Karla

karla nomade

Nomade

10 Fascinating Facts About Berlin You should Know

Descubra 10 coisas típicas de Berlim

Conheça 10 coisas típicas de Berlim – uma cidade multicultural. Uma verdadeira “ilha” dentro da Alemanha. Inegavelmente essa é uma boa razão pra que ela seja tão atraente e o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo.

O número de turistas é enorme e o número de recém-chegados está aumentando. Assim sendo, muitos pensam que o berlinense parece estar em constante busca de identidade.

Dizem por aí que “Paris é Paris” e “Berlim nunca é Berlim”.

Berlim está em constante movimento, mas existem sim, algumas particularidades, hábitos e coisas bem típicas da cidade.

1. Wegbier - Andar por todo lado com uma ceveja na mão

Seja passeando com o cachorro, com o filho pequeno, ou o amigo. Também pode ser nos transportes públicos, qualquer hora do dia ou da noite. Da mesma forma, antes de ir para uma festa, ou após o trabalho. Andar com um cerveja na mão é um hábito aqui em Berlim e também em algumas outras cidades alemães.

Ao contrário de muitos países do mundo, beber em público é legal na Alemanha. Não há necessidade de esconder sua cerveja em uma garrafa de suco ou embrulhar em sacos de papel. O álcool não é vergonhoso por aqui. Muito pelo contrário. Para muitos, Wegbier é uma experiência muito agradável  e símbolo de ser “cool”.

 

coisas típicas em Berlim
Tipico em Berlim andar com uma cerveja na mão

2. Spätis - uma das coisas típicas em Berlim

Eles são umas vendinhas que ficam abertos além do horário de fechamento geral e vendem bebidas, produtos de tabaco revistas, alimentos e muitas vezes também oferece acesso à internet.

A palavra que quer dizer mais tarde, ou atrasado, era usada em Berlim Oriental, quando os mercados de varejo do estado ficavam abertos até depois da meia-noite, porque os trabalhadores do turno deveriam ter a oportunidade de fazer compras.

Após a reunificação, uma cláusula no tratado de unificação garantiu a continuidade dessa lei que viabilizava os Spätis continuarem abertos. Assim, eles foram lentamente importados para o lado oeste da cidade e se tornaram uma das coisas mais típicas em Berlim. 

3. Ser Cool é atitude típica em Berlim

O berlinense e seu famoso “Na und?” – que significa: E daí?

Sim, o berlinense tem orgulho de ser cool. Eles têm a habilidade de mostrar indiferença em diversas situações. Seja diante do caos, ou seja ao ver a pessoa mais famosa no mundo na sua frente na padaria do seu bairro. Ele finge não perceber ou não se importar.

O berlinense também não se importa com atitudes ou pessoas esquisitas. O lance é olhar para outro lado e continuar Cool.

 

4. Respeitar as ciclovias

Coisas típicas em Berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Hallo! Das ist ein Fahrradweg! – Alô! Isto é uma ciclovia! – Você certamente ouvirá um berlinense zangado gritar essa frase se você por exemplo parar em cima de uma. Muitos turistas não percebem que aquela faixa é de bicicleta e simplesmente caminham, ou mesmo ficam parados nelas. Mas isso é inaceitável por aqui. Talvez você não imagine porque essa seja uma das coisas mais irritantes para os berlinenses.

Mas de fato, as ciclovias em Berlim são tão importantes quanto as pistas para carro ou outro transporte. Afinal andar de bicicleta por aqui, é muito mais que praticar um esporte. Muitos berlinenses, inclusive eu, com o estilo de vida sustentável, usam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, fazer compras, ir a escola, etc.  

 

Por isso existem algumas regras no que diz respeito as ciclovias da cidade.

Se você decidir conhecer Berlim de bicicleta, terá que andar concentrado nas ciclovias. Não lhe aconselho andar em ciclovias movimentadas lentamente e displicentemente como se todos estivessem em suas férias, porque não é essa a realidade.

