Karla

karla nomade

Nomade

Carnaval das Culturas em Berlim: Não em 2020!

O Carnaval das Culturas é um evento anual em Berlim e geralmente atrai milhões de visitantes. Afinal, trata-se de uma exibição de música, desfiles, danças, folclore, performances, e fantasias coloridas que duram vários dias.

No Carnaval das Culturas, pessoas de todo o mundo se reúnem em Berlim para celebrar a diversidade.

Em 2020 ele é apenas  mais um evento cancelado.

Kreuzberg em Berlim: palco do Carnaval das culturas

É no bairro Kreuzberg ao redor da Blücherplatz, que acontece essa celebração da diversidade multicultural, chamado Carnaval das Culturas. São quatro dias por ano, durante o Pentecostes. A festa de rua mais colorida e popular de Berlim tem vários palcos de música ao vivo, barracas de artesanato e delícias culinárias.

No domingo o destaque é o grande desfile ao longo da Yorckstraße e Gneisenaustraße com 4000 participantes, muitas vezes magnificamente trajados em grupos que representam cultura, ideologia, atrás de tambores de samba ou caminhões com batidas techno.

Além da culturas, o festival também abre espaço no setor verde, para apresentação e debates sobre a sustentabilidade ecológica e preocupações com o meio ambiente.


Apresentação das associações que se preocupam com o meio ambiente

Propósito do Carnaval das culturas

O festival aberto para toda a sociedade, existe desde 1996. Foi fundado com propósito de fazer uma declaração política contra o racismo galopante no início dos anos 90. Infelizmente o racismo não desapareceu até hoje.

Inicialmente, dezenas de milhares de amantes do carnaval vinham à Berlim para a festa. Em 20 anos, entretanto, o número anual de visitantes aumentou para cerca de um milhão. E não sem razão: há poucos lugares onde se possa experimentar uma atmosfera tão exuberante e pacífica como aqui, onde o cosmopolitismo é celebrado de forma criativa e apaixonada.

Embora nem todos estejam conscientes de seu caráter político, a diversidade cultural ainda é visível nos palcos, praças e ruas.


Desfile do Carnaval das culturas em 2019, Berlim

Diversidade de música e estilos

Mais de 4.000 artistas dos mais diversos países e culturas criam um desfile de rua inesquecível. Os trajes são bem elaborados e diversos tipos de instrumentos são ouvidos.

Nos palcos espalhados em diversos pontos, é possível ouvir desde os sons de tambores africanos, aos ritmos mais clássicos, e ainda, samba, jazz de primeira classe, ou seja, uma grande variedade musical. São mais de 100 DJs, artistas solo e bandas que nos levam em uma turnê mundial musical.

Na praça de alimentação, encontramos diversos estandes, onde podemos experimentar delícias culinárias dos mais diversos países. Crepes franceses, pratos de macarrão asiáticos, caipirinha brasileira, cerveja africana. Você também pode saborear pratos saudáveis e inovadores do movimento de comida urbana. Certamente a gama de especialidades das mais diversas regiões do mundo não conhece fronteiras.

Ruas de Kreuzberg durante o Carnaval das culturas e na mesma época com o evento cancelado

Economia no Carnaval das Culturas

Segundo um estudo do Investitionsbank Berlin (IBB), o produto interno bruto adicional gerado pelo Carnaval das Culturas totaliza 53,2 milhões de euros em um período de cinco anos. “Cada euro investido [no Carnaval das Culturas] gera cinco vezes mais receita”, diz o estudo. Além da indústria de catering e hotelaria, o evento também beneficia varejistas, outras instituições culturais e prestadores de serviços.

Além disso, o Carnaval das Culturas cria ou preserva 220 empregos em Berlim. A imagem da capital também se beneficia com o desfile de rua. Na mídia, o Carnaval das Culturas não é representado apenas em todo o país, mas também globalmente, mostrando a diversidade cultural de Berlim.

Fantasias coloridas e elaboradas durante o carnaval das culturas

Neste ano, o festival estava planejado para acontecer de 29 de maio a 01 de junho. Inesperadamente a pandemia do coronavírus aconteceu e com isso o Carnaval das Culturas 2020 foi cancelado.

Você poderá também gostar das postagens


Berlim: 10 coisas típicas da cidade


Típico alemão: Biergarten!

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − cinco =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!