Ascona é a cidade mais baixa da Suíça. Está localizada a 196 metros acima do nível do mar na costa norte do Lago Maggiore, também chamado Lago Langen. Ascona é famosa por seu clima ameno, sua Cidade Velha e um charmoso calçadão repleto de cafés e restaurantes as margens do lago. Esse conjunto proporciona a cidade permanentemente um clima de férias.
Minha alma nômade ama Ascona
Muitos pensam que quem tem Alma Nômade, não tem locais favoritos. Mas isso não é verdade. Eu não tenho apego a lugares, mas tenho sim uma top list dos locais que eu mais gosto de ir por esse mundão.
E quando alguém me pergunta quais os lugares que mais gostei de visitar no mundo, eu sempre incluo Ascona em minha lista. Sim é verdade, essa cidadezinha super charmosa na Suíça italiana, e é um dos meus locais favoritos no mundo. Por razões de trabalho com o Festival de Cinema em Locarno, tive a sorte e a oportunidade de ir várias vezes para lá.
Mas, locais favoritos, não tem muita explicação. Eu acredito que depende da atmosfera de cada um. São como pessoas. Temos simpatia por umas, antipatia por outras.
Uma breve história de Ascona
Para aqueles que têm interesse em história, Ascona certamente não é uma decepção. O assentamento humano da área remonta a pelo menos a Idade do Bronze, talvez até mais cedo.
Do Império Romano, foi descoberta uma necrópole com 38 túmulos ao pé do castelo de S. Materno. O equipamento encontrado perto dos túmulos aponta para o período em meados do século I ou II.
No século XVII, Ascona havia se estabelecido como uma cidade independente. Durante o início do século XX, uma colônia foi estabelecida na montanha que preside a cidade, o Monte Verità (Colina da Verdade), cujos habitantes queriam um retorno à natureza.
O Monte Verità, a Montanha da Verdade, fica acima de Ascona. As pessoas que subscreveram filosofias fora dos trilhos batidos estabeleceram aqui uma colônia no início do século 20. A colônia atraiu celebridades de todas as partes do mundo. Hoje a montanha é um lugar onde as universidades de Lucerna e Zurique realizam seminários, e um museu mostra a história da colônia alternativa e de seus fundadores.
Também existe a Conferência Monte Verità sobre Uso Sustentável de Recursos e Dinâmica Econômica.
top dica
No verão você tem a oportunidade de fazer belos passeios em parques, esportes aquáticos, excursões, caminhadas e ciclismo nas belas paisagens selvagens dos vales vizinhos do Tessin, como o Maggiatal e o Centovalli.
O que faz Ascona ser tão especial
Linda como um cartão postal, Ascona fica no sul da Suíça quase na fronteira com a Itália, entre as montanhas dos Alpes e às margens do Lago Maggiore. Portanto, ela tem a organização dos suíços, o charme, a arquitetura e a Dolce Vita dos italianos.
Ascona é aclamada por mais de alguns viciados em viagens como a “cidade lacustre mais perfeita do mundo”. Ela lembra um mundo mediterrâneo com casas maravilhosas e pessoas passeando ao longo de um calçadão, ou apenas sentadas contemplando as águas relaxantes do Lago Maggiore.
A igreja de San Pietro e Paolo, que está localizada no centro antigo de Ascona, merece uma visita. A igreja é uma basílica que remonta ao século XVI. O interior da basílica é definido por colunas. Sua torre sineira alta é o marco do destino de férias de Ascona. As ramificações da Cidade Velha levam à zona livre de carros do passeio do Lago Promenade com seus charmosos cafés de rua.
Sustentabilidade
Apesar de ser bem badalada, ainda é possível fazer em Ascona uma viagem sustentável. Seu cenário é verdejante e prístino, com montanhas verdes escarpadas. E é claro, se tratando da Suiça, muitos restaurantes com estrelas Michelin, um campo de golfe de 18 buracos, e lojas boutique, galerias e lojas de antiguidades. Mas Ascona nunca fica superlotada e se caminha muito. Também a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado. Existem também alguns grupos hoteleiros, se adaptando ao turismo sustentável na indústria hoteleira de luxo.