Karla

karla nomade

Nomade

List - Sylt - Germany

List – o lugar mais ao norte da Alemanha

List é o município mais setentrional da Alemanha e, portanto, está situada no norte da ilha de Sylt.  É um paraíso no meio de uma paisagem de dunas fantasticamente belas. Cerca de 1.700 pessoas vivem em List. Claro que durante os meses de verão o número de habitantes se multiplica consideravelmente, já que List é um dos lugares mais populares da ilha. Uma paisagem de tirar o fôlego com charnecas, pântanos,  dunas que se movimentam e é claro, uma praia deliciosa.  Você pode visitar Sylt para apenas relaxar, com um orçamento não muito alto, ou passar férias com muito luxo.

list - Sylt

História

Foi só em 1866 que a área em que List está localizada, que consiste quase inteiramente em dunas, se tornou alemã. Antes disso, List era um assentamento dinamarquês. Foi mencionado pela primeira vez em 1292 (Lystum). A aldeia original foi destruída pela grande inundação de 1364. O assentamento foi reconstruído mais a leste do local anterior. Em meados do século XV, uma igreja chamada St. Jürgen foi mencionada. Em um tratado de 1460, Schleswig e Holstein foram ligados à coroa dinamarquesa, mas List permaneceu como parte dos enclaves reais, pequenas áreas do Reino da Dinamarca situadas dentro do Ducado de Schleswig, mas diretamente controladas pelo rei dinamarquês.

Após a guerra dinamarquesa-alemã de 1864, List tornou-se parte da Prússia. Em 1908,  List tinha 13 casas e 70 habitantes.

O plebiscito de 1920 traçou a fronteira ao norte de List, com a próxima ilha (Rømø) que foi devolvida à Dinamarca. Rømø é tão perto que conseguimos vê-la de List. 

 

Ellenbogen

O Ellenbogen (cotovelo) da ilha, é tão largo e intocável que se perde a sensação de tempo e espaço. Nenhum restaurante e nenhuma multidão de pessoas perturba a solidão deste canto mágico de praia. Os únicos habitantes são ovelhas, focas e aves.

Aliás, o banho de mar aqui é proibido, pois é aqui que o mar de Wadden e o mar aberto se encontram e criam perigosas correntes profundas. A estrada de cinco quilômetros até Ellenbogenspitze é de propriedade privada, portanto, deve ser pago um pedágio de 6 euros por carro. A pé ou de bicicleta, a rota é muito mais agradável e gratuita. Eu fui uma vez a pé e outra de bicicleta. 

Eu tentando me tornar Zipfelstürmer!

Aí está! Cheguei no ponto mais ao norte da Alemanha!

 

List está conectada com as comunidades de Selfkant, Görlitz e Oberstdorf, porque eles são os quatro lugares mais externos da Alemanha. Juntos, estes lugares formam a Zipfelbund. Já visitei 2. Ou seja, estou na metade do caminho!

A praia

sylt

As  praias são longas  e de areia clara e mesmo na alta temporada, são relativamente tranquilas e bem relaxantes. Divididas em áreas de nudismo, áreas de recreação, locais onde você pode nadar, outros proibidos, praias para cães, enfim, todos acabam  encontrando o pedaço de praia certo em List.

O porto

list - sylt - alemanha
List - Sylt - Alemanha

Com vários restaurantes em estilo escandinavo, você tem muitas opções para escolher onde parar e ver os navios chegarem e sair.

Além disso, há sempre eventos ocorrendo no porto, além de pequenas lojas, e o market para compras. 

Do porto, você pode participar das excursões de barco dos navios Adler ao Mar de Wadden ou pegar a balsa Sylt para uma viagem à ilha dinamarquesa de Rømø.

O porto é acessível para você a qualquer hora do dia. Você encontrará muitas vagas de estacionamento em frente ao Erlebniszentrum Naturgewalten. 

O porto de List, é o local onde a maioria dos turistas vão passar o final de tarde, começo de noite. 

 

top tip

Mesmo durante o verão as temperaturas podem baixar. Também costuma ventar muito na ilha, por isso, não deixe de colocar um pulôver na bagagem. 

Qual é a maneira mais amigável ao meio ambiente de chegar à ilha?

Sabemos que viajar de trem é a maneira mais amigável ao meio ambiente para chegar à ilha com as menores emissões de CO2. Entretanto, a linha ferroviária Hamburgo – Sylt ainda é servida por locomotivas diesel, pois a linha é apenas eletrificada entre Hamburgo e Itzehoe. Segundo a Deutsche Bahn, a eletrificação da barragem de Hindenburg não é possível devido, entre outras coisas, ao tráfego de vagões de dois andares.

Não se pode generalizar o respeito ao meio ambiente na viagem de carro. Naturalmente, depende de qual modelo de carro é conduzido e, acima de tudo, quantos passageiros estão no carro. Com quatro pessoas, por exemplo, os valores de CO2 se aproximam dos valores da viagem de trem. 

A balsa Sylt faz o traslado entre a ilha dinamarquesa de Rømø e List on Sylt. Em novembro de 2019, uma segunda balsa Sylt passou a ser usada, que além de uma unidade a diesel também usa um motor GNL ecologicamente correto. Além disso, estações de carregamento eletrônico gratuitas para carros elétricos estão instaladas a bordo.

Sustentabilidade na ilha de Sylt

Muito está acontecendo em Sylt em relação à sustentabilidade e à proteção ambiental e climática. Na verdade, muita coisa mudou recentemente com a conscientização dos moradores e hóspedes. Isto é demonstrado pelas ações conjuntas, desde os Beach Clean Ups realizados regularmente até as exposições e palestras bem freqüentadas sobre o tema. Isto é comprovado pelas iniciativas comprometidas do movimento Bye Bye Plastik Sylt, o Gründenker ou a tripulação Plastik do Centro Escolar Sylt, bem como as associações de conservação da natureza da ilha, que estão ativas há anos. Não se trata de fazer tudo perfeitamente ao redor do ambiente e organizar a vida cotidiana sem erros, mas sim de reconsiderar as próprias rotinas e de se adaptar de acordo. Também é perceptível que as pessoas estão cada vez mais falando de seu próprio consumo e do comportamento associado a ele. Porque a comunicação e a troca de experiências levam a mais sustentabilidade. 

O importante é inspirar aos frequentadores da ilha que cada um pode tornar seu tempo por lá o mais ecologicamente correto possível. 

Posts realcionados

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!