulem na natureza.

Nesse contexto, eles são imprescindíveis para a manutenção da biosfera em perfeito funcionamento. Isto é, ajudam a permitir que a vida da forma que conhecemos hoje permaneça existindo.

Mas como mudar nosso estilo de vida? Como viver mais sustentável? Como parar de sujar o planeta com lixo que não se decompõe e substituí-los por produtos biodegradáveis em nosso dia a dia?

Veja 7 exemplos práticos.

1. Prefira produtos de limpeza biodegradáveis

Você pode perguntar: “Sério? Vou precisar mudar meus produtos de limpeza favoritos? Mas eu gosto tanto do cheiro deles!”

Sim, vai precisar mudar tudo!

espuma tóxica

Isto porque os produtos de limpeza não ecológicos, ou seja, que não são biodegradáveis, dão origem àquela coisa assustadora que é a espuma branca muito densa que se acumula em lagoas, rios e mares. O maior problema desse tipo de espuma é o impedimento à entrada de oxigênio na água, o que provoca a morte dos peixes, aves e outras espécies que dependem desse habitat.

Os sabões e detergentes comuns usam substâncias conhecidas como surfactantes. Elas servem para remover a sujeira com mais facilidade. 

Já os detergentes e produtos de limpeza de origem natural, não possuem essa química pesada, por isso não produzem a temida espuma esbranquiçada que agride os ecossistemas.

Portanto, os produtos de limpeza biodegradáveis, são aqueles facilmente absorvidos pela natureza, portanto, não agridem tanto o meio ambiente. Isto ,em razão de que eles são oxidados de forma natural.

Experimente este produto biodegradável de formulação natural, vegano e
hipoalergênico.
Limpa e desengordura sem agredir a natureza.

2. Pare de usar canudos de plástico!

Eles parecem ser tão inocente, mas o impacto ambiental do uso dos canudinhos de plástico é de fazer chorar.
Isso porque ele representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto – cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

 

E não adianta usar o canudinho de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento.

Conheça aqui alguns modelos de canudos biodegradáveis

Canudos de Papel Biodegradável Coloridos 100 Unidades

Alternativas para os canudos de plático

canudo sustentável

Canudos de papel – se biodegradam mais facilmente. Entretanto, mesmo que sejam biodegradáveis, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção e, por serem pensados para ser descartáveis, após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação.

Canudo de vidro – apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.

Canudo metálico – são estilosos e podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Como este meu da foto, provavelmente terá a vida útil maior do que a minha

Canudo de bambu – é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável. É reutilizável, lavável, natural e leve.

3. Roupas: Todo mundo fica bem de verde!

Espero que você tenha entendido minha piadinha!

Poucos de nós consideram como nossas escolhas de moda podem afetar o meio ambiente, mas vale a pena lembrar que tecidos sintéticos como poliéster e lycra podem levar séculos para se degradarem. Mas não é apenas o desperdício visível destas roupas que é preocupante. À medida que eles se degradam, os tecidos liberam gases de efeito estufa que podem prejudicar ainda mais o meio ambiente.

A boa notícia é que a várias empresas têxtil estão investindo mais em tecidos que pode se degradar com segurança. 

O tecido biodegradável pode ser feito de matéria-prima natural ou de fibras artificiais com base natural, como as que são produzidas a partir da celulose. Hoje, existe ainda a fibra sintética biodegradável, que é quimicamente alterada para se decompor mais rápido. A diferença dessas opções para um material têxtil comum, é o tempo de degradação, bem menor. Ou seja, poucas semanas. 

Atenção: para um tecido ser considerado biodegradável, ele deve passar por certificações que comprovem esses pré-requisitos necessários.

Leia mais aqui sobre moda sustentável.

4. Protetor solar biodegradável: Mantendo você e os oceanos seguros

Todos nós sabemos a importância do uso de protetor solar, mas você sabia que o protetor solar que você usa pode estar prejudicando o meio ambiente? Quando nadamos no oceano, os produtos químicos do protetor solar que usamos podem perturbar os ecossistemas submarinos, especialmente os recifes de coral.

