Karla

karla nomade

Nomade

Descubra o charme de Bergmannkiez em Berlim

Bergmannkiez fica na parte ocidental de Kreuzberg ao redor da adorável Bergmannstrasse entre o Victoria Park e a Südstern.

Além de ser um dos kiez mais bonitos da cidade, ele oferece uma mistura de restaurantes, cafés, vendas de bugigangas, vintage e pequenas lojas, ou seja quase não encontramos  grandes marcas por aqui!

A área residencial ao redor da Bergmannstrasse é caracterizada por uma belíssima arquitetura preservada. Esta área foi uma das primeiras no distrito de Kreuzberg a se gentrificar ao longo dos anos 90 e 2000. Certamente  não é difícil deduzir a razão. Portanto ela hoje é menos “hippie” e um pouco mais “upmarket” do que costumava ser. Mesmo assim, ainda é um charme!

A arquitetura pode lembrar Paris, mas o charme é todo berlinense!

Charmosa rua de Bergmannkiez
© karla maragno – Bergmannkiez

Berlim é uma daquelas cidades que oferece uma grande variedade de coisas para fazer e de lugares para explorar. Ainda mais quando se trata de pequenos locais residenciais que têm seus próprios encantos e estão fora da rota dos cartões postais.

Um destes locais encontramos no bairro mais agitado, boêmio e festivo da cidade: Kreuzberg. Inegavelmente quando os visitantes de Berlim pensam em Kreuzberg, normalmente não associam o bairro multicultural, com ruas imaculadas e arquitetura absolutamente harmônica, que nos lembram  Paris ou Viena. No entanto, isto é exatamente isso que encontramos em Bergmannkiez.

Bergmannkiez? Mas o que é um Kiez?


Rua de Bergmannkiez
© karla maragno – Bergmannkiez

Ao viajar pela Alemanha, especialmente em Berlim e no norte do país, em algum momento você vai encontrar a palavra “kiez”. Pronuncia-se (kits)

Os kiezes são pequenas divisões dentro dos bairros. Locais menores e bem específicos. Há muitos kiezes em Berlim, mas alguns realmente são dignos de nota e visita, é claro! Um deles, Bergmannkiez, você encontra ao percorrer o extremo oeste de Kreuzberg, conhecido bairro em Berlim. Ele é um dos mais charmosos e procurados da cidade.

Muitas horas podem ser passadas a vaguear pelas ruas de paralelepípedos desta encantadora área, e com tantos lugares para explorar, vou dar uma mãozinha para você saber por onde começar neste canto único da cidade.

Marheineke Markthalle


Mercado de Marheineke

No Mercado de Marheineke, também conhecido sob o nome de Markthalle XI, encontramos uma extensa oferta de produtos frescos, desde as clássicas bancas de peixe, queijo, flores até aos stands mais específicos de charcutaria com ofertas de especialidades orgânicas locais e internacionais.

Perfeito para gourmet e amantes da arte de cozinhar, este pavilhão de 2.500 metros quadrados está muito enraizado na história de Bergmannkiez.  Além das barracas, há cafés, restaurantes e comerciantes de vinho no mercado, com muitos locais para comer no balção ou sentar ao ar livre  no  verão.

É com toda certeza um ótimo lugar para passar umas boas horas conversando, bebendo e comendo. Além disso, há uma livraria no histórico salão do mercado, assim como frequentes exposições de arte.

Endereço: Marheinekeplatz 15, Berlim, Alemanha


© Karla Maragno Marheineke Markthalle em Bergmannkiez

Südstern church

igreja neo-gótica de Südstern
© Martin Hagemann – igreja neo-gótica de Südstern

No canto nordeste do Kiez fica a bela igreja neo-gótica de Südstern. Peculiarmente, ela se apresenta agora como o centro de uma rotunda. Era originalmente uma igreja de guarnição e foi construída entre 1894 e 1897. É um símbolo importante do bairro.

Cafe Strauss

Cafe Strauss
© Martin Hagemann – Bergmannkiez

Enquanto o Bergmannkiez tem inúmeros cafés para sentar na calçada e olhar o movimento das pessoas transitando, o Café Strauss é verdadeiramente atípico em sua localização. Isto porque ele é localizado em uma antiga casa funerária no Friedrichswerderscher Friedhof, um cemitério histórico que data de 1844.

O Café Strauss é único não apenas no Kiez, mas na própria cidade. Assim sendo, se você procura um lugar mais pacifico para tomar seu café e comer um quiche, bolo, croissant, esse é o canto tranquilo do bairro.

Visitar as lojas de Bergmannkiez

Livraria de livros ingleses Another Country
© Martin Hagemann – Bergmannkiez

Em Bergmannkiez existe uma infinidade de lojas únicas, com particularidades bem originais.

Um exemplo é a livraria de livros ingleses Another Country, que é um esconderijo verdadeiramente extraordinário para qualquer amante de livros. Com uma extensa biblioteca para empréstimo, e cantos aconchegantes para sentar e ler.

É possível gastar horas sem perceber em confecções próprias, atelier de artistas, lojas de discos raros, casa de chá premiados, que a noite sedia uma série de eventos de lançamentos de livros, exposições de arte, noites de comédia.

Lojas de Bergmannkiez
© karla maragno – Bergmannkiez

Bergmannkiez e seus inúmeros Cafes

Cafe de Bergmannkiez

Ande bastante, tire fotos, entre nas lojas que não se encontra fácil em todos os lugares, aprecie a arquitetura e depois sente-se em uma calçada de um dos incontáveis cafés da região.

Limonadier – Cocktail Bar

Limonadier - Cocktail Bar​
© Martin Hagemann – Bergmannkiez

Se a visita se estender até a noite, um dos melhores Cocktail Bars da região, o Limonadier se destaca por suas receitas únicas e criativas. Pioneiro na arte do bartending e na complexidade e inovação possíveis com receitas de coquetéis, o Limonadier oferece uma experiência especial e memorável. Seus bartenders experientes e animados estão à disposição para orientar sua seleção, seja um martini expresso ou um drink mais exótico.

Nostitzstraße 12, Berlim, Alemanha

Viktoriapark


Victoriapark
© Martin Hagemann – Victoriapark

Viktoriapark fica oeste do Bergmannkiez, e é uma dos mais belos parques de Berlim. Uma pequena subida passando por uma cachoeira o leva ao topo de uma colina onde você pode olhar a cidade nos degraus de um monumento nacional. No verão, o Viktoriapark é um belo lugar para ficar e observar o pôr-do-sol sobre a cidade.


escultura de bronze de Ernst Herter Der seltene Fang (A pesca rara)
© karla maragno – Viktoriapark

a escultura de bronze de Ernst Herter Der seltene Fang (A pesca rara) foi erguida em 1896, exibindo – com alusões eróticas mal dissimuladas – um pescador lutando para se apoderar de uma sereia em sua rede.

Golgatha Biergarten

Golgatha Biergarten​
© Karla Maragno – Bergmannkiez

Se você for dar um passeio no Viktoriapark no verão, irá automaticamente parar no Golgatha Biergarten. O local é muito agradável, com terraço no telhado e um lounge no térreo. O grande problema nos dias quentes é encontrar um local para sentar-se e ainda, enfrentar as filas enormes para conseguir uma cerveja e algo para comer.


gopro

Você poderá também gostar das postagens


East Side Gallery Berlim


Berlim: 10 coisas típicas da cidade

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 20 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!