Karla

karla nomade

Nomade

bolo floresta negra X torta alemã

Floresta Negra X Torta alemã: Qual delas é típica na Alemanha?

Tanto a Floresta Negra quanto a Torta alemã são extremamente populares no Brasil. Mas você tem ideia de como é aqui na Alemanha? Qual seria a torta realmente típica alemã?

Torta alemã

Apesar do nome, a torta alemã é uma receita bem brasileira. E tem mais, os alemães não fazem a mínima ideia do que seja uma torta alemã. 

Existem várias histórias a respeito da origem do nome. A mais aceitável é a de uma alemã que vivia no Brasil e tentou fazer uma torta Floresta Negra típica da Alemanha, mas, não encontrou os ingredientes. Assim sendo, ela teria os substituído e criado a receita que ficou conhecida como torta alemã.

Floresta Negra: a verdadeira torta alemã

O bolo Floresta Negra é bem popular e realmente bem típico alemão. Ele tem esse nome em homenagem a bela região da Alemanha. 

Dizem que o bolo teria sido inventado em 1915.  O inventor do doce teria sido o confeiteiro Josef Keller, que teria servido o bolo pela primeira vez quando trabalhava no Café Ahrend em Bad Godesberg, hoje distrito de Bonn, no oeste da Alemanha e a cerca de 450 quilômetros da Floresta Negra.

Keller mudou-se mais tarde para Radolfzell, no sul do país, e abriu o próprio café. Um dos aprendizes do confeiteiro guardou a receita supostamente original do bolo, que hoje está numa confeitaria em Triberg, na Floresta Negra.

A cidade de Tübingen, na Floresta Negra, também reivindica a origem do bolo, que teria nascido somente em 1930. Os ingredientes básicos, no entanto, cerejas cozidas acompanhadas de creme, eram servidas na região como sobremesa.

Aqui na Alemanha, o bolo Floresta Negra, é menos adocicado do que o brasileiro e contém kirsch – um destilado de cereja. Delicioso!

Então agora que você já sabe que se quiser fazer um bolo típico alemão, fará a Floresta Negra, vamos para a receita autentica. 

Mas antes, tenho certeza que muitos querem saber:

Onde fica a Floresta Negra?

Floresta Negra

A Floresta Negra está localizada no sudoeste de Baden-Württemberg. Ela é a mais alta e maior cadeia contínua de montanhas baixas da Alemanha. Esta região belíssima é a região turística mais importante do estado federal e um destino de férias muito requisitado. 

Receita autêntica do bolo Floresta Negra

Ingredientes:

Bolo
1 copo ou 125 g de farinha para todos os fins
3⁄4 copo ou 95 g de amido de milho
1⁄4 copo ou 30 g de Cacau em Pó Holandês
1 colher de chá de sal
5 colheres de sopa de Manteiga não salgada, derretida
1 xícara ou 200 g de açúcar
6 ovos

Xarope de Cerejeira
14 oz. (2 xícaras, 400 g ) de cerejas ácidas em frasco ou enlatadas
1⁄2 xícara ou 120 ml de suco de cereja do pote 14oz
1⁄2 xícara ou 120 ml de Kirsch (aguardente de cereja)
1⁄2 xícara ou 100 g de açúcar

O licor de kirsch é o que define este bolo como nenhum outro, por isso recomendo que você não o deixe fora da receita. Você precisa mesmo sentir o sabor do álcool, ou seja, este é um bolo adulto! Sem o Kirsch, ele simplesmente não seria um autêntico bolo da Floresta Negra alemã.

Congelamento

2 colheres de sopa de gelatina em pó não aromatizada
2 xícaras, ou 470 ml mais 6 colheres de sopa de leite
1⁄2 copo ou 65 g de amido de milho
6 colheres de sopa de açúcar
4 copos ou 950 ml de creme pesado, ou creme duplo
4 colheres de sopa de kirsch (aguardente de cereja)
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 oz. ou 110 g de chocolate agridoce

 

Faça o bolo:

1. Pré-aqueça o forno a 350 F, 180 C.

2. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda profunda de 9 polegadas.

