Karla

karla nomade

Nomade

Symi Grécia

Symi – Uma pequena e paradisíaca ilha na Grécia

A ilha de Symi na Grécia é uma das maravilhas da cadeia de ilhas do Dodecaneso! Ela se destaca das outras ilhas gregas por sua bela arquitetura, casas coloridas e uma atmosfera descontraída.

O porto de Symi parece ter saído de um quadro! A primeira coisa que chama sua atenção ao se aproximar de Symi são as casas coloridas ao redor do porto. O cenário é encantador!

O porto é considerado o centro da ilha. Mas a uma curta distância a pé, existem pequenas vilas e praias para descobrir.

Um pouco mais afastado do porto encontramos as belas praias de Symi. Elas são pequenas, limpas e têm águas cristalinas hipnotizantes. Algumas delas têm uma infra estrutura, outras são isoladas, portanto ideais para aqueles que amam a natureza e querem relaxar!

Symi Grécia é uma das ilhas mais pitorescas e encantadoras da cadeia de ilhas do Dodecaneso.

Sem mencionar que qualquer canto da cidade possui uma vista magnífica do Mar Egeu. A atmosfera única do porto vai enfeitiçar você!
A principal cidade de Symi, que está dividida em dois povoados: Gialos e Chorio, é o centro de atividades da ilha. Ela se destaca por suas mansões coloridas, atmosfera pacífica e cenário fotogênico. Sem mencionar que cada canto da cidade possui uma vista maravilhosa do Mar Egeu!

Se você quiser escapar do calor do verão após a exploração da cidade, dirija-se às praias de Symi. Apesar de não serem grandes, elas são limpas e descontraídas. Se do outro lado você é um amante da aventura, ficará feliz em saber que uma caminhada ao redor da ilha o levará a muitas capelas bonitas e pontos fotogênicos. Na verdade, na parte sul da ilha, você encontrará o renomado mosteiro Panormitis, que vale a pena visitar.

Além disso, Symi é uma base brilhante para o salto da ilha, especialmente para a vizinha ilha de Rhodes

Como eu descobri Symi

Um dia eu cheguei em casa completamente exausta. Estava em uma fase de extrema exaustão física e emocional. E meu marido disse que seria bom se nós fizéssemos uma viagem para recarregar as energias. 

Ele então sugeriu uma semana num “Boat House”, algo que fizemos a uns anos atras. Se você ler a história desta viagem de barco aqui, vai entender que esta não era para mim a melhor opção para desestressar. 

Então eu brincando disse, se quiser relaxar vamos para uma ilha grega!

Ele levou a sério e se lembrou de uns amigos nossos que moram na Grécia e telefonou pedindo informações e indicações de uma ilha bacana. Vou ser sempre grata da recomendação de Symi que eles nos fizeram – a melhor dica que poderíamos ter. Desde o princípio ficamos impressionados com a maravilhosa vista do porto, que parece realmente uma pintura, sem falar no azul da água, e do céu.

Era tudo que eu precisava. Uma pequena ilha, vistas espectaculares, a temperatura amena,  e como viajamos em outubro, ou seja, fora da alta temporada, não estava cheio de turistas.

 

Top dica

Em algumas praias os bodes andam soltos e chegam bem perto dos turistas. Não se assuste. Eles são inofensivos. Eles tentam porém “roubar” seu lanche. Fique atento, principalmente porque você é um bom exemplo de viajante responsável, e não vai alimentá-los, certo?

Praia Marathounta

Foi bem fácil chegar até a Praia Marathouna de Scooter. E assim que chegamos fomos recebidos por estes queridos animais. Eles são bem mansos e simplesmente ficam ao redor interagindo. 

Importante também é não esquecer de comprar as sapatilhas para não correr o risco de machucar os pés nas pedras. Elas são encontradas facilmente no porto de Symi. 

Vista de cima da Praia Marathouna

Passeio de Barco ao redor da Ilha

Este foi o barco que passamos o dia percorrendo as praias ao redor da ilha. Alias foi um dos melhores dias que passamos. O barco é ancorado de tempo em tempo para nadarmos e aproveitar a paisagem.

 

Na hora do almoço ancoramos em uma praia, e um magnifico buffet com comidas típicas gregas foi servido acompanhado de vinho e suco. 

Como explorar a ilha

Alugamos uma Scooter por um dia e rodamos toda a ilha. É uma perspectiva interessante quando fazemos o mesmo trajeto pela água, de barco. 

Na cidade de Symi, o bom mesmo é caminhar. Symi é muito antiga e percorrer suas ruas é também conhecer muito de sua história, por isso caminhar e se deixar levar pelo sobe e desce de sua geografia é maravilhoso. 

A cidade de Simi consiste no belo povoado de Chorio e seu porto natural de Gialos. Simi foi uma das áreas mais ricas de Dodecaneso devido à indústria naval e ao mergulho de esponja que foram bastante importantes durante o século 20. Com o passar do tempo, estas atividades diminuíram, mas a ilha manteve sua tradição viva.

 

Sustentabilidade

Está na pauta do ministério grego do turismo criar as condições que definirão Symi como um destino com uma forte pegada ambiental. 

Segundo o ministério, a identidade turística de Symi deve ser identificada com os conceitos de qualidade e sustentabilidade.

Posts relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 17 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!