Uma das cervejas alemãs mais apreciadas pelos cervejeiros mundo afora é a Radeberger Pilsner. Foi ela que em uma época em que o método de fabricação Pilsner ainda era praticamente desconhecido, começou na Alemanha sua fabricação. Conta a história, que seus fundadores se encontraram em uma taberna de vinho em janeiro de 1872.
Hoje o grupo Radeberger é o maior grupo cervejeiro da Alemanha, com um volume de produção anual aproximado de 13 milhões de hectolitros. Portanto, responsável por aproximadamente 15% da produção alemã de cerveja.
O surgimento da cerveja Pilsen
Embora as cervejas alemãs sejam mais famosas, a cerveja Pilsen não surgiu na Alemanha, mas em uma pequena cidade da Boêmia, atualmente República Tcheca, chamada de Plzeñ (em alemão, Pilsen), que, assim como diversas outras cidades da região, produzia cerveja desde o século XIV. Porém a cerveja da região apresentava baixa qualidade e curta vida útil. Ou seja, mais de 36 mil barris de cerveja estavam sendo jogados fora.
Assim sendo, Josef Groll, um cervejeiro renomado, que foi contratado pela cidade de Plzeñ para solucionar o problema.
Isso porque, ele já dominava técnicas de maltagem e fermentação a frio. Com esse conhecimento prévio, ele acrescentou uma espécie de lúpulo local, chamado de Saaz, com a água da região e produziu um novo tipo de cerveja: refrescante, dourada e carbonatada.
A essa cerveja foi dado o nome de Pilsner, ou Pilsen, e ainda hoje ela é produzida pela Pilsner Urquell, que significa: cerveja original de Pilsen.
Desde então, a cerveja Pilsen é um grande sucesso e certamente a maior parte da cerveja consumida no mundo.
Pilsner não tem que vir de Pilsen
Embora a forma de fabricar o Pilsner Brauart fosse um modelo a seguir, ele ainda estava bem no começo, ou seja, ainda oferecia potencial de otimização. Portanto, os fundadores da cerveja alemã Radeberger Pilsner não queriam simplesmente copiar a pilsner original da Boêmia. Eles queriam aperfeiçoá-la. E assim eles se fixaram no objetivo de fabricar a melhor Pilsen de seu tempo. Eles tiveram testes regulares realizados por laboratórios renomados e melhoraram seus próprios processos. Isto continuou até que a qualidade do pilsner tcheco não só foi alcançada, mas provou ser ainda melhor.
A boa reputação da Radeberger Pilsner espalhou-se rapidamente por toda a Alemanha. A cerveja pálida e tensa atingiu o paladar da época com seu sabor fresco e começou um caminho triunfante.
Debate judicial pelo nome Pilsner
Em Pilsen, as pessoas sentiram que seus direitos a um nome haviam sido violados – provavelmente também um pouco em seu orgulho. Porque se acreditava que um bom Pilsner deve vir de Pilsen. E somente a cerveja de lá poderia levar o nome Pilsner no rótulo. Por volta de 1910, vários processos foram movidos contra o Radeberger Brauerei para proibi-lo de usar o nome Radeberger Pilsner.
Em 1913, o Tribunal Imperial decidiu que a adição “Radeberger” esclareceu sem dúvida de onde vinha o Pilsner. Assim, surgiu que o “Pilsner” tornou-se o epítome de uma variedade de cerveja na Alemanha e não representa sua origem.
Radeberger Pilsner uma das cervejas alemãs a conquistar o mundo
No final do século XIX, a cerveja alemã Radeberger Pilsner conquistou primeiro Nova York e depois o mundo inteiro. Uma circunstância que levou até mesmo à renomeação da cervejaria “Radeberger Exportbierbrauerei” em 1885.
Informações sobre a cerveja Radeberger Pilsner
Categoria Cerveja: Cerveja com uma gravidade original entre 11 – 14%
Estilo: Pilsner alemã
Porcentagem de carbonatação: 0,53%
Cervejaria: Radeberger Brewery
País: Alemanha
Visual: Dourado claro transparente com boa formação de espuma cremosa.
Olfativo: Lupulado e fresco com notas erbais
Paladar: Facil de beber, notas marcantes de lúpulo com leve amargor e final seco.
Receba grátis seu E-book e desenvolva essa
habilidade
Característica da cerveja Pilsen
Na sua produção são utilizados apenas 4 ingredientes: água, lúpulo, levedura e malte de cevada, possuindo assim 25 a 45 unidades de amargor.
Dentre as suas características podemos ressaltar que ela possui sabor seco, e o amargor considerado baixo ou médio. Como é uma cerveja que o lúpulo não é marcante, este é suave.
*A cerveja Radeberger Pilsner é rica em sabor. Cheia de caráter e encorpada.
O equilíbrio pode mudar de levemente maltosa até levemente amarga, porém é muito próxima do centro.
A sensação na boca ao beber a cerveja Pilsen é de uma leve cremosidade e com carbonatação moderada.
O ideal é consumir essa bebida ainda jovem e entre 4 a 7 graus, pois quando a cerveja é muito gelada fica difícil apreciar as propriedades da mesma.
Além disso, a cerveja Pilsner faz uma boa harmonização com frutos do mar, saladas, currywurst, embutidos condimentados e quiches.
Procure evitar beber essa cerveja com alimentos mais forte ou muito temperados, já que eles quebram o sabor da Pilsen.
Leia aqui sobre a cerveja Berliner Weiße
Uma resposta