3. Em uma batedeira, adicione o açúcar e os ovos, bata na velocidade média até triplicar de volume. Isto levará cerca de 7-8 minutos.

4. Em uma tigela separada, peneirar a farinha, sal, amido de milho e cacau em pó. Em seguida, acrescente à massa com ovos. 

Adicione a manteiga derretida e usando uma espátula ou uma colher grande, dobre suavemente a mistura até que combinada. *** Não misturar demais!

5. Transfira para a forma untada e enfarinhada e coloque no forno por cerca de 40 minutos. Teste o centro com um espeto para ter certeza de que o bolo está pronto.

6. Transfira o bolo dentro da forma para uma grelha de resfriamento e deixe descansar por 15 minutos, em seguida, vire cuidadosamente para fora da forma, de cabeça para baixo para uma grelha de resfriamento e saia até estar completamente resfriado.

7. Usando um serrilhado (como uma faca de pão), corte o bolo em 3 camadas e reserve.

 

Fazer o xarope de cereja.

8. Adicione as cerejas escorridas a uma tigela e derrame o kirsch em todas as cerejas e deixe descer por cerca de 30 minutos. Elas podem ser cortadas ao meio.

9. Coloque a 1/2 xícara de açúcar e 1/2 xícara de suco de cereja reservado em uma panela de tamanho médio e sob fogo médio, mexa até que o açúcar se dissolva.

Reserve.

10. Adicionar o líquido utilizado para embeber as cerejas no xarope de cereja.

Coloque as cerejas em um prato e escolha uma dúzia ou mais delas para decorar a parte superior do bolo, se você estiver usando cerejas frescas para a decoração. 

Faça o congelamento:

11. Use uma tigela pequena e adicione a gelatina e 6 colheres de sopa de leite. Mexer. e deixar repousar por 5 minutos. A mistura vai ficar espessa.12. Em uma panela média, adicione o amido de milho e o açúcar com as 2 xícaras de leite e bata em fogo médio.

Continue mexendo para evitar grumos. Uma vez que a mistura se assemelhe à mistura de pudim na espessura, adicione a mistura de gelatina e bata para misturar e a mistura fique agradável e macia.

13. Transferir a mistura de gelatina para uma tigela grande e colocar de lado.

14. Usando uma batedeira, adicionar o creme fresco, o kirsch e extrato de baunilha. Bata até formar picos rígidos. Tome cuidado para não bater demais, pois seu creme se tornará muito rígido e parecido com manteiga!

15. Adicionar metade do creme de leite batido à mistura de gelatina; mexer até ficar liso usando uma espátula.

Adicione o creme de leite batido restante, e dobre suavemente até que a mistura seja combinada.

Para montar o bolo:

16. Comece colocando a primeira camada de seu bolo em um prato e escove generosamente com o xarope de cereja.

Escovar por toda a superfície e até as bordas.

17. Organizar a primeira metade das cerejas em toda a primeira camada de bolo. 

Em seguida, pegue uma espátula e espalhe 1/4 de sua mistura de congelamento sobre as cerejas.

18. Coloque cuidadosamente a próxima camada de bolo em cima da cobertura e repita colocando o xarope de cereja por toda a superfície, adicionando a segunda metade de suas cerejas embebidas e mais 1/4 de sua mistura de cobertura. Termine adicionando a terceira camada do bolo.

19. Pincele mais xarope de cereja na camada superior do bolo, mais uma vez, seja generoso, e certifique-se de alcançar as bordas também com o xarope! Embrulhe o bolo inteiro com uma fina camada de glacê e coloque na geladeira por 30 minutos para firmar.

20. Retirar da geladeira e espalhar o restante da cobertura por todo o bolo.

Sinta-se livre para espalhar com uma faca de palete, use um bocal de canalização ou simplesmente espalhe a cobertura “grosso modo”. Termine decorando a parte superior com as cerejas reservadas e uma grade de chocolate. Coloque na geladeira por no mínimo 2 horas, depois corte em 12 fatias e aproveite!

Você poderá também gostar das postagens

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − dois =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!