Karla

karla nomade

Nomade

biergarten

Típico alemão: Biergarten! Um dos locais que os alemães mais gostam de ir

No último final de semana os Biergarten, que significa Jardins de cerveja, foram reabertos aqui em Berlim. Eles são parte da cultura alemã e sem dúvidas, um dos locais  que os alemães mais gostam de frequentar durante a primavera e verão. Portanto se você vem a Alemanha nestas estações, coloque como Top 5 em sua lista a visita à um deles.

Eu preciso confessar que todos os anos eu conto as horas para que a primavera chegue, a temperatura aumente e eu possa desfrutar do charme rústico desses lugares.  E este ano, por causa das medidas de contenção da pandemia do coronavírus, eles abriram bem mais tarde. Assim foi um prazer extra quando pude novamente me sentar em um Biegarten. Acredito que tenha sido um dos chopes mais saborosos que desfrutei até hoje.

O que é um Biergarten

A princípio o Biergarten era uma taberna ao ar livre, em meio a árvores, onde era possível comer a comida que você traz consigo.  Hoje em dia, eles continuam sendo ao ar livre e no meio das árvores, mas as pessoas não levam mais a própria comida, pois eles são restaurantes descontraídos, que servem comidas típicas alemãs, lanches, pizzas, saladas,   ou seja, algo que combine com a cerveja que é a estrela da casa.

Perfeito para sentar por horas com amigos. Por serem sazonais, sempre carregam uma atmosfera de férias.

Schleusenkrug Biergarten

Como começou a cultura do Biergarten?

A cultura cervejeira alemã teve origem na Baviera em 04.01.1812. Neste dia histórico, o então Rei Max I da Baviera permitiu que as cervejarias de Munique servissem a sua Märzenbier caseira com pão aos hóspedes. Esta permissão foi o fim de uma disputa sobre o licenciamento da cerveja, que havia anos estava em fúria entre senhorios e agricultores. No entanto, os agricultores não estavam autorizados a vender nada a não ser a sua própria cerveja.

A cerveja porém já era consumida anos antes, mas estava limitada aos meses de inverno, pois a bebida era muito perecível. Por isso as grandes cervejeiras de Munique, que podiam pagar, construíram caves profundas onde a cerveja podia ser arrefecida com gelo durante todo o ano. Muitas vezes as castanheiras eram plantados acima das adegas e o cascalho era espalhado para refrigerar ainda mais.

Os moradores de Munique começaram a se reunir sob esses castanheiros e beber cerveja.  Os agricultores das cervejarias estavam felizes em atender a essa demanda e, embora não lhes fosse permitido vender alimentos, eles eram uma dura concorrência às pousadas vizinhas. Os convidados começaram a trazer as suas próprias comidas, assim como toalhas de mesa, tábuas de madeira e por vezes até velas.


Compre aqui

Onde fica o maior Biergarten do mundo?

Se você quiser visitar o maior Biergarten do mundo, terá que ir ao Königlicher Hirschgarten em Munique, onde está localizado. Ele tem espaço para cerca de 8000 convidados. Lá a cerveja ainda é produzida a partir do chamado “Hirschen”, um barril de madeira de 200 litros.

Felizmente, há inúmeros Biergarten por toda a Alemanha e eles ficam abertos o dia todo e a noite também. Portanto, se você tiver vontade de visitar um e desfrutar uma cerveja fresca debaixo de castanheiros não vai encontrar dificuldades em encontrar um por perto!

Alguns TOP Biergarten em Berlim

Prater

Este lugar idílico debaixo da sombra de castanheiras em Prenzlauer Berg é considerado o Biergarten mais antigo da cidade. A cerveja tem sido servida no Prater desde 1837 e sem dúvidas a cerveja caseira encanta os visitantes de vários países.

Situado na Kastanienallee, que é muito frequentada por locais e por turistas que visitam Berlim, o Prater está sempre lotado no verão.


Loretta am Wannsee

Localizado diretamente no Wannsee, o Loretta é um destino popular não só para ciclistas e caminhantes, mas também para todos aqueles que simplesmente querem desfrutar da vista do Wannsee com uma boa cerveja.

O Biergarten foi completamente renovado nos últimos anos, sem perder o seu antigo encanto. As famílias com crianças também gostam de ir ao Loretta, pois há um parque infantil e mesas de ping pong.

O Loretta tem também tradição de exibir jogos de futebol e reunir torcedores em grandes eventos, como o Campeonato Europeu de Futebol ou a Copa do Mundo.

Schleusenkrug

Desde o início dos anos 50 que existe este belo Biergarten diretamente na Eclusa do Tiergarten. Quando o tempo está bom e nos fins-de-semana, conseguir um lugar para sentar-se não é tarefa fácil. Mas compensa. O ambiente é aconchegante, a cerveja maravilhosa e existe uma variedade de pratos e lanches.



Adquira seu guia prático inglês para viagem

Zollpackhof Biergarten

Neste Biergarten além de desfrutar do rio Spree, você pode se sentar com vista para a Chancelaria Federal e tomar uma cerveja enquanto a Chanceler da Alemanha trabalha.  Aqui também você pode desfrutar de pratos típicos alemães, como Weißwurst com pretzels, Flammkuchen com bacon e cebola ou Wienerwurstchen com salada de batata.

Descubra algum Biergarten espontaneamente

Caminhando ou pedalando por Berlim, ouse ir além da área central, que certamente você vai encontrar um Bierganrten bem aconchegante. Então apenas se permita usufruir desta maravilha típica alemã! Prost!





Você poderá também gostar das postagens


Rota do Vinho Riesling alemão – Vale do Rio Mosela


O que é a cerveja Berliner Weiße

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!