Karla

karla nomade

Nomade

É seguro passear ao ar livre durante a crise do coronavírus?

Em Berlim os parques estão sempre cheios, mesmo durante a crise do coronavírus. Isso porque os passeios ao ar livre foram liberados, desde que os requisitos de distanciamento social sejam cumpridos. Ainda assim existe a dúvida se realmente é seguro passear ao ar livre com a crise do coronavírus. 

Eu me sinto aliviada em poder sair de casa pelo menos uma vez ao dia para um passeio de bicicleta, correr ou caminhar. Além de ajudar a manter o sistema imunológico mais forte, mantém também nossas mentes e humores mais equilibrados, pois não é fácil passar tantas horas dentro de casa sem poder fazer nossas atividades sociais. 

Ainda assim grande número de pessoas sentem se inseguras e não sabem ao certo até onde é seguro passear, correr, ou simplesmente estar ao ar livre quando existem outras pessoas ao redor fazendo o mesmo. 

O que os especialistas dizem todos os dias nos jornais é que relativamente pouca transmissão do Covid-19 ocorreria ao ar livre, exceto talvez em grandes multidões. Mas multidões estão proibidas, então acredito que não precisamos ficar ansiosos e prender a respiração quando alguém sem máscara cruza nosso caminho. 

De qualquer forma, é melhor escolher os caminhos menos movimentados. Assim se alguém tossir, espirrar ou cuspir na nossa frente, não entraremos em pânico.  Evidentemente o pânico arruinará com o relaxamento do exercício ao ar livre. 

Preciso usar uma máscara durante o exercício ao ar livre?

  Você já tentou se exercitar com as máscaras? Eu já e as vezes fico com enjôo. Pesquisei então sobre correr ou andar de bicicleta com uma máscara facial e como isso afetaria a respiração, desempenho, chances de espalhar o vírus e até mesmo a visão.

Como tudo a respeito da crise do coronavírus, também os pesquisadores têm diferentes opiniões sobre o uso de máscaras e alertaram que pouco se sabe sobre a respiração pesada durante o exercício aeróbico e como isso afeta a propagação viral. 

Enquanto alguns especialistas dizem que de forma geral, exercícios ao ar livre, com ou sem máscara, parecem seguros, pois o risco de transmissão é mínimo, outros recomendam que todos usem algum tipo de máscara quando saírem de casa. Isso porque elas também podem tranquilizar as pessoas com quem você compartilha caminhos ou calçadas enquanto correm.

Mas então se você optar em usar máscara, é melhor ficar consciente de que podem sentir alguma resistência à respiração. E se a boca e o nariz estiverem totalmente cobertos, pode haver alguma limitação à ingestão de ar, o que pode aumentar o desconforto e atenuar o desempenho da corrida.

Além do mais as máscaras também ficam rapidamente molhadas de suor e da umidade em nossa respiração.  Inspirar através de um pano úmido tende a parecer mais árduo do que quando está seco, além de perderem a eficiência antimicrobiana.

 

Óculos e máscara juntos pode ser complicado

Sim na hora de fazer exercícios essa combinação pode não dar muito certo. Ou seja, se você usa óculos, eles provavelmente ficarão embaçados. 

Então, que tipo de cobertura de rosto é melhor para exercícios ao ar livre?

Essa escolha, no final das contas, exige um difícil equilíbrio de preocupações sobre o controle e o desconforto da infecção, dizem os especialistas. 

Portanto, no final, talvez você precise consultar seu julgamento e consciência e talvez experimentar alguns tipos diferentes de máscaras e tecidos.  Qualquer que seja a sua escolha, mantenha distância.  A precaução mais importante é o distanciamento social.   Fique a pelo menos um metro e oitenta de distância de quem você passa.  E desinfete suas mãos e sua máscara quando chegar em casa.

Acompanhe meu canal no youtube

Você poderá também gostar das postagens

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!