Transporte sustentável – O primeiro ônibus elétrico articulado em Berlim faz parte do projeto “E-MetroBus”. Os veículos articulados com emissão zero serão responsáveis por todas as viagens na Linha 200.
A aparência pode ser a mesma, por dentro e por fora, mas ao fazer sua viagem sustentável com o ônibus elétrico, vai perceber que ele é diferente não só para o meio ambiente.
Primeiramente, porque o veículo soa como uma turbina ao se aproximar da parada do ônibus. Devo dizer que uma turbina até que bem silenciosa. (Confira no vídeo) Isso transmite a sensação de que ele pareça ser muito mais sofisticado do que a maioria dos outros ônibus do planeta.
Além do mais, o chamado e-MetroBus.berlin também é bem mais confortável para os passageiros, no sentido de que não sacode tanto quanto um ônibus comum.
O que é o transporte sustentável?
Transporte sustentável, faz parte, é claro, do estilo de vida sustentável e é o termo utilizado para definir todas aquelas estratégias que visam melhorar a vida nas cidades e garantir o direito de ir e vir com mais praticidade e sem prejudicar o meio ambiente.
A linha 200 de ônibus de Berlim
A rota feita pelos ônibus 200, agora integralmente elétricos, costumava passar por muitas atrações e pontos turísticos de Berlim. Para muitos visitantes, era uma forma bem barata de passear pela cidade. Mas a rota foi alterada e agora apenas a linha 100 continua passeando pelos pontos turísticos famosos.
É um bilhete para a zona tarifária AB. Descer durante a viagem não é problema, já que o próximo ônibus chega a cada dez minutos.
O passeio com o ônibus 200 começa na estação ferroviária de Zoologischer Garten. A estação costumava ser um importante centro de transporte para o tráfego ferroviário por um longo tempo. Agora a Hauptbahnhof assumiu este papel. A estação ganhou fama muito além das fronteiras de Berlim com o livro “Wir Kinder vom Bahnhof Zoo” de Christiane F.
Além disso, a poucos minutos a pé da estação Zoologischer Garten estão o famoso Jardim Zoológico, a rua de compras Kurfürstendamm e aBreitscheidplatz com a igreja mais famosa de Berlim.
top dica
Em tempos normais, é possível comprar o bilhete diretamente com o motorista do ônibus. Mas em tempos de pandemia, isso não é possível. Os motoristas ficam dentro de uma faixa de isolamento. Ou seja, compre sua passagem antes de pegar o ônibus ou use o aplicativo da BVG.
Proteção climática
Cada vez mais ônibus com acionamentos elétricos inovadores estão substituindo os antigos veículos a diesel. Isto torna a mobilidade sustentável, mais limpa, mais silenciosa e ambientalmente mais amigável.
Os primeiros ônibus E-articulados são outro marco para a proteção climática e a modernização da BVG.
A BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) Companhia de Transportes Berlinense, é a empresa que gere os ônibus eléctricos e o U-Bhan – o metrô de Berlim. Existe também em determinados locais também há oferta de linhas de barco e balsa.
Rolf Erfurt, membro da diretoria da BVG para operações, diz: “Este projeto é pioneiro para a mobilidade elétrica em Berlim. Os ônibus articulados são a espinha dorsal de nossa frota de ônibus e estamos muito felizes em poder testá-los também na versão movida a eletricidade.
Plano para futuro da mobilidade urbana sustentável em Berlim
A BVG tem atualmente um total de cerca de 1.500 ônibus em sua frota, que são usados para servir cerca de 150 linhas de ônibus. Nos próximos anos, a BVG planeja aumentar o uso de ônibus urbanos operados eletricamente.
O objetivo é o uso econômico de ônibus elétricos silenciosos, limpos e ecologicamente corretos.
O Senado de Berlim, pensando mais além no transporte sustentável, lançou o objetivo de uma frota de ônibus 100% livre de emissões locais até o ano de 2030.
Uma resposta