Karla

karla nomade

Nomade

Transporte publico em Berlim

Como funciona o transporte público em Berlim

O sistema de transporte público em Berlim opera muito bem durante o dia e a noite. Aprenda como funciona sua rede extensa e integrada para tirar melhor proveito dele. 

Você sabia que com um único bilhete pode usar todos os diferentes tipos de transportes públicos em Berlim?

Ou seja, você não precisa comprar um ticket para o trem, outro para o ônibus e assim por diante. Eles podem ser combinados.

Assim sendo, use e abuse do transporte público ao fazer turismo em Berlim, pois eles são a forma mais prática e eficiente. 

Os tipos de transporte existentes em Berlim

O sistema de transporte em Berlim é composto por Ônibus, Tram (Bondinho), U-Bahn (Metrô) e S-Bahn (Trem) e O Trem Regional.

Enquanto as linhas do U-Bahn servem mais à cidade de Berlim, o S-Bahn vai pouco além das fronteiras e chega a cidades próximas como Potsdam, por exemplo. Os bondinhos do tram e metro tram viajam em trilhos pelas ruas e as suas linhas circulam apenas na parte leste da cidade.

A empresa BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) opera o U-Bahn, ônibus, tram e metro tram, enquanto a Deutsche Bahn opera o S-Bahn. Entretanto isso não afeta o usuário, uma vez que todas estas modalidades de transporte são integradas e a tarifa é unificada, ou seja, ao comprar um bilhete, você poderá utilizá-lo em todos os transportes.

O U-Bahn tem 10 linhas e o S-Bahn 15 linhas, enquanto existem 22 linhas de Tram e mais de 100 linhas de ônibus circulando pela cidade.

Tram

Transporte publico em Berlim - Tram
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Existem em Berlim mais de 20 linhas de Tram. Elas porém estão em sua maioria absoluta  na parte leste da cidade.

Isto porque quando a cidade era dividida pelo muro, a parte ocidental queria ser mais moderna e acreditavam que o Tram era algo antiquado e arrancaram as linhas. Hoje se planeja voltar com elas. 

Os Trams são bem frequentes em Berlim durante a semana e seus horários são mostrados no painel nas paradas. Assim pode se saber quanto tempo vai ser a espera. 

Se você não comprou seu ticket, é possível comprar dentro do Tram nesta máquina que se você ficar confuso com ela, não se preocupe. 99% dos turistas também ficam, porque você precisa escolher o tipo de trajeto que irá usar.

Se você já tem o ticket, basta validar em uma máquina disponível dentro dos Trams. 

Transporte publico em Berlim

U-Bahn

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Para reconhecer uma estação de U-Bahn, basta encontrar estas placas com o U.

O U-Bahn, o metrô em Berlim, tem 10 linhas, percorre uma rede de rotas de 146 quilômetros, que inclui 173 estações. 

Sua característica é a cor amarela dos trens. A maioria das linhas trafegam pelo subsolo, mas algumas e alguns trechos são percorridos também pela superfície. 

Em alguns horários ele fica realmente bem cheio, mas se você vem apenas visitar a cidade, não vai precisar de disputar um lugar com quem está indo para o trabalho, não é mesmo? 

O ticket pode ser comprado facilmente nas máquinas nas estações de Metrô. Jamais se esqueça de validar antes de usá-lo. Não existe ninguém para vender os tickets, mas existem pessoas que controlam os transportes aleatoriamente, e se a pessoa não tem o ticket, ela é expulsa do transporte (que vergonha) e ainda paga uma multa de €60. 

 

Existem também os elevadores para quem precisa evitar as escadas nas entradas dos U-Bahn. 

S-Bahn

As estações de trem são identificadas pelo S. E é necessário ver a plataforma do local que se quer ir e a direção. (Richtung).

O S-Bahn é o trem expresso urbano. Junto com o Trem Regional, pertencem a Deutsche Bahn. Eles são mais rápidos do que o U-Bahn quando a distância é maior pois param menos. Por isso mesmo dentro da cidade, quando precisa-se percorrer um trecho maior, por exemplo ir da Alexanderplatz até a Savignyplatz, a melhor forma é o S-Bahn.

 

S-Bhan . transporte público Berlin
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

O S-Bahn conecta todas as principais estações de trem de Berlim e a principal estação de trem de Potsdam. Ele também vai a cidades próximas de Berlim. Você pode usar o S-Bahn com sua bicicleta. É só pagar a tarifa dela também. Assim você pode fazer trilhas mais variadas na natureza. 

 

Você compra o bilhete em uma máquina nas estações e mais uma vez eu insisto, não se esqueça de validar antes de começar a viagem. 

Trem Regional

Outras possibilidades mais rápidas e bem mais confortável para cidades próximas a Berlim e ainda do aeroporto Berlin Brandenburg (BER) até o centro, são os trens regionais R. Porém eles não são tão constantes como os outros transportes e param apenas nas estações maiores. Por isso, se planejar usar os Regionais, olhe antes o horário exato de cada um.

