Karla

karla nomade

Nomade

Descubra o que é o Almíscar e de onde ele vem

O Almíscar está na composição desde o perfume Chanel No. 5 ao desodorante Axe. Ou seja, o composto é usado em muito do que você pode pulverizar em seu corpo. Afinal sua estrutura complexa fornece algumas notas pesadas e evita que as notas mais leves de uma fragrância evaporem muito rapidamente. Inegavelmente o Almíscar está em quase todo lugar, mas você realmente sabe o que ele é e de onde vem? 

O cheiro afrodisíaco do Almíscar

No começo do Século XX havia uma grande diferença entre o cheiro de uma moça de família e uma prostituta. Alguns aromas como jasmim e almíscar, patchuli e angélica, deixavam a mulher com um cheiro bem sensual.

Por isso além das prostitutas, só as atrizes, dançarinas, ou as mais mundanas ousavam usá-los. As meninas “sérias” ficavam com os perfumes delicados de flores, principalmente rosas e violetas.

Mas o cheiro do almíscar reconhecidamente afrodisíaco vem de tempos bem mais antigos. Conta a história que em 1810 a Imperatriz Josefina encharcava o Palácio de Versalhes com os aromas de almíscar animal para excitar Napoleão.

Origem cruel do Almíscar

O almíscar era originalmente uma secreção animal que cheira a urina. Isso porque o almíscar natural, é obtido do fluido armazenado num pequeno saco, nas regiões baixas de um animal, chamado cervo almiscareiro, na época de seu cio.

A palavra almíscar vem do sânscrito muska, que quer dizer testículo. 

A retirada da glândula, que produz o almíscar, implica na morte desses animais. 

O cervo almiscareiro é um animal nativo da China e do sudoeste da Ásia. Para obter-se o perfume, mata-se o animal e se extrai completamente a glândula, que é secada ao sol, sobre uma pedra quente ou submergindo-a em azeite quente. Esta é comercializada de duas formas: a glândula inteira ou o perfume extraído do seu receptáculo – um lucrativo comércio internacional há séculos.

Também classificada como família de aromas de almíscares, está a civeta, com aroma fecal, que vem das glândulas anais de gatos selvagens.

Ursos da China também são vítimas da crueldade

Os ursos da China, também são vítimas da crueldade humana produzir perfumes à base de almíscar. Os ursos são capturados ainda filhotes, vendidos às fazendas por cerca de US$ 2.000 e mantidos em gaiolas entre 10 a 20 anos na mesma posição. 

Quando adultos, sofrem uma incisão no abdômen por onde são inseridos os tubos que recolhem o líquido biliar. A “ordenha”, como é chamado o procedimento, acontece enquanto os animais se alimentam, momento em que a bile circula pelo organismo.

Organizações em defesa dos animais construíram santuários ao norte de Hanói, capital vietnamita, e na China, onde abriga ursos resgatados.

Para piorar a situação dos Ursos, a China aprova bile de urso como tratamento para Covid-19

Almíscar também usado em medicina alternativa

Adorado não só em perfumaria, o almíscar natural é também muito importante nas medicinas tradicionais Chinesas e Indiana. Isso porque ele é considerado uma cura alternativa para a depressão e ansiedade, bem como um grande afrodisíaco e estimulante. 

Apesar de existirem algumas regulamentações e controle, o comércio de almíscar ainda existe, de forma legal e ilegal, e é incrivelmente cruel. Não só os cervos-almiscarados são vítimas do mesmo, mas também qualquer animal que segregue esta substância, como a civeta, o rato-almiscarado, os castores europeus (pelo castoreum, um tipo de almíscar) ou ainda os cachalotes (pelo âmbar cinza ou âmbar de baleia).

Para que serve o Almíscar

Eu já vi vários anúncios de terapias aromatizantes na Internet usarem extrato de almíscar.

Alegam que a essência tem como objetivo energizar e transmutar as energias dos ambientes e das pessoas. (Só se for transmutar para pior)

Dizem também ser o almíscar purificador e condutor de vibrações. Perfuma os ambientes e renova a carga energética negativa e/ou estagnada. A Essência possui propriedades que estimulam a intuição e o bom senso. Facilita a concentração e a meditação. Traz saúde, sucesso e boa sorte. Acalma e purifica.

(Sério que você acredita nisso? Com a energia negativa que provocam nos animais, como pode trazer algum benefício para os seres humanos?)

Almíscar alternativo

Alternativas como óleo de sementes de abelmosco, a resinas de láudano e gálbano também são usadas para substituir o almíscar. 

Portanto pesquise antes de comprar o que você coloca no seu corpo. 

top dica

Antes de usar produtos com almiscar, pense no fato que trata-se de uma espécie de animal sacrificada por séculos para tirar o seu perfume, que serve, com certeza, para o animalzinho, apenas atrair o parceiro na hora do acasalamento.
Nós que sabemos da importância de viver sustentável não deixamos nossa vaidade nos tornar futeis nem egoístas. 

Você poderá também se interessar em saber

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

2 respostas

  1. Esta prática de extrair as essências de origem animal já foi banida a tempos pela IFRA, com leis de proteção ao meio ambiente, maus tratos dos animais e extinção de espécies. Hoje em dia essas substancias foram substituidas artificialmente, fabricadas em laboratorios dando origem as essencias sintéticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 16 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!