Karla

karla nomade

Nomade

shampoo sólido - shampoo em barra

Shampoo sólido: tendência sustentável e beleza nos cabelos

O shampoo sólido é um produto de limpeza capilar no formato de sabonete. Ele é sem dúvidas a mais nova tendência em cosméticos para cuidado do cabelo. Nós adeptos da viagem sustentável só temos a agradecer essa tendência. Isso por que geralmente, eles são produzidos com ingredientes naturais para promover a saúde capilar, além de não afetarem tanto o meio ambiente e serem ótimos para transportar em viagens.

Shampoo em barra - Slow Beauty

Pautado em experiências de autocuidado menos agressivas com o corpo e o meio ambiente, os shampoos sólidos seguem a premissa do movimento global “slow beauty”, que propõe práticas de consumo mais conscientes e ecológicas com itens de beleza. 

Slow beauty é também levar mais tempo para comprar um produto de beleza. Da mesma forma, ser paciente com seus resultados. Ou seja, não esperar milagres da noite para o dia – que é o que a maior parte do marketing promete.

Quando você ouve falar sobre shampoo sólido, ou em barra, já sabe que se trata de algo diferente dos shampoos comuns.

O que são os xampus naturais em barra?

Os shampoo sólidos, ou em barra, são produzidos de forma artesanal e com produtos totalmente naturais. Ou seja, em sua composição são usados óleos essenciais, mel, ervas, frutas e outras substâncias naturais e biodegradáveis.

Certamente é uma escolha que preserva a sua saúde, de seus cabelos e o bem-estar de todo o meio-ambiente e seus habitantes.

Além disso, ao contrário das opções comuns, esses xampus são levados ao mercado orgânico em barra e não na forma líquida. Isso significa, mais agilidade no uso, mais rendimento do produto e muitas outras vantagens.

Em um primeiro contato você pode achar que são sabonetes ou sabão em barra, mas não é isso. Eles são de fato shampoos, ou seja,  foram produzidos especificamente para cuidar da higiene e saúde de suas madeixas. Além disso, são elaborados para não agredir os cabelos e o meio ambiente.  

Low Poo e o No Poo

E nesse cenário de shampoo sólido, existem dois termos muito importantes para conhecer o Low Poo e o No Poo. O primeiro tem em sua fórmula substâncias que ajudam a limpar suas madeixas e tratá-las, ao mesmo tempo. Já o segundo dispensa produtos para limpeza e foca apenas no tratamento.

A ideia é que você não precise lavar tanto os seus cabelos, até porque essa limpeza excessiva causa mais mal do que bem. Um exemplo negativo é o ressecamento e as caspas. A oleosidade natural acaba protegendo e nutrindo os fios e o couro cabeludo.  

Por que os shampoos em barra fazem parte da viagem sustentável?

Como os shampoos são comercializados em barra, são produzidas menos embalagens no processo. Basta uma pequena camada de plástico biodegradável ou um papelão envolvendo a barra e pronto, ele já está protegido e pronto para consumo. E como ele dura muito, você provavelmente vai levá-lo de volta pra casa. Ou seja, você não vai deixar embalagens plásticas em seu destino.

Um turista sustentável produz o mínimo lixo possível. 

Outro ponto importante é que não carregar líquidos também facilita sua viagem.

Basta cortar um pedaço do shampoo que você vai precisar no período de viagem e leva-lo para onde quiser. Não precisa se preocupar em caso de viagens de avião com os líquidos permitidos na bagagem de mão e não corre o risco deles derramarem e fazer aquela bagunça na sua bolsa. 

Pense ecológico e sustentável

Como os shampoos em barra demandam menos embalagens e são produzidos de forma artesanal, eles se tornam produtos ecologicamente corretos. Ou seja, produtos de beleza produzidos sem agredir o nosso querido planeta terra.

Outro ponto importante é que eles jamais são testados em animais e, algumas opções, usam apenas substâncias orgânicas na fórmula. Mais um benefício que deixa você em paz com sua consciência e ainda cuida da sua saúde capilar.

Afinal, o meio-ambiente não merece ser sacrificado apenas para você ter cabelos bonitos.  Precisamos  cuidar da nossa beleza, mas também da natureza, tudo que nela habita e das próximas gerações. 

Saúde aos cabelos livres de químicas nocivas

Quando você usa um shampoo em barra natural, pode ficar livre de preocupações com a real saúde dos seus cabelos, pois eles não possuem produtos químicos nocivos à saúde. Também são isentos de parabenos, lauril, sulfatos, EDTA, entre outros. São produzidos apenas com substâncias encontradas na natureza e livre de químicas.

Usar esses produtos é sinônimo de se preocupar com a sua saúde e evitar complicações futuras. Afinal, você deixa de se envenenar durante o banho e usa apenas produtos orgânicos e de origem natural. Mantenha sua qualidade de vida intacta. Um cabelo saudável, bem tratado e com todos os nutrientes que precisa é bonito por natureza. Ou seja, ao cuidar da saúde dos fios, você ganha beleza e bem-estar ao mesmo tempo.

top dica

Aproveite essas ofertas e comece já a usar essa maravilhosa tendencia sustentável. Bom para seus cabelos e para o meio ambiente. 

Como usar o shampoo sólido

Molhe abundantemente o couro cabeludo e divida o cabelo em áreas para você consiga esfregar carinhosamente a barra de shampoo na cabeça, desde a raiz dos cabelos, na testa, até a nuca.

“Embora não seja uma novidade, já que há registros de comercialização deste modelo desde a década de 1970, os xampus sólidos têm se popularizado muito entre os usuários adeptos de um estilo de vida mais natural e sustentável

Thiago Pissaia, fundador e idealizador da NESH, marca de cosméticos veganos e naturalmente artesanais.

shampoo sólido

Artigos relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − cinco =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!