Karla

karla nomade

Nomade

dia dos pais na alemanha

Você sabia que o dia dos pais na Alemanha, não é o que você imagina?

A celebração do dia dos pais na Alemanha é completamente diferente da data no Brasil. Primeiro, o dia além de ser Vatertag (dia dos pais) é conhecido também em algumas regiões como por exemplo a Saxônia, Männertag (dia dos homens). Enquanto em Mecklenburg é conhecido como  Herrentag (dia dos homens, ou cavalheiros).  Isso significa que ir para um restaurante com a família, ou abrir um presente ao acordar, está completamente fora dos planos do dia. 

O dia dos pais aqui na Alemanha, coincide com o Dia da Ascensão (Christi Himmelfahrt em alemão). Acontece todos os anos no quadragésimo dia após a Páscoa, em uma quinta-feira de maio. Ou seja, é um feriado público e consequentemente, dia de folga para todos os homens e uma oportunidade eles agirem como meninos. Por alguma razão que eu nunca entendi, eles vão as ruas com grupos, ficam bêbados, gritam, cantam alto e agem sem nenhuma responsabilidade. 

 

Dia dos pais na Alemanha

 

Eu me lembro de um dos primeiros anos que cheguei aqui, eu disse para o meu marido pra gente passear um pouco no feriado, e ele, que é alemão e tem pavor do Vatertag, disse, “hoje não é um bom dia para andar pelas ruas, pois está cheio de homens bêbados e desagradáveis”. 

A origem do dia dos pais na Alemanha

O feriado que hoje é essa baderna, tem na verdade um início nobre na Idade Média. Era uma cerimônia religiosa em homenagem a Gott, den Vater (Deus, o pai). Por isso aqui na Alemanha o dia dos pais e o dia da ascensão coincidem.

No Dia da Ascensão, as procissões eram realizadas em algumas comunidades como rituais religiosos.

Por volta de 1700, o dia se transformou em Vatertag, um dia que as famílias homenageavam os pais. Os homens eram honrados no centro da aldeia e o pai com mais filhos ganhava uma recompensa, muitas vezes um grande presunto.

 

O passar dos anos

A data caiu completamente no esquecimento por um longo tempo, mas voltou no século 19 já com o significado religioso perdido e às vezes degeneraram em bebedeiras. As mulheres não eram bem-vindas nessas procissões. Assim surgiu o Männertag. 

Desde então, a tradição de fazer uma caminhada neste dia com um carrinho de mão e uma ou outra bebida gelada alcoólica se estabeleceu. Inesperadamente a data perdeu o foco no querido pai, e transformou-se em “dia dos homens”. No princípio era uma “festas de cavalheiros”. Como isso se tornou no que são as celebrações de hoje, onde não há nenhum cavalheiro para ser visto, ainda é uma questão sem resposta. 

Acrescento ainda, que os participantes de modo geral não são apenas homens “comuns”, mas são aqueles que tenham um Männlichkeitswahn (masculinidade extra. Se é que me entendem). 

Atividades populares para o Dia dos Pais na Alemanha

Visita ao pub de seus bares favoritos (Männerrunde).

Saciar-se com bebidas, comidas e à atmosfera dos muitos Biergartens da Alemanha.

Passear em grupo de bicicleta com um Bollerwagen (vagão de mão) de bebida ou de bicicleta de cerveja.

Reservar lugares em uma cervejaria para que seu grupo beba e cante durante o dia todo.

Reunir-se em um parque para jogos como Boules, uma grelha, caixas de cerveja e schnaps.

dia dos pais na alemanha

Alternativa para o dia dos pais na Alemanha

 Devido ao aumento do consumo de álcool, estatisticamente há muito mais brigas no Dia dos Pais. O número de acidentes de trânsito relacionados ao álcool aumenta até três vezes, em média.

Então, o melhor é evitar entrar para as estatísticas. 

Para aqueles que querem optar por não participar das comemorações, ainda é um dia de folga em maio que oferece a chance de desfrutar de um belo clima de primavera. Fique fora dos bares, evite grupos de homens itinerantes, tome uma boa cerveja, e aproveite seu feriado em paz.

Você poderá também se interessar

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

3 respostas

  1. Caramba relamente muito diferente do Brasil, o curioso e que se pode beber até cair bem diferente daqui Brasil mesmo assim e muito bacana saber das culturas alemans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − dez =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!