Karla

karla nomade

Nomade

Berliner Weisse

O que é a cerveja Berliner Weisse

Claras, leves, refrescantes, em vermelho, verde ou simplesmente pura. Bem carbonatadas e ácidas, a Berliner Weisse é uma cerveja especial para quem está a procura de uma pausa refrescante para matar a sede nos dias quentes de verão com baixo teor alcoólico. 

Conheça a história desta bebida popular berlinense desde de 1700.

História da Berliner Weisse

No começo ela se chamava Berlinische Weizenbier (cerveja de trigo Berlinense). Então é fácil deduzir que a Berliner Weisse é uma cerveja de trigo que vem da capital alemã. 

Ela é uma cerveja de trigo fermentada e azeda, fabricada no norte da Alemanha há séculos. Mas em meados do século 19, Berlim era uma das capitais da cerveja na Europa, com centenas de pequenas cervejarias, todas produzindo uma cerveja de trigo, que as tropas napoleônicas chamaram de “champanhe do norte”.

 

 

 

Infelizmente, o século seguinte não foi bom para a Berliner Weisse, pois na década de 1920, alguns berlinenses começaram a colocar na cerveja aspérula verde ou xarope de framboesa vermelha para encobrir o gosto amargo. Deste modo a fórmula original da cerveja de trigo, perdeu cada vez mais importância, e a cerveja Pilsen se tornou popular em Berlim.

Fabricação da Berliner Weisse

A Berliner Weisse original é fabricado a partir de uma combinação de malte de Pilsener e trigo. A cerveja com o mosto original baixo, é fermentada com uma levedura neutra de alta fermentação, Saccharomyces e bactérias Lactobacillus. A cerveja é então envasada na garrafa jovem e nela amadurece por alguns meses, durante os quais o Brettanomyces, um tipo especial de fermento, tem tempo para dar à cerveja o seu sabor próprio, um certo terroso e secura no final. 


aprenda a harmonizar cervejas

Receba grátis seu E-book e desenvolva essa

habilidade

    Proteção do nome Berliner Weisse

    No início do século XXI, apenas uma cervejaria de Berlim fabricou uma cerveja chamada Berliner Weisse. Mas a boa notícia é que felizmente, com o movimento da cerveja artesanal, ela está sendo cada vez mais popular e amplamente fabricada. Isso porque  ela conquista a cada dia mais e mais paladares ávidos por novidades e acidez. O estilo já ganhou o coração dos cervejeiros.

    Tal como acontece com Kölsch, o nome Berliner Weisse é protegido regionalmente. Na Alemanha, apenas os cervejeiros que realmente fabricam cerveja em Berlim têm permissão para chamar sua cerveja de Berliner Weisse. Todo o resto é então um “ tipo de Weisse Berliner”.

     

    Leia mais sobre cervejas alemãs

    Posts relacionados

    Share:

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on pinterest
    Pinterest
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × três =

    Recent posts

    COMO VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

    Hi there! Join the nomadic soul tribe!

    Subscribe to my newsletter and get exclusive sustainable travel tips!