Karla

karla nomade

Nomade

Espinho Portugal viagem sustentável

Espinho Portugal completamente deserta? Descubra o inimaginável!

Espinho – Portugal, é uma cidade costeira, originalmente uma vila de pescadores. Todavia, com uma pequena indústria de sardinhas enlatadas.  

Nos últimos tempos, o balneário atrai multidões para sua praia dourada com ondas perfeitas para o surf. Porém, não durante o confinamento que deixou a cidade completamente sem turistas. 

Mas eu estive lá! Já imaginou então, você ter a oportunidade de visitar uma cidade que normalmente é lotada, completamente deserta? Inimaginável, não é mesmo? Eu contei aqui como fui parar em Portugal completamente fechada para o turismo. Hoje vou falar especificamente desse lugar maravilhoso em Portugal chamado Espinho sem o movimento dos turistas. 

Onde fica Espinho em Portugal?

A cidade de Espinho fica localizada no litoral da região norte de Portugal, no distrito de Aveiro.

Fica a cerca de 300 quilômetros ao norte de Lisboa, e pouco mais de 20 quilômetros ao sul de Porto – a segunda maior cidade em Portugal. 

Existem comboios (trens) e autocarros (ônibus) que facilitam bastante o acesso à cidade. O trajeto entre Espinho e Porto de trem, dura 40 minutos e a ferrovia fica paralela a praia. Ou seja, você pode viajar curtindo o lindo visual das praias entre as duas cidades. 

Espinho Portugal trem
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno Vista do trem entre Porto e Espinho Portugal

Espinho Portugal - Turismo

Quando visitei Espinho, todas as atrações turísticas citadas nos guias estavam fechadas. Incluindo a Biblioteca Municipal, o Casino Espinho, o Oporto Golf Club e o Balneário Marinho, com sua piscina de água do mar aquecida.

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno Pesca faz parte da vida de Espinho em Portugal

Mas certamente, a maioria dos visitantes  da cidade, estão mesmo em busca de vida ao ar livre, praia, e natureza. E inegavelmente, disso eu pude me deliciar na semana que passei por lá sendo a única turista da cidade. 

Você pode estar se perguntando pelos restaurantes.

Sim, infelizmente, igualmente aos pontos turísticos, todos os restaurantes da cidade estavam fechados. Esse foi um ponto muito negativo, pois os restaurantes de Espinho são famosos pela boa comida. Principalmente os que servem frutos do mar. Afinal, a pesca ainda é uma parte importante na cultura da cidade. Alias, enquanto estive na cidade, caminhava apenas entre pescadores e surfistas.  

Surf em Espinho

surf espinho portugal
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

A costa de 8 kms de praias e muitas ondas, num imenso mar e extensa areia fina, fazem de Espinho  um destino muito popular de surf. 

Dizem os bem entendidos em ondas que sua ondulação atlântica proporciona as melhores ondas Portuguesas e as melhores ondas do Norte, para a prática  de Surf, Bodyboard e Longboard. 

Na praia azul, por exemplo estão uma das ondas Portuguesas com mais power. Decerto, isso proporciona um verdadeiro playground para os bodyboards e surfistas mais experientes. Principalmente pelo surgimento de  grandes tubos.

 

Nem preciso dizer quanto tempo eu passava na praia fotografando surfista, não é mesmo?

Imagine tal cenário para uma fotógrafa que mora em uma cidade como Berlim, um ano confinada. Ou seja, praticamente só fazendo: ou fotos de trilhas em florestas, ou lagos, ou street fotografia (que eu amo, mas é bom variar a paisagem). 

Eu já estava até me acostumando com a rotina meditativa de ir à praia todos os dias, e esperar boas ondas para serem fotografadas. Acredite, eu até comecei a me enturmar com os fotógrafos locais. 

Isso porque, como não tinha turistas, todos se conheciam. Isto é, quando apareci por lá com minha camera, atraí imediatamente olhares curiosos. 

Surf Espinho Portugal
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

top dica

Ao visitar Espinho, vá todos os dias assistir o por do sol na praia. Com a vastidão de praia e visão aberta, é um espetáculo imperdível. 

Turismo sustentável em Espinho Portugal

No começo do ano de 2021, Portugal lançou um desafio denominado #CantSkipTomorrow. Este desafio certamente é um apelo à consciência colectiva e para a proteção e preservação daquilo que lhes foi atribuído pela natureza.  

Essa natureza que deslumbra os viajantes e que só se manterá, se cada um se responsabilizar por atrair visitantes mais respeitadores e conscientes.

