A celebração do dia dos pais na Alemanha é completamente diferente da data no Brasil. Primeiro, o dia além de ser Vatertag (dia dos pais) é conhecido também em algumas regiões como por exemplo a Saxônia, Männertag (dia dos homens). Enquanto em Mecklenburg é conhecido como Herrentag (dia dos homens, ou cavalheiros). Isso significa que ir para um restaurante com a família, ou abrir um presente ao acordar, está completamente fora dos planos do dia.
O dia dos pais aqui na Alemanha, coincide com o Dia da Ascensão (Christi Himmelfahrt em alemão). Acontece todos os anos no quadragésimo dia após a Páscoa, em uma quinta-feira de maio. Ou seja, é um feriado público e consequentemente, dia de folga para todos os homens e uma oportunidade eles agirem como meninos. Por alguma razão que eu nunca entendi, eles vão as ruas com grupos, ficam bêbados, gritam, cantam alto e agem sem nenhuma responsabilidade.
Eu me lembro de um dos primeiros anos que cheguei aqui, eu disse para o meu marido pra gente passear um pouco no feriado, e ele, que é alemão e tem pavor do Vatertag, disse, “hoje não é um bom dia para andar pelas ruas, pois está cheio de homens bêbados e desagradáveis”.
A origem do dia dos pais na Alemanha
O feriado que hoje é essa baderna, tem na verdade um início nobre na Idade Média. Era uma cerimônia religiosa em homenagem a Gott, den Vater (Deus, o pai). Por isso aqui na Alemanha o dia dos pais e o dia da ascensão coincidem.
No Dia da Ascensão, as procissões eram realizadas em algumas comunidades como rituais religiosos.
Por volta de 1700, o dia se transformou em Vatertag, um dia que as famílias homenageavam os pais. Os homens eram honrados no centro da aldeia e o pai com mais filhos ganhava uma recompensa, muitas vezes um grande presunto.
O passar dos anos
A data caiu completamente no esquecimento por um longo tempo, mas voltou no século 19 já com o significado religioso perdido e às vezes degeneraram em bebedeiras. As mulheres não eram bem-vindas nessas procissões. Assim surgiu o Männertag.
Desde então, a tradição de fazer uma caminhada neste dia com um carrinho de mão e uma ou outra bebida gelada alcoólica se estabeleceu. Inesperadamente a data perdeu o foco no querido pai, e transformou-se em “dia dos homens”. No princípio era uma “festas de cavalheiros”. Como isso se tornou no que são as celebrações de hoje, onde não há nenhum cavalheiro para ser visto, ainda é uma questão sem resposta.
Acrescento ainda, que os participantes de modo geral não são apenas homens “comuns”, mas são aqueles que tenham um Männlichkeitswahn (masculinidade extra. Se é que me entendem).
Atividades populares para o Dia dos Pais na Alemanha
Visita ao pub de seus bares favoritos (Männerrunde).
Saciar-se com bebidas, comidas e à atmosfera dos muitos Biergartens da Alemanha.
Reservar lugares em uma cervejaria para que seu grupo beba e cante durante o dia todo.
Reunir-se em um parque para jogos como Boules, uma grelha, caixas de cerveja e schnaps.
Alternativa para o dia dos pais na Alemanha
Devido ao aumento do consumo de álcool, estatisticamente há muito mais brigas no Dia dos Pais. O número de acidentes de trânsito relacionados ao álcool aumenta até três vezes, em média.
Então, o melhor é evitar entrar para as estatísticas.
Para aqueles que querem optar por não participar das comemorações, ainda é um dia de folga em maio que oferece a chance de desfrutar de um belo clima de primavera. Fique fora dos bares, evite grupos de homens itinerantes, tome uma boa cerveja, e aproveite seu feriado em paz.
3 respostas
Muito interessante! Obrigada pela partilha, adorei o blog!
Maravilhoso artigo, como é bom conhecer outras culturas. Obrigada por compartilhar.
Caramba relamente muito diferente do Brasil, o curioso e que se pode beber até cair bem diferente daqui Brasil mesmo assim e muito bacana saber das culturas alemans.