Karla

karla nomade

Nomade

A Fête de la Musique 2020 um pouco diferente em Berlim

A Fête de la Musique 2020 comemora seu 25º aniversário de forma diferente das edições passadas, por causa da pandemia de coronavírus.

A festa, acontecerá novamente em Berlim este ano. Mas não da forma como é conhecida há 25 anos. Em vez de oferecer concertos nas ruas e em palcos ao ar livre, o festival de música de rua no dia 21 de junho mudará para canais e formatos digitais. Também está prevista uma série de concertos de varanda.

O site do festival www.fetedelamusique.de será o centro de todas as atividades e, como portal central, será também o guia de programação de tudo o que acontecerá durante o festival neste domingo e estará disponível para todos os berlinenses nas categorias Participar, Assistir, Ouvir.

Socialistas no poder na França deram início à Fête de La Musique

A Fête de la musique começou em 1981, na França. Os socialistas tinham se mudado para o Palácio do Eliseu com François Mitterrand à frente. e o então Ministro da Cultura, Jack Lang, ordenou que a Ópera de Paris, patrocinada pelo Estado, tocasse uma vez por ano para toda a nação, de graça e ao ar livre. A estréia foi em 21 de junho de 1982, dia do início do verão.

Outros grupos musicais rapidamente quiseram fazer parte do evento, e assim nasceu a idéia da Fête de la Musique, na interação mútua entre a política, os cidadãos e o público. Uma celebração do dia mais longo do ano, em que os parisienses se apropriam de sua cidade e criam com música uma atmosfera completamente nova, efêmera, mas justamente por esse motivo tão atraente.

 

No início era de pura anarquia e muita diversão

Aqui em Berlim a primeira Fête de la Musique aconteceu em 21 de junho de 1995. Haviam se passado apenas seis anos desde a queda do Muro. Assim sendo, Berlim era um lugar repleto de possibilidades. Uma cidade em busca de sua identidade. 

Aquele início de verão marcou a magia que a festa da música espalha pela cidade. Foi no Tempodrom, que na época era uma tenda de verdade.  Chovia muito, por isso os músicos e o público se mudaram para o interior da tenda que ficava entre as árvores do Tiergarten . Com 3500 pessoas presente, logo gotas de suor do teto caíram sobre as cabeças dos presentes. 

Naquela primeira edição a festa ainda não era espalhada pela cidade da forma que acontece atualmente – em quase 100 palcos e em muitas ruas da cidade – pois música nas ruas em 1995, ainda não era uma coisa natural em Berlim.

 


Grupo de Maracatú se apresenta na Fête de la Musique 2017

Fête de La Musique 2020

Vários clubes, associações, museus, teatros e instituições culturais de Berlim, assim como outros locais, estarão presentes na festa.

As escolas de música de Berlim irão contribuir com aulas de música digital e tutoriais. P

ela primeira vez, a Fête será transmitida da esfera da torre de televisão na Alexanderplatz. Com uma vista deslumbrante sobre a linha do horizonte de Berlim, incluindo o Portão de Brandenburg e o Tiergarten.

 Alle Farben, um dos mais populares Djs da Alemanha dará um concerto.

Entre 17 e 18 horas, a Fête de la Musique convida os berlinenses para cantar juntos o “Hino à Alegria” ( Ode an die Freude).

Festa da música nas varandas

Muitos dos parceiros da Fête de la Musique 2020 também organizam ações especiais para engajar mais pessoas na festa em diversos bairros.

 “Presumimos que neste domingo muito especial, muitos berlinenses transformarão suas sacadas em palcos para participar da festa”, diz Björn Doering, o curador do festival. 

Sob a hashtag #musikhilftjetzt você pode encontrar todos os detalhes sobre as possibilidades de usar ferramentas online para fazer e experimentar música juntos, mesmo à distância.

https://www.youtube.com/watch?v=SFMNVhn6vo8

Você poderá também gostar das postagens


Carnaval das Culturas em Berlim: Não em 2020!


Berlim: 10 coisas típicas da cidade

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 19 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!