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Ecovia do Litoral

Uma das coisas mais bacanas e sustentáveis é a Ecovia do Litoral. Ela foi construida para evitar o trânsito de pessoas pelas dunas. São 12 quilômetros de Ecovia (passadiços) que garantem um belo passeio à beira-mar. Principalmente na direção sul, onde não tem a ferrovia paralela e as casas ficam a uma distância maior da praia.

É claro que eu fiz o agradável percurso mais de uma vez, pois é delicioso aproveitar a quietude de andar sozinha apreciando as belas praias da região. 

É possível percorrer a Ecovia a pé ou de bicicleta. 

A renovação em curso da Ferrovia 2020 entre Espinho e Vila Nova de Gaia também é uma iniciativa que vai ajudar na sustentabilidade da região. 

Existe também um projeto para a proteção das dunas

A vegetação também é catalogada e preservada.

Os pontos negativos, foram, o excesso de lixo nas lindas praias e o uso ainda excessivo de sacolas plásticas nos supermercados. 

 

Singularidade na cidade de Espinho Portugal

Há uma singularidade na organização de Espinho. 

Você não encontrará nomes nas ruas da cidade. Elas são todas são numeradas. A rua beira-mar, por exemplo, é a rua 2.

Desse modo, a organização da cidade é feita em quadras, ou seja, se olharmos o mapa da cidade veremos a perfeita organização das quadras e das ruas. Essa forma de organização foi criada na planta da cidade projetada em 1870.

Com isso você vai encontrar não só maior fluidez do trânsito local, mas também a facilidade de se locomover na cidade sem se perder. 

Temperatura em Espinho

Eu estive em Espinho no final de março, início de abril, ou seja, começo da Primavera. Experimentei temperaturas amenas, entre 15 e 21 graus.

Mas sabemos que Espinho ganha vida no verão, quando a precipitação é muito escassa.  Especialmente entre julho e agosto. Por outro lado, chove muito no outono, inverno e primavera. Portanto, se você quiser garantia de dias mais secos, melhor não viajar para destinos de praia do norte de Portugal fora dos meses de verão.

Lembre-se também que o frio do Oceano Atlântico arrefece o ar costeiro de Portugal, tornando-o mais brando em comparação com o interior do país. Muito raramente a temperatura chega a +30°C na costa norte de Portugal, e em vez disso +22-25°C são típicos. À noite, as temperaturas caem para cerca de +15°C, e neste caso, é sempre bom carregar uma jaqueta jeans ou um pulôver na bagagem, mesmo sendo na sua mala leve, e mesmo no meio do verão.


Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

A água do mar permanece entre +16-18°C durante todo o verão.

Devido aos fortes ventos e correntes, o mar de Espinho não é recomendado para crianças. 

Como chegar a Espinho

Se você for de avião, o aeroporto do Porto está situado a cerca de 23 quilômetros de distância de Espinho. De lá, a maneira mais conveniente de fazer o trajeto, é de táxi ou de Uber. O custo de uma viagem de Uber é de cerca de 24-45 euros, dependendo do congestionamento do tráfego. Uber funciona muito bem na área metropolitana do Porto.

Uma rota alternativa é pegar o metrô do Aeroporto do Porto até a estação ferroviária de Campanha, e depois continuar de trem até Espinho. Como o aeroporto é a estação terminal da linha E, há apenas uma linha e direção para a partida do metrô.

No entanto, a estação final da linha E no Porto é a Trindade, que está situada pouco antes do centro da cidade. Portanto, é necessário mudar as linhas do metrô em algum ponto para chegar à estação ferroviária de Campanha.

É possivel viajar para Espinho durante a pandemia?

Ainda não. Portugal está fechado para viagens de lazer. Então agora só nos resta esperar! 

Esperar também na aposta da sustentabilidade que o Turismo de Portugal se compromete a liderar o turismo do futuro. Com a  Estratégia Turismo 2027, que estabelece prioridades e se responsabiliza com metas de sustentabilidade económica, social e ambiental.

Todavia, este conceito deriva das orientações globais da Organização Mundial do Turismo que indicam que a recuperação responsável do sector, após a pandemia de COVID-19, permitirá que este retome a actividade ainda mais forte e mais sustentável.

Espinho Portugal fotos
Espinho portugal fotos
Espinho portugal fotos

Se tiver interesse nestas e mais fotos de Espinho – Portugal em tamanho original e alta resolução, entre em contato comigo

Assista ao vídeo

Artigos relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!