Karla

karla nomade

Nomade

sanssouci

Parque Sanssouci no inverno

O Parque Sanssouci é possivelmente maior atração turística de Potsdam, Alemanha, pois se trata de um espaço maravilhoso ao redor do Palácio de mesmo nome. 

Criado durante o reinado de Frederico II, hoje se estende por uma área de 290ha e tem cerca de 70 km de passarelas. 

 Caminhar pelo parque, é uma atividade cultural e relaxante. Mesmo durante o inverno, quando a paisagem não é tão colorida, mas cheia de magnetismo e elegância. 

 

História de Sanssouci

Frederico II da Prússia – também conhecido como Frederico o Grande ou familiarmente como “der alte Fritz” – nasceu o filho de William I e Sophie Dorothea em Berlim/Potsdam em 24 de janeiro de 1712. Apesar de ter nascido o príncipe herdeiro, seu entusiasmo por questões de guerra era limitado, preferindo muito a música e as artes. Tais inclinações não se deram bem com seu pai rígido, e quando o Frederick II de 18 anos foi pego tentando fugir secretamente do exército, ele foi prontamente levado para a fortaleza Küstrin onde seu pai teve seu amigo e ajudante Leutnant Hans Hermann von Katte decapitado diante de seus próprios olhos. Assim, ao tomar consciência de ter que ceder à vontade de ferro de seu pai, ele também concordou em seu casamento arranjado com Elisabeth Christine de Braunschweig-Bevern.

Com a morte de seu pai em 1740 ele sucedeu o trono e reinou sobre seu império desde o Palácio Sanssouci em Potsdam. 

 

Frederico o grande, presumivelmente fazia uma pausa bem-vinda no Parque Sanssouci sempre que retornava de expedições militares a Potsdam. E estas últimas foram numerosas, pois ele logo se deu conta de que nenhum Estado decente seria feito da Prússia que havia herdado de seu pai. Assim, ele e seu exército invadiram a Silésia e ocuparam Breslau pela primeira vez em dezembro de 1740. O resultado bastante inglório desta expedição o viu renovar suas tentativas mais duas vezes. Se ele planejou seus cercos e conquistas de dentro de Sanssouci não está confirmado, mas é altamente provável. Frederico II se considerava famoso por ser o “primeiro servidor do Estado” e sempre agiu de acordo. Ele forneceu aos fugitivos religiosos novas casas, fundou a Academia de Ciências em Berlim e introduziu a liberdade de imprensa e a educação obrigatória.

Após sua morte em 17 de agosto de 1786, ele foi enterrado em um túmulo previamente preparado em Sanssouci, embora seu sucessor mais tarde tenha tido seus restos mortais transferidos para a Igreja Garrison de Potsdam.

Os banhos romanos

Uma caminhada no Parque Sanssouci deve definitivamente incluir uma visita aos banhos romanos. Eles foram construídos nos anos de 1829 a 1840. O próprio Frederico Guilherme IV foi o responsável pela construção. Inspirado pelos banhos originais em Roma e seu amor geral por todas as coisas italianas, ele decidiu construir na Alemanha, em sua casa, seus próprios banhos romanos. 

Os Communs eram a ala de serviço do palácio e abrigavam as cozinhas reais, objetos dos de jardineiros, guardas do palácio e criados. Entre os dois edifícios estende-se uma colunata curva, decorada com estátuas e obeliscos, que funcionava como uma tela para proteger a visão dos pântanos. Em 1896, Guilherme II mandou construir um túnel para permitir a passagem entre o palácio e os Communs, para evitar problemas com o mau tempo. 

Hoje, os edifícios são usados pela Universidade de Potsdam e foram fechados ao público.

Outra vantagem de visitar o parque Sanssouci no inverno é a quantidade menor de turistas. Isso porque nem todo mundo é igual a você e a mim que não temos medo de frio!

Com a roupa certa, os passeios no inverno são extremamente agradáveis. Eu particularmente amo passear no inverno. O ar frio tem muitos benefícios e fortalecemos nosso sistema imunológico. Além do mais, existem no parque Sanssouci vários castelos e museus para visitar e escapar, caso necessário, por algum tempo do frio. 

 

Leia mais sobre a Alemanha e assista ao vídeo deste passeio ali em baixo para sentir melhor a atmosfera do local. 

No extremo oeste da avenida principal do Parque Sanssouci ergue-se um enorme edifício palaciano, reconhecível de longe por sua alta cúpula: o Novo Palácio (Das Neue Palais). 

No interior, existem salões de banquete, grandes galerias e apartamentos principescos. 

O Novo Palácio é o último palácio que Frederico o Grande tinha construído em seu parque. Foi uma demonstração da capacidade inquebrantável do estado prussiano de ser alcançado após os anos de privação da Guerra dos Sete Anos 1756-1763.

Clique aqui para saber meu equipamento de fotos e vídeo!

E aí estou em frente ao Das Neue Palais fotografando com minha câmera favorita: CANON EOS 90D

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Recent posts

COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Hi there! Join the nomadic soul tribe!

Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!