Karla

karla nomade

Nomade

guirlanda do advento

Guirlanda do advento – Adventskranz

O advento chegou, então é hora de entrar no clima do Natal. Uma das tradições mais queridas na Alemanha é a Guirlanda do Advento – Adventskranz. Então vamos conhecer a história dessa peça maravilhosa que traz aos nossos lares o espírito natalino e uma sensação gostosa de festa. 

O que é a Guirlanda do Advento?

A Guirlanda do Advento é uma decoração de mesa com quatro velas, geralmente feita com ramos de abeto.  As velas são acesas uma após a outra, en cada domingo do Advento: No primeiro domingo do Advento uma vela é acesa, a partir do segundo Advento a segunda vela é acesa e assim por diante. Essa coroa representa os dias restantes até a véspera de Natal e simboliza a festividade deste tempo especial. 

Aqui na Alemanha o mês de dezembro tem pouca luz. já às 4 horas da tarde já está bem escuro, somado ao frio, faz com que as velas tragam um aconchego especial. 

A história da Guirlanda do Advento

Dizem que provavelmente a primeira guirlanda de Natal, surgiu em 1839 pelo teólogo e educador protestante-luterano Johann Heinrich Wichern. Em 1833, ele cuidou de algumas crianças de más condições e se mudou com elas para uma antiga fazenda, a “Rauhe Haus”, em Hamburgo.
As crianças ficavam ansiosas até que o Natal chegasse. Assim, naquele ano,  Wichern converteu uma velha roda de carroça e uma coroa de madeira e colocou 20 pequenas velas vermelhas e quatro grandes velas brancas sobre ela. Durante as devoções diárias, as crianças podiam acender uma vela vermelha, nos domingos do Advento, além disso, uma vela branca. Isto tornou os dias até a véspera de Natal mais tangíveis. 

Com o passar dos anos, a igreja católica também adotou a coroa do advento como tradição. 

Hoje, quase todos os lares alemães acendem as velas no advento. Independente de suas crenças. Ou até na falta total delas. É para muitos apenas parte das tradições de Natal. 

Simbolismo

Há diferentes interpretações do simbolismo da guirlanda do Advento. O simbolismo original é o aumento da luz como expressão da crescente expectativa do nascimento de Jesus Cristo, que é chamado de “luz do mundo” na fé cristã. 

A forma circular da coroa, simboliza a eternidade da vida dada com a ressurreição.

As quatro velas, a luz vindoura que ilumina o mundo na noite de Natal, também simbolizam os quatro pontos cardeais. 

O verde do abeto simboliza a esperança.

Ideias para você fazer sua própria coroa

Aqui na Alemanha elas estão em toda parte. São facilmente encontradas em floriculturas, lojas de departamento, decoração, etc. 

É também bem fácil de se encontrar a base para montar a sua própria coroa. 

Mas eu sei que no Brasil não é tão fácil comprar uma,  por isso selecionei algumas fotos de guirlandas alternativas que podem lhe dar ideias para você se inspirar, fazer a sua bem individual e entrar no clima natalino.

Essa é a minha o meu Adventskranz. “O”? Você pode perguntar. Sim, pois a tradução literal é advento coroa, e coroa em alemão é masculino. 

Eu tenho essa mesma coroa a seis anos. Eu só troco a cor das velas todos os anos. Eu realmente gosto dela. Acho bem bacana os elementos que colocamos nela. Um misto de tradição e modernidade. 

 

Espero que você tenha gostado e desejo de todo coração um feliz tempo de advento!

Se você é fã das tradições alemãs clique aqui.

Você poderá também gostar das postagens

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!