Karla

karla nomade

Nomade

mala de inverno

Como fazer uma mala leve de inverno

A mala leve faz parte da viagem sustentável. E eu sei que fazer uma mala leve de inverno pode representar um desafio maior que o verão, mas totalmente possível.

Pensar em colocar casacos, blusas, botas na mala, chega a dar um frio no estômago, no entanto, você ainda pode levar pouca bagagem para as viagens de inverno e ainda ter tudo o que precisa. Trata-se de ter as roupas de inverno certas para viajar, ter foco e ser prático.

Não ha necessidade de levar uma mala maior ou uma bolsa a mais só porque você quer ter mais variedades de suéteres ou casacos.

Você só precisa pensar e planejar com sagacidade no que você traz e como você a embala. Vamos fazer uma mala leve e maravilhosa. Tenho certeza que sua viagem será bem mais feliz!

Reduza o tamanho da mala que você vai levar

O tempo das super malas gigantes acabou. Se você tem uma delas e a ama, use-a para ajudar a organizar coisas em sua casa, mas a esqueça na hora de viajar. 

Sim, o primeiro passo para uma mala leve é a própria mala. Se você tiver uma mala gigante, vai provavelmente querer ocupar todos os espaços dela.

top dica

A mochila pode substituir a mala

Depois que você descobrir a praticidade de viajar com uma mochila, talvez você não queira mais puxar malas com rodinhas pelos lugares que visita. Principalmente na neve. 

Faça a mala para uma semana

Não importa o tempo da sua viagem. Faça a mesma mala tanto para um mês, quanto para uma semana. 

Após uma semana, você pode lavar roupa, seja na pia de seu hotel ou em uma lavanderia.

As viagens com tempo frio são na verdade mais fáceis, pois as mesmas roupas podem ser usadas com mais freqüência do que com tempo quente e suado. Repetimos mais roupas no inverno e as lavamos menos.

Planeje as camadas de roupas

Na hora de fazer uma mala leve de inverno é preciso respirar fundo, encarar a realidade e desapegar. A realidade é que você vai precisar de várias camadas de roupas, então, vamos desapegar da fantasia de levar aquela camisa branca colada, que te deixa lindo no verão, ou aquele vestido com um decote que lhe torna a mais irresistível das mulheres. Provavelmente se você colocar essas peças na mala, elas irão voltar para casa sem serem jamais usados. 

Vamos então focar no que de fato precisamos no inverno. Camadas.

Ao embalar camadas, em vez de uma jaqueta pesada, você pode se adaptar às mudanças das condições climáticas e sua bagagem será mais leve.

Você também pode lavar suas camadas de base com mais freqüência – é mais fácil lavar uma camiseta térmica do que um pulôver grosso de lã.

 

Primeira camada

Comece então a pensar na primeira camada. Ela é muito importante. O objetivo dessa primeira camada, é manter o calor do seu corpo, por isso ela precisa ser bem colada para vedar a entrada do frio.  Considere investir em uma roupa térmica. A lã merino também funciona muito bem, pois este tecido mágico é naturalmente regulador de temperatura, mais macio que a lã tradicional, e seca rapidamente. 

Se você não tem essas peças, embale camisetas de mangas longas para fazer esse papel da primeira camada. Pense em algo de cor neutra – eu uso sempre preto, assim sei que estarei pronta tanto para um dia inteiro de caminhadas em uma temperatura congelante, quanto para uma noite em uma lareira aconchegante.

4 camisetas para a primeira camada são suficientes para a sua mala leve de inverno. Lembre-se que você poderá lavá-las sempre que for necessário. 

Segunda camada

Leve um pulôver com você e um extra em sua bagagem. Você não vai precisar mais do que isso, então escolha seus favoritos e de preferencia mais quentes e ao mesmo tempo que não sejam super grossos. Tenha em mente que é com eles que você estará quando tirar o casaco. 

Eu levo sempre um fleece. Ele pode substituir o pulôver, ou ser usado por cima dele se o frio estiver mais intenso. 

O que levar para as pernas

Para viagens com tempo frio em áreas urbanas, geralmente vou embalar um par de leggings térmicas, uma meia calça forrada com lã e uma saia de comprimento médio.

Para quem gosta de calça comprida mais do que saia, substitua-a por seu jeans mais confortável. Fique atenta para que não seja algo super apertado, pois se for o caso, você não será capaz de fazer as camadas, ou irá parecer que está perto de explodir a qualquer momento. 

Para os rapazes uma calça comprida ou jeans extra e duas ceroulas térmicas.  

Se a viagem for para uma área de esqui leve também calças de esqui ou se a viagem for única na vida, considere alugar o equipamento. 

Sapatos

Vá com uma bota de inverno nos pés – que ela seja o mais confortável possível e leve apenas um par de sapatos na bagagem. Algo que você possa usar confortavelmente de dia e se sentir bem com ele a noite em um restaurante, por exemplo. 

Escolha o melhor casaco

Se você estiver viajando apenas para o clima frio, você pode levar um casaco mais pesado, desde que você possa usá-lo durante a viagem. Ou seja, ela não será de forma alguma um item em sua mala. 

Se você estiver viajando para climas múltiplos, deixe-o para trás e opte por uma jaqueta leve e fofa com isolamento que é quente, ultra leve e altamente compressível.  Sendo assim, fácil de embalar. Elas geralmente têm uma cobertura externa de nylon que é à prova de vento e resistente à água.

Se você for para um destino com muita chuva, o melhor é levar uma jaqueta de chuva impermeável. Escolha uma que também bloqueie o vento. 

top dica

Se você mora em uma cidade que não tem inverno, considere pedir emprestado ou alugar um casaco em seu destino. Não faz sentido comprar roupas de inverno que você não vai usar com frequência. 

Use suas roupas mais pesadas no trem ou avião

Use suas roupas e sapatos mais pesados e volumosos no avião para economizar espaço e peso em sua bagagem. 

Você também pode economizar espaço ao enfiar suas luvas e gorro nos bolsos do casaco.

Mantenha as extremidades quentes

Certifique-se de embalar meias grossas, um chapéu ou gorro de lã, cachecol e luvas, pois estas não ocupam muito espaço, mas fazem uma grande diferença, pois a cabeça, os pés, as mãos e o pescoço quando estão aquecidos, está tudo bem. Você se sente mais confortável. 

Use sacos de compressão ou cubos de embalagem

A forma que você embala é tão importante quanto o que você embala na economia de espaço. O uso de cubos de embalagem  e sacos de compressão facilita a organização de suas roupas de inverno em uma bagagem leve ou de mão.

Não exagere nos produtos de higiene e roupas de baixo

Leve um pedaço de shampoo em barra e também sabonete em barra. Com ele você também lava suas roupas. 

Uma embalagem pequena de creme hidratante, protetor solar e desodorante. 

Leve sua escova de dentes e tabletes para escová-los. 

Escolha as roupas de baixo mais leves e de secagem rápida. 

Se você costuma dormir de pijamas, não esqueça de colocar o seu na bagagem! Se preferir, o substitua por uma camiseta confortável. 

Pronto! Agora é só aproveitar sua viagem sustentável de forma leve!

Posts relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!