Na terça-feira, dia 21/04/2020, o Senado em Berlim aprovou mudanças nas medidas de isolamento social devido a crise do coronavírus, incluindo muitas flexibilizações.
Listei os principais tópicos para você que está perdido sem saber o que pode ou não pode mais fazer aqui em Berlim.
Uso de máscara, grandes eventos, compras. O que muda, o que permanece o mesmo.
A flexibilização das medidas de isolamento social aprovadas pelo Senado de Berlim, acalma alguns e assusta outros. Mas evidentemente o bom senso de cada um conta muito para o sucesso da disseminação do COVID-19.
A partir de 27 de abril, todos que utilizarem os transportes públicos serão obrigados a usar proteção para a boca e o nariz. A prefeitura de Berlim anunciou que haverá postos de emissão em diferentes pontos da cidade e uma oferta gratuita para quem não puder obter as máscaras. A exigência de máscara nas lojas não existem. No entanto, é altamente recomendável usar a proteção em qualquer lugar que tenhamos contato com outras pessoas.
Grandes eventos com mais de 1000 participantes são totalmente proibidos até 31 de agosto.
Os restaurantes, bares, cafés e Clubs permanecem fechados até novo aviso.
É permitida a entrega e coleta de alimentos ou bebidas para consumo em casa.
Teatros e outros locais de atuação , como óperas e salas de concerto, permanecerão fechados até 31 de julho, final da temporada.
É proibida também a a atividade em salões esportivos, piscinas, estúdios de fitness, saunas e salões de bronzeamento.
Em uma entrevista coletiva subsequente a divulgação das novas medidas, o prefeito de Berlim, Michael Müller (SPD), disse estar orgulhoso de quão responsavelmente os berlinenses lidaram com as restrições até agora.
Mas: “Em nenhum momento há uma situação em que você pode dizer: tudo bem claro. O que alcançamos é muito, muito frágil”. É preciso continuar trabalhando para manter a onda de infecção sob controle e não deve lidar com as medidas com descuido.” – disse Müller.
Quais as medidas que nos deixam confusos
Grandes eventos com mais de 5000 participantes permanecem proibidos até 24 de outubro. A maratona de Berlim é cancelada. Ainda assim, a prática de esportes em instalações esportivas públicas é novamente permitido se a regulação da distância for observada.
Para não comprometer o sucesso alcançado, ainda se aplicam restrições de contato e a distância mínima de 1,5 metro. Michael Müller enfatizou que essa ainda é a melhor maneira de evitar a infecção. Também se aplica que as pessoas não podem estar em público com mais de uma pessoa. A excessão são os membros de sua própria casa. Porém, igrejas e manifestações ao ar livre com até 50 participantes podem ocorrer novamente a partir de 4 de maio.
Funcionamento do comércio
Lojas com uma área de vendas de até 800 metros quadrados podem reabrir sob certas condições a partir de quarta-feira.
Mercearias, lojas de ferragens, centros de jardinagem, lojas de artesanato, concessionárias de carros, revendedores de bicicletas e livros podem reabrir, independentemente do tamanho.
Os cabeleireiros podem reabrir a partir de 4 de maio, em conformidade com os regulamentos de higiene.
O zoológico e o aquário estão programados para abrir no próximo sábado, a área externa do jardim botânico em 27 de abril.
Bibliotecas , museus, memoriais e galerias e exposições não comerciais podem reabrir a partir de 4 de maio.
Hoje, 23/04/2020, existem 5355 casos confirmados de coronavírus em Berlim . A Administração de Saúde do Senado anunciou ontem à noite. Comparado ao dia anterior, o número de casos aumentou apenas 14. Devido a uma mudança técnica no software de relatórios, esse valor pode ser subestimado, disse o Departamento de Saúde do Senado.
Nenhuma morte foi registrada ontem. Ao todo 105 pacientes do Covid-19 morreram até agora em Berlim.
Uma resposta