Karla

karla nomade

Nomade

Nikolaiviertel Berlim

Nikolaiviertel – conheça o lugar onde Berlim começou!

No Nikolaiviertel – Berlim, você pode mergulhar na Idade Média. Pequenas ruas de paralelepípedos e casas antigas ajudam a compor em sua mente a imagem de Berlim em outros tempos. Afinal, O Nikolaiviertel é a primeira e, portanto, a mais antiga área residencial de Berlim. 

A história de Berlim é agitada desde sua fundação em 1237. Alias, em 2008, descobriu-se que a cidade é 54 anos mais antiga do que se pensava anteriormente. Isso porque arqueólogos encontraram uma viga de carvalho que provavelmente remonta a 1183.
Certamente quase nenhuma outra metrópole esteve sujeita a tantas mudanças fundamentais com tanta freqüência. 

nikolaiviertel berlin
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

O primeiro documento histórico berlinense remonta a 1237, aludindo às povoações de Kölln e Berlim, situadas em cada uma das margens do rio Spree, envolvendo o local onde hoje se situa Nikolaiviertel. As duas localidades aliaram-se em 1307, tendo constituído um município comum.

Sendo assim, Nikolaiviertel, que fica no bairro Mitte, em Berlim, é a área residencial mais antiga da capital.

 

Quase completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, Nikolaiviertel – Berlim, foi reconstruído pelo arquiteto Günter Stahn em 1980-1987. 

Em torno da Igreja de São Nicolau (Nikolaikirche) – que foi fortemente bombardeada e restaurada, foi criado um conjunto de casas históricas e edifícios pré-fabricados correspondentemente ao original, ou seja, adaptados para a aparência original, quase medieval. 

Certamente, hoje, o pequeno monumento arquitetônico é  famoso também por seus tradicionais restaurantes e bares alemães e por isso, um dos pontos turísticos mais visitados de Berlim. 

nikolaiviertel berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno
Knoblauchhaus berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Do outro lado da Poststraße está o Knoblauchhaus de 1760, com uma fachada neoclássica do século XIX. Um dos poucos edifícios históricos originais preservados, foi a residência da notável família Knoblauch com membros como o arquiteto Eduard Knoblauch ou o físico Karl-Hermann Knoblauch. É o lar de um museu Biedermeier, o museu cívico mais antigo de Berlim.

Muro medieval de Berlim

Se estamos falando do começo histórico de Berlim, não podemos deixar de citar o muro que cercava a cidade. Isso mesmo. Você sabia que Berlim já teve outro muro, além do tão famoso que dividiu a cidade entre 1961 e 1989?

muro medieval berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

 

A historia de Berlim, começou com uma união dos dois assentamentos comerciais de Kölln e Berlim, localizados nos dois lados do rio Spree, no atual distrito de Mitte. Ao redor das duas cidades, a muralha foi construída com pedra de campo e tijolo a partir de 1250. 

Por isso, para o passeio ficar completo, sugiro que você inclua o antigo muro medieval que cercava Berlim – Waisenstraße – é só atravessar a rua. 

 Em 1961, durante a reconstrução do pub Zur letzten Instanz (ativo desde 1621) as fundações da muralha da cidade puderam ser examinadas arqueologicamente.  Durante a escavação, verificou-se que atingiram uma profundidade de 1,8 m e tinham até 1,2 m de espessura. Uma segunda investigação perto da igreja do mosteiro, em 1965, revelou que a parede tinha 3,5 m de espessura. 

A restauração da seção de 120 metros de comprimento do muro que hoje é preservado foi concluída em 1984.  

muro de berlim medieval
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Curiosidades sobre Nikolaiviertel - Berlim na Idade média

 

Berlim foi mencionada pela primeira vez em um documento em 1244, e a vizinha Kölln em 1237.

No ano de 1400, Berlim e Kölln juntas, tinham cerca de 8.500 habitantes e 1.100 casas. Hospitais, igrejas e mosteiros com residências para o clero.

A Igreja de São Nicolau (Nikolaikirche), que fica em Nikolaiviertel, é a mais antiga de Berlim.  

 Em 1486 tornou-se na sede do eleitorado de Brandemburgo.

 

turismo sustentável

Dica sustentável para um turismo melhor em Nikolaiviertel

Essas fotos eu tirei durante o período de confinamento em Berlim, ou seja, com a cidade completamente sem turistas. Em uma situação destas você percebe o quanto os moradores destas áreas turísticas se beneficiam da quietude do local.

Por isso é importante, como turista sustentável de que você se conscientize que existem pessoas que vivem ali. Desta forma, você precisa adotar um comportamento mais atencioso ao visitar o bela Nikolaiviertel.

nikolaiviertel berlim
Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

Posts relacionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − três =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!