As pessoas enfrentam transito todos os dias, ou seja, não têm a menor paciência com turistas que atrapalham o fluxo.

5. Currywurst

currywurst - coisa típica em Berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Apesar da cidade ter um dos números mais altos de veganos do mundo, o Currywurst é uma coisa típica de Berlim.

Aprenda a fazer a receita de Currywurst.  

Ele foi inventado cerca de 70 anos atras. Desde então, os pontos de venda deste típico prato berlinense se multiplica. É possível encontrar em barracas de feiras, quiosques, comércio próprio, etc.

Como se trata de comida de rua, rápida e sem a menor sofisticação, na maioria das vezes se come Currywurst em pé.

O acompanhamento são batatas fritas e uma boa cerveja, e de certo você encontra muitas opções de Currywurst vegano. 

6. Se jogar em algum gramado

Sem dúvidas os gramados dos parques ou praças públicas são um dos locais favoritos dos berlinenses. 

Sendo assim, se jogar na grama, seja em qualquer estação do ano, sozinhos ou em grupos, é uma coisa típica de Berlim.

Isso significa que se o dia estiver pelo menos com a temperatura por volta dos 16 graus e o céu parcialmente azul, certamente você terá dificuldades em encontrar um local de grama tranquilo, pois, com esse “calor”, os gramados de Berlim já estarão cheios de pessoas deitadas ao sol.

O código de roupa é livre, pode ser vestido, ou de sutiã e calcinhas, cueca, sunga, biquini ou até mesmo completamente pelados. Como muitos já sabem, os alemães amam ficar pelados.

Típico em Berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

7. Andar descalço

pessoas descalças pela cidade

Pode ser bem esquisito, mas sim, é muito comum encontrar em Berlim, pessoas descalças na rua, ou nos transportes públicos.

Isso é claro principalmente durante o verão, mas acontece em qualquer estação.

Também nunca entendi a razão.

8. O Coquinho de cabelo típico de Berlim

Os berlinenses não seguem tendência de moda, não tem estilo definido. A cidade é realmente uma liberdade em termos de se vestir. Ninguém se importa com bolsas ou sapatos de grife, maquiagem perfeita, cabelos maravilhosos. Assim sendo os coquinhos nos cabelos são a solução mais prática. Eles estão em todo lugar, em toda ocasião. Quase todo mundo que tem cabelos em tamanho de prender usam sem medo de parecer uma pessoa largada. 

Afinal, eles são totalmente típicos berlinenses.

típico berlinense
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

9. Carnaval das Culturas em Berlim

Carnaval das culturas em Berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Enquanto os outros estados na Alemanha comemoram o carnaval na mesma data que o Brasil, ou seja em fevereiro –  inverno aqui na Alemanha. Em Berlim o carnaval acontece no mês de junho, no verão.

Por que sair nas ruas encapotados se podemos esperar mais uns meses e simplesmente festejar com as roupas que quisermos sem se preocupar com o frio?

10. Ser resmungão é uma das coisas típicas de Berlim

Você pode achar uma contradição que este mesmo ser que é “cool” também é resmungão. Sim, mas este é o berlinense. Primeiro porque a simpatia não é o forte dos moradores da cidade. Não espere aquele tom amigável, paciente, compreensivo, que talvez você encontrou em outros lugares.

Aqui eles reclamam de tudo, discutem por tudo. A tonalidade estressada está em todo lugar, nos atendentes de bar, taxistas, vendedores, enfim, é um tipo de impaciência coletiva. Se você fizer alguma coisa errada, vai receber uma reação desagradável.

 

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

O berlinense também reclama sempre da própria cidade, mas externamente ele sempre a defende com arrogância.

Mas não se preocupe! Não é tão mal como parece. Berlim é a melhor cidade do mundo!

Viram isso? Acabei de fazer o mesmo!

Saiba mais sobre Berlim

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

9 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezesseis =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!