Karla

karla nomade

Nomade

Folhas de bétula

Saiba tudo o que precisa sobre o poder das folhas de bétula

As folhas da bétula possuem propriedades medicinais e podem ser utilizadas como remédio caseiro não só contra doenças, mas também no auxílio ao combate a celulite.

O que é que a árvore de bétula simboliza?

Depois de um longo inverno com a maioria das árvores sem folhas, é a bétula quem quase sempre chega primeiro. Ou seja, suas folhas são uma espécie pioneira na primavera. Com isso, ela simboliza o renascimento, novos começos e crescimento. É uma árvore sagrada dentro da mitologia dos Celtas e pensa-se que tem influências muito protetoras.

A Bétula e seu elemento - a água​

folhas de bétula
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Mas você imagina o quanto essa árvore precisa de água? Se você pensa que ela é uma árvore que consome muita água, está com a razão.

Por isso, é na primavera, por causa das chuvas, que as folhas de bétula recebem grandes quantidades de água que são transportadas das raízes. Isto é exatamente quando as folhas jovens de bétula contêm um nível particularmente alto de ingredientes valiosos.

É também, uma das primeiras árvores do ano a brotar. Atinge então o desempenho máximo: Quando os botões se abrem e as folhas brotam, a bétula carrega cerca de 70 litros de líquido por dia desde suas raízes até o topo da árvore. A bétula tem uma forte relação com a água – o elemento que também é muito significativo para o nosso corpo.

A seiva da beleza

Para os celtas a bétula era uma árvore sagrada, sua seiva uma bebida de beleza. Assim, ela encarnou o recomeço e a esperança de um futuro próspero.

Sua casca branca, prateada e cintilante fez dela a árvore da luz. A referência à pureza ainda hoje pode ser encontrada: a sauna finlandesa e o banho turco russo incluem o uso de madeira de bétula para esfoliar suavemente a pele. Isto promove a circulação sanguínea, massageia maravilhosamente a pele, limpa e revitaliza o corpo.

A bétula pode ser comprada em formato de óleo ou de planta seca em algumas lojas de produtos naturais.

Aqui no hemisfério norte, após os meses de inverno, muitas pessoas querem fortalecer seu corpo ou fazer algo para uma tez mais bonita, e o uso do óleo das folhas de bétula ajuda neste processo.

Visite a página Alma Nomade e tenha mais informações sobre saúde, bem estar e viada em harmonia com a natureza. 

top dica

Óleo de Bétula contra celulites

Fórmula natural com ingredientes orgânicos certificados
Livre de parabenos, conservantes e corantes artificiais
Livre de óleos minerais e derivados de petróleo
Fragrância 100% natural, derivada de óleos essenciais
Dermatologicamente testado
Não testado em animais

Como identificar a Bétula

A bétula  é uma árvore típica do hemisfério norte. Principalmente nativas da Europa e de partes da Ásia. Isso pode explicar sua tolerância e resistência ao inverno.

A bétula é uma árvore de tamanho médio que pode atingir os 30 a 50 pés de altura. Algumas espécies podem crescer até à altura de 80 pés em condições apropriadas. A bétula tem folhas verdes que são de forma oval ou elíptica. As folhas são serrilhadas simples ou duplas nas extremidades.

A bétula é uma árvore cujo tronco é coberto por uma casca branco-prateado, também é conhecida como bétula branca ou vidoeiro, e seu nome cientifico é Betula pendula.

A casca e a forma das folhas são as melhores maneiras de identificar as espécies de bétulas. Você pode reconhecer as bétulas por sua casca que pode ser branca, cinza ou amarela. Você também notará marcas horizontais em forma de diamante em relevo sobre a casca de cor clara.

folhas de bétula
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Propriedades medicinais nas folhas de bétula

As folhas de bétula contêm flavonóides, saponinas e agentes curtentes. Especialmente as folhas jovens na primavera contêm um nível particularmente alto destes ingredientes valiosos.

Mas a casca de bétula também é utilizada como remédio natural desde a Idade Média. A árvore libera a betulina através de sua casca. Esta substância dá ao tronco sua aparência branca típica. Um estudo científico investigou agora o efeito dos extratos da casca da bétula. O resultado: A betulina ajuda a iniciar a cicatrização da ferida mais rapidamente.

 As folhas, casca e botões da árvore são utilizados para fazer remédios. A bétula é utilizada para dores nas articulações, pedras nos rins, pedras na bexiga, infecções do trato urinário, e outras condições. 

Semelhantemente, as folhas da bétula servem para auxiliar no tratamento de cólicas renais, cistite, uretrite, icterícia, dores musculares, irritação da pele, psoríase, gota, calvície, caspa, crescimento dos cabelos e para purificar o sangue.

A bétula tem propriedades antirreumática, antisséptica, anticonvulsiva, depurativa, diurética, cicatrizante, sudorífica, anti-seborreica, laxante, tônica e estimulante digestiva.

Como usar as folhas de bétula para fins medicinais

As partes utilizadas da bétula são: folhas frescas ou casca da árvore.

Chá de bétula: Adicionar 1 colher (de chá) de folhas secas de bétula em uma xícara de água fervente. Deixar em repouso durante 10 minutos, coar e tomar 500 ml ao longo do dia.

As folhas de bétula também são facilmente encontradas em forma de comprimidos aqui na Alemanha. 

Ingeridos com bastante água, auxiliam na limpeza dos rins.  As pessoas também utilizam para auxiliar no combate a celulite pois ele atua como uma drenagem. 

O balé das folhas de bétula

Isso mesmo, elas dançam! Surpreendentemente, mesmo com a menor brisa seus galhos e folhas começam a dançar. Com sua forma flexível, folhagem leve e tronco leve, a bétula encarna a primavera e um novo começo. Suas folhas finas e verdes claras irradiam luz, jovialidade e frescor.

Eu sou muito apaixonada pelas Bétulas. Elas são realmente mágicas. Se você vier por aqui em Berlim e quiser conhecer esta maravilha e tirar boas fotos, entre em contato comigo para um passeio exclusivo. 

Você também poderá se interessar

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!