Karla

karla nomade

Nomade

Tréveris a cidade mais antiga da Alemanha

Tréveris – Trier em alemão – é uma cidade às margens do Rio Mosela, Alemanha. Fica em um vale entre colinas baixas de arenito vermelho cobertas de videira, a oeste do estado da Renânia-Palatinado, perto da fronteira com o Luxemburgo e na importante região vinícola de Mosela. 

Tréveris foi fundada pelos Celtas no final do século IV aC como Treuorum, e conquistada 300 anos depois pelos Romanos, que a renomearam Augusta Treverorum , por isso é considerada a cidade mais antiga da Alemanha – embora alguns historiadores mantém dúvidas quanto a isso. 

Porta Nigra

Porta Nigra Tier

Uma das atrações mais visitadas de Tréveris é a Porta Nigra. Certamente, quando os romanos em 170 DC a fundaram, não poderiam ter imaginado sua história de sucesso. Afinal, o portão era apenas um dos quatro em Tréveris, e na época, um de muitos em todo o Império Romano. Hoje, o “Portão Negro” é o portão romano mais bem preservado ao norte dos Alpes e consequentemente no local de  domínio romano nas áreas da Alemanha atual. 

 Com o fim do Império Romano, o portão da cidade foi usado de várias maneiras. No século 11, o edifício serviu de moradia para monge Simeon, que vivia como eremita. Com sua morte, o portão da cidade foi convertido em um complexo de igrejas –  razão pela qual foi preservada até hoje. Os séculos seguintes foram caracterizados por medidas de renovação e manutenção. Sob o governo de Napoleão, uma igreja foi dissolvida em 1803 e uma restauração da forma antiga foi ordenada. As medidas para restaurar e manter a Porta Nigra ocorrem até hoje, ela agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

Karl Marx nasceu em Tréveris em 1818

A casa onde nasceu Karl Marx em 5 de maio de 1818  na atual Brückenstraße 10, hoje abriga o  museu “Karl-Marx-Haus”. Nele encontra-se uma exposição permanente sobre a vida e obra de Karl Marx.

Karl Marx foi um filósofo alemão, economista, teórico social, jornalista político e protagonista do movimento trabalhista. 

Até hoje, suas teorias sobre religião, sociedade burguesa e capitalismo têm sido controversas – em particular seu “Manifesto do Partido Comunista”, bem como sua principal obra“ Das Kapital – crítica da economia política ”, publicada em três volumes a partir de 1867.

 

 

Karl Marx house - Trier

Algumas impressões da cidade de Tréveris

Principais Pontos Turísticos de Tréveris - Alemanha

O magnifico portão romano da cidade mais bem preservado ao norte dos Alpes.

É uma construção do ano 310. Mede 67 m de comprimento, 27,5 m de largura e 30 m de altura e exibe uma grande abside semicircular, que abrigava o trono do imperador romano.

Depois de saques por tribos germânicas, o edifício ficou quase destruído. No século XII a abside foi transformada em torre para acomodar o arcebispo. No século XVII o Aula Palatina passou a fazer parte do recém construído Kurfürstliches Palais (Palácio Eleitoral) e a parede leste foi parcialmente demolida. Nos períodos napoleónico e prussiano o local serviu de alojamento militar. O rei Frederico Guilherme IV da Prússia ordenou a reconstrução da Aula Palatina, que desde 1856 abriga a igreja protestante de São Salvador. Reerguida após o bombardeio de 1944 na Segunda Guerra Mundial, seu tamanho ainda transparece extraordinário.

É um anfiteatro romano do século I a mando do imperador Trajano (r. 98–117), perto das Termas imperiais de Tréveris, nos arredores da vila romana de Augusta dos Tréveros, cenário de lutas de gladiadores e competições de animais.

É uma ponte romana do século II dC (Römerbrücke) sobre o Rio  Mosela, e é a ponte mais antiga ao norte dos Alpes ainda atravessada pelo tráfego.

As Termas Imperiais (em alemão: Kaiserthermen) foram construídas no início do século IV, durante o reinado de Constantino (r. 306–337)- Elas eram o terceiro maior complexo de termas do mundo romano. As ruínas das paredes e fundações ainda exibem o desenho original.  Outra parte remanescente é o sistema de aquecimento (hipocausto), no qual o ar era aquecido por fornalhas e conduzido por baixo do piso.

Catedral de Trier (em alemão: Trierer Dom ou Dom St. Peter), é uma catedral católica que remonta à época romana.  Sua fachada oeste românica com uma abside extra e quatro torres é imponente e foi copiada repetidamente.  A catedral abriga a túnica sagrada, uma roupa que se diz ser a túnica que Jesus usava quando morreu, assim como muitas outras relíquias e relicários do tesouro da catedral. 

Em alemão – Liebfrauenkirche –  é uma das mais importantes igrejas góticas da Alemanha, de certa forma comparável à tradição arquitetônica das catedrais góticas francesas.

St. Matthias ‘Abbey é um mosteiro beneditino em Trier, Renânia-Palatinado, Alemanha.

A igreja da abadia, uma basílica românica, é um renomado local de peregrinação por causa da tumba de São Matias, o Apóstolo, após o qual a abadia é nomeada, localizada aqui desde o século XII e o único enterro de um apóstolo na Alemanha e no norte de os Alpes.

É uma das igrejas barrocas mais importantes da Renânia-Palatinado. 

O que levar na mala de viagem

Tréveris é uma cidade com mais de cem mil habitantes, e sendo na Alemanha significa que existem opções para todos os gostos e bolsos. Existes bares, cafés, restaurantes caros, e também os mais populares. Então na hora de fazer a mala pense nos lugares que irá a noite, e leve alguma roupa mais arrumadinha se for a algum lugar mais chique. Se não for, vista-se bem informal. Se viajar no inverno, leve apenas um casaco e alguns pulôveres. Não encha sua mala de casacos. E para as caminhadas durante o dia, sempre sapatos confortáveis. 

E eu sempre peço, por favor mulheres, turistar de salto é muito brega. Não façam isso. Nunca! Jamais. 

Você também pode gostar das postagens

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + quinze =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!