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Ônibus

transporte em berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Este é o ônibus 200. Sua frota hoje em dia é completamente elétrica, ou seja, sustentável. O 200 Junto com o 100, são a forma mais econômica de conhecer muito da região central de Berlim. Isso porque ao longo do trajeto de ambas as linhas estão cerca de 30 dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Então se você comprar por exemplo o bilhete do dia, ou semana, pode simplesmente descer do ônibus, conhecer melhor o que quiser, e voltar ao trajeto. Ou também andar de uma estação para outra. 

Os bilhetes podem ser comprados diretamente com o condutor. A parada é facilmente identificada por este H e nos postes você encontra tabelas com horários e as linhas que passam naquele ponto. O transporte é muito pontual e se há atrasos, são pequenos – na Alemanha 5 minutos já é um atraso inadmissível.

Você não precisa fazer sinal com a mão indicando que quer entrar no ônibus. Eles param em todas as paradas quando há pessoas nelas. 

Alternativas: bilhete semanal, mensal, anual

O transporte púbico em Berlim dá a você algumas alternativas de tickets e pagamento. Ou seja, você não precisa comprar bilhetes todos os dias. Veja as alternativas e escolha a que mais ajusta as suas necessidades. 

7-Dia-Ticket - a partir de 36,00 EUR

Passagem semanal para 7 dias consecutivos. Bom para quem vai passar uma semana em Berlim.

Você pode levar 1 pessoa e até 3 crianças menores de 15 anos com você depois das 20h de segunda a sexta-feira e durante todo o dia nos fins de semana.
Mais barato do que 7 bilhetes separados por dia.

Válido dentro da zona AB. Se você estiver de bicicleta, precisa comprar um ticket para levá-la na viagem.

VBB-Umweltkarte - Bilhete mensal - a partir de 86,00 EUR

Passagem mensal transferível, com a qual você pode levar um adulto e 3 crianças a partir das 20h e nos fins de semana.

Isso significa que com esse bilhete, além de você viajar à vontade dentro da zona AB,  das 20h às 3h do dia seguinte e durante todo o dia nos fins de semana, bem como nos feriados,  um adulto e até três crianças (até 14 anos) podem ser levados de graça.
Este bilhete é transferível, ou seja, outra pessoa pode usá-lo.

Existe uma alternativa mais barata – 63,42 EUR. Neste você não pode levar alguém nos finais de semana ou à noite. 

VBB-Umweltkarte - Bilhete anual - a partir de 903,00 EUR

Se você sabe que vai precisar no período de um ano do transporte público em Berlim, este é 
o bilhete mais barato. 

Se você decidir dentro deste ano que o melhor é ser mais sustentável e andar de bicicleta, pode transferir o bilhete. Ou seja, outra pessoa pode usá-lo sem problemas.

Zona ABC - O que é isso?

A diferença entre AB e ABC, é a divisão de Berlim em três zonas, A, B e C.  AB é a zona central de Berlim, e se o turista não pretende ir além da cidade, não precisa se preocupar, pois vai fazer tudo dentro da AB.

A zona C é um pouco mais afastada do centro, e cidades vizinhas, como Potsdam, Oranienburg, e o Aeroporto de Berlin Brandenburg (BER).

Onde Comprar os bilhetes para o transporte público em Berlim?

 

Além das máquinas das estações de U-Bahn e S-Bahn, e nos ônibus diretamente com os/as motoristas, e nas máquinas dentro do Tram, é possível comprar em alguns pontos de venda, como por exemplo na Alexanderplatz ou na Hauptbahnhof.

Existem também opções para quem está fazendo turismo em Berlim de comprar bilhetes combinado com atrações. 

A noite e em finais de semana

De segunda a sexta, o S-Bahn opera até cerca de 1h /1h30 e o U-Bahn opera até cerca de 1h.

O Tram opera 24 horas, em intervalos de 30 minutos, a partir de 0,30 horas.

Ônibus noturnos: as linhas de U-Bahn mais importantes têm linhas de ônibus noturnas equivalentes. São os ônibus noturnos identificados pela letra N. 

Nos finais de semana, nas noites de sexta a sábado, de sábado a domingo e antes de feriados, os serviços de S-Bahn e U-Bahn também operam à noite. Ônibus noturnos passam a noite toda também.

O S-Bahn opera 24 horas, em intervalos de 30 minutos durante a noite.

O U-Bahn funciona 24 horas, em intervalos de 15 minutos durante a noite. Exceção: as linhas de U-Bahn U4 e U55 não são servidas.

O Tram funciona 24 horas, em intervalos de 30 minutos, a partir de 0,30 horas.

 

Mapa do transporte público em Berlim

Mapa transporte em Berlim

Curiosidade sobre o início do transporte público em Berlim

O transporte público de Berlim começou em 1825 como transporte suburbano com os ônibus semi-abertos puxados por cavalos de Simon Kremmer . Logo depois que a primeira linha ferroviária foi construída em 1838, Israel Moses Henoch abriu a primeira rota de ônibus no centro da cidade de Alexanderplatz para a estação de trem de Potsdam em 1840

Cem anos depois, essas conquistas pioneiras foram ocultadas por causa da doutrina estatal do anti-semitismo inicialmente latente e então criminosa, e a história começou com a licença de operação da Concessionária Berliner Omnibus-Compagnie em 30 de outubro de 1846.

Posts relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dois =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!