Nos últimos anos, muitos destinos tropicais como o México e o Havaí estão exigindo que as pessoas façam a troca para protetores solares biodegradáveis. Os visitantes estão sendo incentivados a usar protetores solares naturais, de base mineral, feitos de óxido de zinco e dióxido de titânio, pois eles se degradam naturalmente na água e não representam nenhuma ameaça à vida selvagem.

5. Escova de dentes de bambu

escova de dentes de bambu

A escova de dentes de bambu é uma escolha saudável, sustentável e alinhada com a consciência ambiental que todos nós buscamos.

Eu realmente uso já a algum tempo e adoro! Ela possui cerdas macias que, por serem tratadas com carvão vegetal antibacteriano, não permitem que fungos ou bactérias proliferem. O cabo é feito em bambu natural 100% biodegradável.

 

Além do mais, é um produto vegano, sem ingredientes de origem animal na composição. 

 

Geralmente não são testadas em animais e são livres do plástico, BPA e corantes artificiais.

Não polui o meio ambiente quando descartada, já que demora apenas 3 anos para se decompor.

6. Cortiça: um dos produtos biodegradáveis mais versáteis e bonitos da natureza

A cortiça é um tecido vegetal 100% natural. Ela é extraída do sobreiro, uma árvore cuja a casca regera-se de 10 em 10 anos. Suas vantagens ambientais são muitas. Por esta razão, podemos dizer que a cortiça é verde. Ou seja, natural, renovável, reutilizável, 100% biodegradável e reciclável.

Antigamente a cortiça era só usada para rolhas e revestimento do chão mas nos dias de hoje, com a inovação, criatividade e design, ela tornou-se uma tendência. O material é usado na construção civil para a produção de forros e revestimentos. Sua aplicação pode ser feita tanto em ambientes internos e externos. Isso porque a cortiça combate às alterações climáticas. Aliás, por estes motivos e também devido ao impedimento do oxigênio entrar na garrafa, ela é usada na rolha dos vinhos. 

Além de renovável e reciclável, a cortiça é leve e tem grande poder isolante.

7. Quando precisar de plástico, que seja biodegradável

Sacola de plástico para compras, nem pensar! Acredito que isso já ficou lá em um capítulo vergonhoso do passado, certo?

Mas para o lixo orgânico e para catar o cocô do seu amiguinho de quatro patas, por exemplo, use o plástico biodegradável.

O plástico normal é o pior inimigo do meio ambiente. E não apenas isso. Alguns de seus compostos alteram os hormônios ou têm outros efeitos potenciais à saúde humana. Os detritos plásticos, atados com produtos químicos e freqüentemente ingeridos por animais marinhos, podem ferir ou envenenar a vida selvagem.

O plástico enterrado em aterros sanitários pode lixiviar produtos químicos nocivos que se espalham para as águas subterrâneas.

 

Em contrapartida, os plásticos biodegradáveis são plásticos que podem ser decompostos pela ação de organismos vivos, geralmente micróbios, em água, dióxido de carbono e biomassa.

Isso porque eles são normalmente produzidos com matérias-primas renováveis, microorganismos, petroquímicos ou combinações dos três.

Embora as palavras “bioplástico” e “plástico biodegradável” sejam semelhantes, elas não são sinônimos. Nem todos os bioplásticos (plásticos derivados parcial ou totalmente de biomassa são biodegradáveis.

Tudo biodegradável é compostável?

Atenção para esse detalhe na hora de comprar um produto biodegradável!

Aqui por exemplo na Alemanha, de acordo com a norma da União Européia, entretanto, a embalagem só pode ser chamada de “biodegradável” se 90% da degradação ocorrer dentro de seis meses. Essas substâncias orgânicas são chamadas compostáveis que são transformadas em adubo no processo de compostagem.

Espero ter ajudado! Se tiver mais ideias e dicas, deixe seu comentário, pois isso vai ajudar mais pessoas. 

Leia o manifesto do estilo de vida sustentável!

Você poderá se interessar também

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − quatro =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!